quinta-feira, 27 de abril de 2023

ADEQUAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE CARAGUATATUBA AO ZEE SERÁ TEMA DE QUARTA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara de Caraguatatuba promoverá uma quarta audiência pública sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte no dia 17 de maio (quarta-feira), às 19h, na sede o Legislativo, no Centro. Técnicos do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD) vão explicar a proposta.

Outras três audiências foram realizadas no dia 8 de fevereiro, na Câmara Municipal; e nos dias 15 de março e 3 de abril no Teatro Mario Covas, no Indaiá, respectivamente.

As contribuições apresentadas pela sociedade civil organizada nos três debates públicos, bem como as emendas dos vereadores e do Poder Executivo ao projeto, seriam apreciadas e votadas na Câmara de Caraguatatuba na sessão ordinária da última terça-feira (25/4), mas o projeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei Complementar nº 42/2011 (Plano Diretor) foi retirado da pauta por tempo indeterminado a pedido do líder do governo, o vereador Jair Silva, para que mais alguns pontos da proposta sejam debatidos com a sociedade novamente.

Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma consulta pública via internet sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. As sugestões foram analisadas pelo Grupo Gestor do Plano (GGPD) e apresentadas ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para deliberação.

O inciso I do artigo 294 da Lei Complementar nº 42/2011 prevê a revisão e modificação do Plano Diretor após cinco anos para o desenvolvimento de ações estratégicas previstas, elaboração de estudos e planos; proposição de ações para o próximo período e inclusão de novas áreas passíveis de aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade; ou em prazo inferior no caso de revisão ou readequação do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte.

O projeto de lei estará disponível para consulta no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/. Perguntas podem ser enviadas via internet pelo WhatsApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769. A transmissão ao vivo é feita pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.

ZEE/SLN

O Decreto Estadual nº 62.913/2017 trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte, estabelece as normas de uso e ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais a serem observadas em cada uma das zonas e subzonas de que trata o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei Estadual nº 10.019/1998 e atualizado Lei n° 15.688/2015.

O Zoneamento Ecológico-Econômico engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, sendo que, por suas características especiais, os ecossistemas de transição poderão ter suas normas, diretrizes e metas estabelecidas ora no Zoneamento Terrestre, ora no Zoneamento Marinho, ou ainda em ambos, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba (Lei Complementar 42/2011) passou por revisão após cinco anos de vigência (Lei Complementar 73/2018).


 Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca

Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 29.03.24

Nós somos livres para vivermos a vida da forma como acharmos melhor, e não como os outros querem que a vivamos. Somos livres, para sabermos ...

OS MELHORES PITACOS