domingo, 18 de agosto de 2024

Meio Ambiente e Turismo Sustentável


Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns. Os bens naturais são finitos e as gestões municipais devem zelar pelo seu uso racional, a fim de preservá-los ao longo dos anos, portanto, precisamos buscar uma relação cada vez mais harmônica com todo o entorno natural pensando em fazermos parte das cidades do futuro. E somente estas poderão oferecer melhor qualidade de vida e seguranças hídrica e alimentar, além de evitar mudanças climáticas intensas e eventos extremos.

É preciso promover campanhas ambientais educativas e adotar políticas públicas que induzam a adoção de práticas incentivando a sustentabilidade. É essencial o reforço à cooperação regional, e o desenvolvimento de respostas locais para problemas regionais em parceria com outras gestões municipais, comunidades e demais atores relevantes, principalmente quanto à destinação final de resíduos sólidos, buscando de maneira efetiva novas tecnologias para o tratamento e destinação final dos mesmos.

O Turismo é o setor que mais cresce no mundo, proporcionando uma retomada do crescimento e impulsionando a economia (Geração de Renda) e, promove divisas podendo aumentar a demanda por mão de obra, melhorando a qualidade de vida com crescimento sustentável. É um segmento abrangente, que reúne mais de 60 atividades econômicas. Apesar de ser fundamentalmente realizado pela iniciativa privada, é uma indústria fortemente impactada pelas políticas públicas, uma vez que depende de infraestrutura, segurança, serviços de saúde e condições macro e microeconômicas favoráveis para o seu bom desempenho. O desequilíbrio dessas condições estruturais pode levar à degradação da atividade, reduzindo empregos e limitando a entrada de divisas.

O setor deve ter representação e orçamento condizentes com a sua importância econômica, buscando aumentar a competitividade e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade econômica social, ambiental e cultural da atividade turística.

Se faz necessário a revitalização dos Pontos Turísticos e seus equipamentos, como por exemplo: a Orla da Avenida da Praia que necessita de intervenção paisagística prioritariamente com árvores nativas da Mata Atlântica e fomentar a adoção das praças atavés de PPP, como a abertura da cidade para o mar tanto com a promoção de eventos náuticos como pela criação de novos espaços para a as embarcações, e a reabertura do Terminal Turístico no Porto Novo; que além de fortalecer a imagem turística também podem oferecer importantes espaços para o lazer, a cultura e esportes que se integrarão ao patrimônio das praias e rede hoteleira, estimulando novos empregos;

E é imprescendível promover a comunicação turística do município, divulgar o calendário oficial de eventos com antecedência, bem como o cumprimento do Plano Diretor de Turismo incrementando-o com atividades voltadas ao ecoturismo sustentável e o turismo de vivência em especial no Parque Natural Municipal Juqueriquerê e no parque Estadual da Serra do Mar, e junto às Bases Comunitárias Tradicionais.

Nenhum comentário:

PLANO DE GOVERNO - FABIO FERREIRA - 12

FABIO FERREIRA – 12 CARAGUATATUBA RENOVADA  POR UMA CARAGUATATUBA PRÓSPERA, INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL, COM VOZ E VEZ PARA TODOS CLIQUE E VEJA ...

OS MELHORES PITACOS