domingo, 31 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 31.08.25

O progresso é uma necessidade que pede o exercício das nossas aptidões, o controle dos nossos nervos,  o equilíbrio das nossas emoções e mente aberta ao irreversível avanço da ciência em todas as suas formas.

Esse avanço, fruto da inteligência que a Divina Bondade permite ao ser humano, faz com que nos tornemos novas pessoas para o amanhã, quando estaremos mais aperfeiçoados, mais sábios e preparados para correspondermos à expectativa do Criador quanto ao desfecho da nossa missão terrena.

Não creiamos em quimeras e em ilusões que nada constroem e só nos causam desilusões e insucessos. Creiamos na nossa força interior, na energia e na força de vontade que temos. 

Não maldiguemos os problemas, as lutas, as dificuldades ou as necessidades. Pelo contrário, agradeçamos a Deus, como a planta agradece o sol e levantemos os olhos para o céu, mentalizando forças superiores em nosso benefício.

Nos encorajemos e nos qualifiquemos por dentro e por fora, alicerçados na firmeza da nossa fé, na persistência do nosso trabalho, o que reforçará a nossa determinação em progredir sempre e em todos os sentidos.

Mentalizemos, neste domingo, a firme convicção de que, é hoje que começamos a dar os passos do amanhã, na certeza de alcançarmos os nossos objetivos e a concretização dos nossos sonhos. E conseguiremos!


REFLEXÃO DO DIA 30.08.25

Às vezes não  percebemos que a nossa vida é repleta de coisas boas, interessantes e úteis à nossa disposição, e que  as situações difíceis aparecem apenas para testar a nossa resistência e a nossa fé.

Pensemos com otimismo e veremos somente o lado positivo das coisas e das situações. Agradeçamos a Deus que a cada dia exercita a nossa força interna, nos ensinando a resistir e a superar obstáculos.

A nossa existência é cheia de benéficas justificativas e é, sim, carregada de graça e de beleza. As boas oportunidades nos aparecem todos os dias, é só abrirmos os olhos do coração e as perceberemos, e delas tiraremos o melhor proveito.

E se observarmos bem, veremos que temos muito mais do que imaginamos  ter e, quem sabe, sem até merecer tanto.

Louvemos ao Criador, pois, somos seres abençoados, pelo simples dom de estarmos vivos. Agradeçamos a vida por tudo que dela temos recebido e assim estaremos exercitando a nossa felicidade e temos muitos motivos para isso. 

Neste sábado, pensemos positivamente, nos lembrando de que, entre os espinhos que nos ferem, devemos valorizar mais as belas flores que perfumam a nossa vida, compensando com sobra as nossas dores. E Deus está conosco! 


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 29.08.25

Não vivamos nos maldizendo, nos culpando ou nos atormentando exageradamente por causa das nossas falhas, pois, sabemos que somos humanos e estamos sujeitos a elas todos os dias.

Pensemos: "Vou dar o devido desconto às minhas faltas, não vou sofrer em demasia por causa delas, pois o meu desejo de não repetí-las é mais forte. Enquanto me sentir culpado, mostrarei arrependimento e suportarei as palavras de repreensão que ouvir.

Para não sofrer, vigiarei, orarei e me educarei no amor. Mesmo falível, manterei viva a certeza de possuir todos os recursos para eliminar meus pontos fracos, retificar as minhas faltas e modificar meus planos para melhor.

Meus erros são meus professores e, por isso mesmo, não os repetirei mais. Meu futuro está nas minhas mãos, e a ele darei especial atenção, a partir já deste momento. 

A partir desta sexta-feira, terei sempre fixado em minha mente que: "erro superado, avanço conseguido, e pronto". Que venha um feliz final de semana!


Um abraçaço!

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 28.08.25

Quando temos convicção de que erramos com alguém ou em alguma atitude tomada, não será possível convencermos a nós mesmos do contrário. A nossa consciência é o nosso melhor Juiz e não há como "tapar o sol com uma peneira".

A pior mentira, o pior engano e a pior traição é querermos nos furtar ao reconhecimento de nossas próprias falhas. Reconhecer o erro é o primeiro passo para a correção de rumo e o principal tranquilizante para a nossa consciência. 

Se fizemos algo condenável, assumamos o que fizemos e corrijamos a falta. O erro assumido é um alvo que acertamos ao desfazê-lo, mas, o erro escondido é uma esfera metálica solta na engrenagem da nossa vida a comprometer o resultado dos nossos objetivos.

Enfrentemos a realidade. O seu peso é infinitamente mais leve do que o da consciência culpada. Se não convier usar palavras, manifestemos a nossa vontade pela ação, e sigamos em frente. Não será por causa de um erro que tudo estará perdido. 

A autenticidade honesta e consciente, mantém limpo o nosso caráter, assim como a chuva forte purifica o ar. Mesmo por alguns instantes, pensemos sobre isso, nesta quinta-feira e, "bola pra frente".


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 27.08.25

Ninguém tem dúvidas de que a saúde é fundamental. Se gastamos boa quantia de dinheiro para manter o nosso carro funcionando, e não medimos recursos para manter a casa em boas condições de habitabilidade, quanto não deveremos investir em favor da nossa saúde!?

Nós colocaríamos combustível adulterado em nosso carro? Compraríamos canos furados e fios descascados para serem utilizados em nossa residência?

Se tivéssemos um cavalo de corridas  nós o levaríamos para comer a melhor ração equina, todos os dias, visando o seu melhor desempenho, nos garantindo vitórias nas competições.

Por que, então, não oferecermos o melhor de nós mesmos, em favor do maior patrimônio que temos, que é a nossa saúde, para que desfrutando de boa qualidade de vida, realizemos a contento a nossa missão neste planeta? Nós sempre teremos que arrumar tempo para  cuidar da saúde ou da doença. Esta escolha é inevitável, e é só nossa.

Poderemos ter lindos propósitos de espiritualização, mas se não cuidarmos do corpo com a atenção que ele merece, iremos aportar no mundo espiritual em lamentável condição de voluntários suicidas do corpo físico, e seremos cobrados no Plano Superior!

Nesta quarta-feira, tenhamos em mente que: "cuidar da saúde não deve ser nosso único objetivo na vida, contudo, deve ser sempre o primeiro."


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 26.08.25

Mais que em outros tempos, a vida hoje está muito difícil para as pessoas de bem, para os honestos, para os que procuram ganhar a vida e o sustento da família com o suor do seu próprio rosto. Não é preciso muito raciocínio para entender o porque disso.

Mas, se hoje sofremos pensando que os nossos problemas não terão desfecho favorável, equilibremos o nosso pensamento e acabemos com o temor, agindo positivamente, pois, sabemos que a vida trabalha em nosso favor, em nosso benefício. E é por isso que Deus nos permitiu acordar nesta manhã.

Desde que confiemos no Criador, e em nós mesmos, nunca existirão soluções desfavoráveis para os nossos problemas, ainda que elas não nos satisfaçam de momento, examinemo-las com vistas ao futuro e perceberemos que a solução foi justa, pois, no mínimo nos serviu de lição para a vida.

Por isso, tenhamos calma diante das dificuldades antes de agirmos. Não sejamos tão exigentes, querendo que as situações adversas sejam resolvidas cem por cento de acordo com o que imaginamos ou planejamos. 

Como foi dito, a vida age em nosso favor, e há muitas maneiras dessa ação acontecer. Já ouvimos tantas vezes, e até podemos admitir que também já confirmamos em nós mesmos,  aquela correta afirmativa de que: "Deus escreve certo por linhas tortas", não é mesmo?

Sigamos em frente, nesta terça-feira, acreditando, de verdade, que qualquer solução é boa para quem trabalha honestamente, tem Deus no coração e ama aqueles que o rodeiam.


Um abraçaço! 

REFLEXÃO DO DIA 25.08.25

Quando o Divino Mestre designou os seus discípulos como sendo a luz do mundo, confiou-lhes uma tremenda responsabilidade sobre a Terra, pois, a missão da luz é clarear caminhos, varrer sombras e salvar vidas à custa do combustível que lhe serve de base.

A chama da candeia gasta o óleo do pavio; a iluminação elétrica consome a energia  da usina, e toda claridade, seja do sol ou do candelabro, é sempre mensagem de segurança no caminhar e reconforto e alegria no chegar, tranquilizando aqueles em torno dos quais resplandece.

Se nos compenetrarmos, nas lições do Mestre Divino, interessados em acompanhá-lo, é indispensável a nossa disposição para doar as nossas forças na incessante atividade do bem, para que a Boa Nova do Evangelho brilhe no trabalho de redenção para todos. 

Cristão sem espírito de sacrifício é lâmpada morta no santuário da redenção Divina. Busquemos o nosso aprimoramento interior oferecendo aos outros o melhor de nós mesmos. 

Sigamos santificando nossa jornada auxiliando indistintamente aos menos aquinhoados de compreensão, e não nos detenhamos em questionamentos ou conflitos sem proveito. 

Nos convençamos de que, se nos consideramos Aprendizes do Bem, também somos a "Luz do Mundo" de que falou aos discípulos o Mestre Jesus, e a  luz não argumenta, e sim, esclarece e socorre, ajuda e ilumina.

Decidamos, nesta segunda-feira, reforçarmos a capacidade que temos de levar a verdadeira luz a todos que nos rodeiam e por passarmos.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 23.08.25

Se nós acreditamos em nossos sonhos e queremos que eles se tornem realidade, não permitamos que eles se tornem um conto de fadas. Não os deixemos só na imaginação e façamos o impossível para concretizá-los.

Não é a opinião dos outros que determinará o nosso sucesso ou o nosso fracasso. Nós mesmos é que fazemos as coisas acontecerem, pois, as escolhas e decisões são nossas. Somos os únicos donos do nosso destino.

A nossa firme vontade, aliada ao nosso otimismo e persistência é uma alavanca poderosa que pode nos levar à conquista de todos os nossos sonhos.

Não nos preocupemos em demasia com os conceitos errôneos que os outros fazem a nosso respeito. Saibamos filtrar as críticas construtivas feitas por aqueles que nos querem bem, e delas tiremos preciosas lições  de vida para corrigirmos os nossos erros.

E tenhamos atenção redobrada com os falsos elogios, característica dos bajuladores e oportunistas que só estão conosco para sugarem o sangue da nossa luta e da nossa felicidade, pois, para estes, só seremos bons enquanto a eles propiciarmos proveito. Fujamos deles, sem pestanejar!

Doravante, caprichemos ainda mais na identificação dos nossos verdadeiros amigos e os valorizemos. Estas sim, são pessoas fundamentais para a concretização dos nossos sonhos. Partilhemos com elas as nossas vitórias. Pensemos nisso, neste sábado, seriamente.

Um abraçaço!

domingo, 24 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 24.08.25

Conta-nos o Livro Sagrado que o Divino Mestre, frente a multidão faminta, indagou da possibilidade dos discípulos de atendê-la, decerto procurando uma base para materializar o socorro necessário, e perguntou: "quantos pães tendes?"

A pergunta denunciava a necessidade de se ter algo para que, a partir dele, surgisse o milagre da multiplicação. E Lhe foram apresentados alguns pãezinhos, dos quais se alimentaram mais de quatro mil pessoas, sobrando ainda boa quantidade. O Mestre realizou o necessário a partir do que lhe foi apresentado.

O simbolismo do ensinamento nos leva a meditar sobre o impositivo de fazermos a nossa parte, para que a bondade Divina nos felicite com os dons da vida em abundância. Poderá Deus, edificar o santuário da felicidade em nós, se não puder contar com os alicerces da boa vontade em nosso coração?

Muitos de nós,  esperamos o milagre da manifestação Superior, para que nos sacie a fome de paz e reconforto, mas esquecemos da voz do Divino Mestre no monte a ecoar sempre: "O que tendes?" Ora, infinita é a bondade do Criador, mas é nossa parte apresentar a Ele os "pãezinhos" da nossa esperança, da nossa fé e do nosso trabalho.

Neste domingo, nos lembremos de que, se quisermos a nossa evolução espiritual ou até material, apresentemos a Deus o nosso esforço próprio e estejamos convictos de que Ele fará o que merecermos.


Um abraçaço! 

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 22.08.25

A incompreensão é como a treva perante a luz. Se tivemos a graça de amealhar claridade no nosso íntimo, combatamos as sombras nos menores recantos do nosso caminho, auxiliando os que jazem nas escuridão do conhecimento.

Porém, não nos esqueçamos da Lei do Auxílio, e observemos os seus princípios antes da ação. Descer para ajudar é a arte divina daqueles que alcançaram conscientemente a vida mais alta, e que sabem que a luz ofuscante pode causar a cegueira.

Se a sabedoria e o amor nos povoa o coração, não humilhemos quem passa sob o nevoeiro da ignorância e da maldade, e graduemos nossas ações para que o nosso socorro não se faça destrutivo.

Não nos façamos demasiadamente superiores diante dos inferiores ou excessivamente fortes perante os fracos. Das escolas não se ausentam em massa todos os aprendizes e, sim, alguns poucos a cada ano.

Conservemos a energia construtiva do bom exemplo, mas não esqueçamos que a ciência de ensinar só triunfa integralmente no orientador que sabe amparar, esperar e repetir, e que não maldiz a incompreensão, usando inquietude e desencanto.

Que seria de nós se Jesus não tivesse apagado a própria claridade, para se fazer à semelhança da nossa fraqueza, nos tornando o objetivo da Sua missão redentora? Aprendamos com o Divino Mestre a auxiliar sem prejuízo de nós mesmos.

Que esta sexta-feira seja o prenúncio de um final de semana muito feliz, para todos nós.


Um abraçaço!

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 21.08.25

Pela fé, nós, Aprendizes do Bem, somos chamados, como Abraão, à sublime herança que nos é destinada. E este chamado é para todos. E o grande patriarca hebreu saiu sem saber pra onde ia.

Nós, pela nossa vez, devemos erguer o coração e partir igualmente para cumprir a nossa jornada que nos está reservada.

Sigamos firmes, mesmo constrangidos a pisar sobre os espinheiros da calúnia; a transitarmos pelos trilhos escabrosos da incompreensão; mesmo que o aguaceiro das lágrimas nos alcance o espírito e, mesmo sabendo que muitas nuvens se colocarão entre nós e o Céu em longos trechos da caminhada. Quantas vezes passaremos por isso?

Impossível a resposta. Mas, o que importa é marcharmos sempre no caminho interior da própria redenção, sem esmorecimento. Hoje é o suor intenso; amanhã, é a responsabilidade; depois, é o sofrimento e, quem sabe, em seguida, a solidão. Ainda assim, é indispensável seguir sem desânimo.

Abramos a vanguarda em horizontes novos de entendimento e bondade, em iluminação espiritual e progresso na virtude, e subamos, sem repouso, pela montanha íngreme, vencendo desertos, superando dificuldades, varando nevoeiros e eliminando obstáculos.

Nesta quinta-feira, decidamos cumprir a nossa missão, conscientes do nosso destino e convictos de que o Criador nos espera, além da nossa cruz, nos cimos da Divina Glória. E Ele é parceria certa!


Um abraçaço!

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 20.08.25

Todos trazemos, dentro de nós um altar, no qual temos entronizado o nosso EU, ao qual, tantas vezes,  rendemos culto com excessiva frequência e intensidade.

A conquista do próprio EU ou de nós mesmos, é a maior vitória que podemos alcançar, isto é, fazer com que a nossa vida não seja dominada pelo ego, mas pela razão e pelo coração.

Quanto mais perfeitos sejamos em nossa vida, mais compreensivos nos mostraremos com as imperfeições do nosso próximo; ao contrário, quanto menos perfeitos formos conosco mesmos, mais exigentes nos mostraremos com os outros.

Ora, observemos que sempre somos inclinados ou levados a reprovar e a criticar os defeitos dos outros, sobretudo, aqueles que nós também temos e que nos falta a coragem e a humildade para reconhecer ou confessar.

E, quantas vezes, criticamos nos outros, mesmo os defeitos que não temos, pra desviarmos a atenção dos  defeitos que realmente temos e que, não raras vezes, nos dominam?

Nos lembremos de uma grande premissa do Evangelho e nos perguntemos: "por que nos preocuparmos tanto com um cisco no olho do nosso próximo, se temos um argueiro ou uma trave nos nossos próprios olhos?" A resposta sincera será muito interessante e poderá nos surpreender.

Uma feliz quarta-feira para todos nós, carregada de saúde e muita paz.


Um abraçaço!

terça-feira, 19 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 19.08.25

Não nos esqueçamos de que nossos pensamentos, palavras, atitudes e ações constituem moldes mentais para os que nos acompanham e, a cada dia, por nossa vez, sofremos a influência alheia na construção do nosso destino. 

E, como recebemos conforme atraímos, e colhemos segundo plantamos, é imprescindível que saibamos oferecer o melhor de nós, afim de que os outros nos proporcionem o melhor de si mesmos.

Todos os nossos pensamentos atuam nas mentes que nos rodeiam; todas as nossas palavras gerarão impulsos nos que nos ouvem; tudo o que escrevermos gerarão imagens  nos que nos lêem e todos os nossos atos são modelos vivos influenciando os que nos cercam.

Por mais que procuremos nos isolar, seremos sempre uma peça viva na engrenagem da existência; somos uma equipe de trabalhadores agindo em perfeita interdependência e da qualidade do nosso esforço nasce o êxito ou surge o fracasso individual ou coletivo.

Nos escravizamos ao cativeiro da sombra ou nos libertamos para a glória da luz de conformidade com os moldes vivos que as nossas diretrizes e ações estabelecem. Nos esforcemos, então, para vermos e sentirmos a retidão e a nobreza nos mais obscuros gestos ao nosso redor, e recordemos a lição do Evangelho: "Um pouco de fermento  faz crescer a massa toda".

A partir desta terça-feira, nos esforcemos para fazer do nosso caminho um abençoado manancial de trabalho e fraternidade, de auxílio e esperança, afim de que, o nosso Hoje Laborioso se converta para nós em Divino Amanhã.


Um abraçaço!

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 18.08.25

Acreditemos no que somos, no nosso poder de realização no que fazemos, no nosso progresso, na capacidade que temos de cuidar de nós mesmos, da nossa família e, além de tudo isso,  mantermos sempre a paz interior.

Olhemos sempre para dentro de nós e sintamos a força. Nos convençamos de que somos capazes de realizar mais do que podemos imaginar, de resolvermos qualquer problema e de tornar realidade os nossos sonhos nos amando, e ao próximo, intensamente.

Nós já somos fortes, acreditemos nisso! Coloquemos o pessimismo pra correr e não chamemos ninguém para fazer o que nós mesmos podemos realizar.

Vamos em frente, ponhamos em ação a nossa força. Tratemos bem a todos. Esperemos sempre o que é bom e não nos intimidemos com as dificuldades. Com coragem e persistência todo problema vira "café pequeno". 

Nos lembremos de que, é nos exercícios fortes que exercitamos os nossos músculos e ganhamos mais força física. Da mesma forma, é no trabalho pesado do dia a dia que fortalecemos a nossa disposição para o alcance dos nossos objetivos, e o aprimoramento das nossas virtudes.

Que sejamos felizes nesta segunda-feira, e que esta felicidade se estenda por toda a semana.


Um abraçaço!

domingo, 17 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 17.08.25

Aprendemos com todos os Mestres Espirituais da humanidade que as palavras criam o nosso destino e, portanto, podem também refletir ou criar reflexos na nossa saúde ou nas nossas doenças.

A palavra, quando repetida com sentimento, tem o poder de alimentar um campo magnético poderoso capaz de atrair o que a ideia expressou, nos trazendo dor ou sofrimento.

Palavras positivas ou negativas são como as sementes boas ou ruins que nós, todos os dias, escolhemos para o plantio, e quais palavras decidimos alimentar no terreno fértil da nossa mente.

Não podemos negar que, todo processo de cura física e mental, tem seu reforço estabelecido na mente, passando pela boca e se completando no coração.

Cuidemos, portanto, do cultivo interno dos nossos pensamentos e da semeadura das boas sementes em nossa vida. Todas as pessoas só expressam aquilo de que está cheio o coração.

Por isso, falemos e façamos somente o bem; tenhamos boas palavras para conosco mesmos e para com o nosso próximo, qualquer que seja ele, em qualquer lugar ou opotunidade. E assim, estaremos educando nosso corpo e nosso espírito com a sabedoria das nossas palavras.

Tentemos, a partir deste domingo, reforçar nosso compromisso com a palavra de fé, de esperança e da bondade caridosa para conosco mesmos e para com todos que nos cercam. O ganho é inevitável e gratificante.


Um abraçaço!

sábado, 16 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 16.08.25

Tentemos jamais perder o nosso bom humor, pois, sabemos que os problemas estão aí para serem transpostos. 

Então, não exijamos demais de nós mesmos e dos outros. Cada um se encontra na sua realidade e no grau de entendimento que conquistou.

Esperar que os outros pensem como nós, é violentar-lhes o direito às próprias opiniões. Querer pensar e agir como os demais, sem entender-lhes a naturalidade, é forçar-nos a  desrespeitar as nossas próprias condições, pois, cada um encara os fatos e a vida a seu modo.

A perfeição ainda não faz parte deste mundo, portanto, esperar isso das pessoas só nos trará decepções. Nos aceitemos como somos, aceitando também os outros como eles são. 

Não importa o que aconteça, o nosso estado de espírito não deve se alterar. Encaremos as dificuldades sem perder o ânimo e a alegria. Deixar-nos abater por problemas menores  é abrir a guarda para a não solução dos problemas maiores. 

Os desafios da vida, embora alguns sejam mais complicados, precisam ser encarados com otimismo e naturalidade, e não devemos torná-los maiores que as nossas forças. E isso só é possível, com o nosso trabalho, com a confiança em nós mesmos e na fé de que Deus está do nosso lado. Façamos a nossa parte, e Ele não nos deixará na mão. 

Pensemos nisso neste sábado, e sejamos felizes!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 15.08.25

Se sabemos ler, não desamparemos aqueles que ainda não se alfabetizaram; se dispomos da palavra esclarecida, ajudemos o nosso próximo na ciência da frase correta; se desfrutamos da saúde física, não desprezemos a oportunidade de auxiliar o doente.

Se conseguimos acender alguma luz de fé no nosso próprio espírito, suportemos com paciência o infeliz que ainda não se abriu à mínima noção de responsabilidade perante o Criador, auxiliando-o a sair das trevas.

Se temos recursos para trabalhar, não esqueçamos o irmão menos ajustado ao serviço, conduzindo-o a uma atividade digna; se estimamos a prática da caridade, nos compadeçamos das almas endurecidas, beneficiando-as com as vibrações da nossa prece.

Se já nos abastecemos da verdadeira humildade, não nos afastemos do orgulhoso, possibilitando-lhe, com o exemplo, os elementos para o seu reajuste; se somos detentores da bondade, não recusemos assistência aos maus, pois, a maldade resulta da revolta e da ignorância.

Se estamos em companhia da paz, ajudemos aos desesperados; se temos o dom do estoque da alegria diária, dividamos a graça do contentamento com os tristes, e lembremos do que disse o Divino Mestre: "Os sãos não precisam de médico, mas, sim, os enfermos".

Nesta sexta-feira, meditemos e acreditemos que, a vida não reclama o nosso sacrifício integral em favor dos outros, mas, em benefício de nós mesmos e nunca deixemos de fazer alguma coisa para a extensão da felicidade do nosso próximo.


Um abraçaço!

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 14.08.25

Por mais que estejamos passando por dificuldades ou decepções na vida, procuremos não nos darmos por vencidos. O jogo da vida renasce a cada dia que Deus, bondosamente, nos permite viver.

Embora, tantas vezes, o placar nos seja desfavorável acreditemos que a verdadeira esperança é para os tempos de crise, é a força que nos leva até o fim do jogo com a certeza da vitória.

Só tem esperança aquele que crê e confia, aquele que sabe que as adversidades de hoje se constituem no esterco que prepara a terra para a farta colheita de amanhã.

Cultivar a esperança é adquirir a certeza de que a tempestade passa, que dentro de nós sempre há um enorme reservatório de forças que nos levarão à superação das dores que hoje nos sacodem, mas que não nos destroem.

Ter esperança é confiar em Deus quando tudo nos parece perdido e nada mais resta a fazer. Ele, que é nosso Pai, adora aparecer nesses momentos. É só confiarmos nEle, fazermos a nossa parte, trabalhando, e os momentos de dificuldades passarão mais depressa.

Uma excelente quinta-feira para todos nós.


Um abraçaço!

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 13.08.25

Os problemas ou dificuldades que surgem em nosso caminho, são lições de vida que só vêm nos acrescentar experiência e amadurecimento. 

Mas, para isso, é preciso entendermos que é assim que funciona e acreditarmos, caso contrário, as lições não serão percebidas, e as mesmas situações se repetirão. 

Por isso, vejamos o lado positivo dos problemas, e teremos maior facilidade para expulsarmos o negativo, sem jamais pensarmos que a "estrela da sorte" não brilha para nós, pois, esta "estrela da sorte" é apenas o resultado do nosso esforço e da nossa determinação.

Portanto, estejamos atentos às lições que a vida nos proporciona, e delas tiremos o melhor proveito. Elas têm função educativa e disciplinar, nos ajudando a moldar a nossa personalidade, nos tornando mais humanos, mais sensíveis e, ao mesmo tempo, mais sábios e fortes interiormente.

Procuremos entender ainda mais, que as dificuldades do dia a dia são deveres de casa que o Criador, nosso Mestre Maior, nos passa por que quer a nossa evolução e a nossa felicidade. 

Se as tarefas do "dever de casa" estão difíceis, sejamos humildes e peçamos a Ele uma aula de reforço, e a receberemos. E "passaremos de ano, na escola da vida!"

Que esta quarta-feira nos proporcione momentos felizes e com mais aprendizado para o nosso bem.


Um abraçaço!

terça-feira, 12 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 12.08.25

A vida se torna mais bela na medida em que desenvolvemos a beleza dentro de nós.

Assim sentindo, não haverá nada que nos magoe ou infelicite, porque estaremos vendo em tudo e em todos o reflexo da beleza que trazemos em nosso coração.

Ao enxergarmos a vida com os olhos da alma, conseguimos ultrapassar as barreiras do desamor, da intolerância e do egoísmo, que nos separam da real felicidade: a paz de espírito.

Afinal, nada é tão feio ou tão belo que não mereça uma pincelada de amor e compreensão. O amor jamais deixará de ser um infalível passaporte para a felicidade.

Nos concentremos na certeza de que só depende de nós vermos as infinitas belezas que há na vida. E agradeçamos a Deus por isso.

Que tenhamos uma terça-feira de paz, com olhos carregados de amor e bondade e com muita saúde.


Um abraçaço!

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 11.08.25

Amar é querer bem a alguém e, quando amamos, não medimos esforços e, às vezes, nem as consequências do que fazemos para agradar e ver esse alguém feliz, pois, a demonstração do querer bem passa a ser uma prioridade em relação ao ser amado.

Mas, o verdadeiro sentimento de amor, não pode transcender a esfera  da razão, no cometimento de loucuras e desatinos, que nos sacrifiquem a alma e desassosseguem a nossa consciência. O verdadeiro amor é sereno, é paciente, é fonte de paz e de felicidade.

E sabemos que quando temos gestos de puro amor aqui na terra, abrimos automaticamente as portas do céu para nós, pois, o amor de que nos falou o Divino Mestre, é a comunhão perfeita entre a razão mais nobre do sentimento humano e a essência da espiritualidade.

Portanto, não sejamos meros conhecedores das verdades espirituais. As coloquemos em prática.

Quando vamos  a um restaurante, não nos alimentamos se ficamos apenas olhando para o cardápio ou para o alimento já posto à mesa. Após o acerto na escolha do prato, é preciso saborear com prazer a comida que é o alimento que sustenta a nossa vida biológica.

Ora, o mesmo ocorre com a nossa vida espiritual. Precisamos alimentá-la também com os ensinamentos espirituais. Não basta conhecê-los dos Livros Sagrados, é preciso chovê-los em nossa vida, pois é com eles que damos tempero e sentido à nossa existência. E não importa de qual segmento religioso sejamos, pois, os Ensinamentos Divinos estão, e estarão sempre acima das criações religiosas humanas.

Com esta segunda-feira, iniciemos uma semana carregada de bons e felizes momentos, saboreando a plenitude da vida com o inefável e divino tempero da espiritualidade. É Deus conosco!


Um abraçaço!

domingo, 10 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 10.08.25

Tenhamos consideração com todos. Faz bem ao nosso coração a atenção e o carinho para com o nosso próximo.

É importante, também, que não façamos mau juízo sobre as pessoas, principalmente sobre aquelas com as quais convivemos. Se não tivermos palavras de elogios, permaneçamos em silêncio.

Se mesmo assim, tivermos que reprovar a conduta de alguém, amenizemos as críticas, carreguemos menos no peso da censura e pensemos no que faríamos se estivéssemos no lugar dessa pessoa.

Desejar o bem para o próximo é atrair esse bem para nós mesmos, pois, quando pensamos no bem alheio, sem perceber já estamos instalando esse bem em nosso próprio coração.

Meditemos um pouquinho sobre as vantagens de sermos compassivos com o modo de agir e com os erros do nosso próximo, pois, todos nós estamos sujeitos a falhas, e amanhã poderemos precisar da mesma compaixão e do mesmo tratamento.

Que tenhamos um feliz Domingo, nos lembrando de que, o lado bom que vemos nos outros é reflexo do lado bom que também existe em nós.


Um abraçaço!

sábado, 9 de agosto de 2025

Retomada das votações no Plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (7), em entrevista coletiva, que não fez acordo com a oposição para retomada dos trabalhos do Plenário, após protestos motivados pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Plenário retomou as votações nesta manhã.

"A presidência da Câmara é inegociável, quero que isso fique bem claro", afirmou. Ele desmentiu reportagens veiculadas na imprensa sobre uma suposta negociação para o retorno das atividades no Plenário. "A retomada dos trabalhos não está vinculada a nenhuma pauta", disse. "O presidente da Câmara não negocia suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com ninguém", declarou.

Hugo Motta também afirmou que, enquanto presidente, não vai abrir mão do papel institucional que a Casa deve cumprir. "Diante de toda a tensão criada, nós conseguimos construir, pautados no diálogo, a solução menos traumática para que a Casa pudesse retomar sua normalidade. Eu penso que mais uma vez o diálogo prevaleceu. Nós tivemos a capacidade de conversar o dia todo com todas as lideranças, de poder demonstrar que nós não abriremos mão de reabrir os trabalhos ontem conforme o nosso Regimento prevê, respeitando a nossa Constituição, respeitando o direito ao contraditório, podendo respeitar todos os partidos, todas as lideranças e trazer de volta aquilo que a Casa tem que ser, que é o ambiente do debate, o ambiente da discordância, o ambiente da defesa das ideias e a partir daí deixar o Parlamento funcionar da maneira mais institucional possível."

Reportagem - Francisco Brandão
Edição - Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias 

REFLEXÃO DO DIA 09.08.25

Abrahan Lincoln e Thomás Edson fracassaram muitas vezes nos seus intentos, mas, com persistência e tenacidade continuaram tentando até conseguirem o que queriam, e colocaram seus nomes na história do por seus feitos.

Dentro de nós, também, existe um homem ou uma mulher aguardando a sua hora, esperando um chamamento para a luta, para pôr em ação uma incrível força interior no desejo de progredir, de alcançar o sucesso, a paz e ser feliz.

Entendamos que a nossa grandeza interior pode mudar a nós mesmos e ao mundo, pensando com otimismo: "Tenho que progredir, vencer as dificuldades e realizar as esperanças do meu coração. 

Para isso vou me adaptar às circunstâncias, trabalhar com afinco, amar mais, confiando nos meus valores e na força que Deus me deu. Uma vida ativa e pura se agita dentro de mim, e me chama para a realização do máximo que posso. 

Serei obediente a esse clamor, e por ele romperei minhas limitações, me colocarei mais a serviço do próximo e de mim mesmo.

Me tornarei mais compreensivo, corrigirei o que encontrar de errado, e considerarei as dificuldades como amigas e mestras.

Mesmo com todos estes propósitos, buscarei com humildade a proteção do Criador, que é fonte fecunda de bondade e força. E assim, fortalecido nas minhas decisões, seguirei firme rumo ao alcance dos meus objetivos. E conseguirei!"

Com esta firmeza de decisão, que esteja conosco um feliz e abençoado sábado!


Um abraçaço!

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 08.08.25

Não soframos porque não nos dão valor, como se fôssemos fracos e despreparados.

Ninguém, além de nós, pode emitir juízo sobre o que nos vai no íntimo. E caso notemos acerto nas críticas recebidas, nos corrijamos imediatamente.

Porém, se as críticas forem infundadas, o que mais acontece, não nos abalemos com elas e nem as levemos em conta. Em qualquer das situações mantenhamos nosso ânimo em alta, confiando em nós mesmos e buscando nos aperfeiçoar e prosperar.

Ora, nós sabemos o que somos e do que precisamos. Por isso, nos firmemos em nossos valores e capacidades, e tiremos bom proveito do que os outros dizem sobre nós.

Como é comum dizerem por aí: "Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo", pois, apesar de todo o bem que fez à humanidade e, em especial, a todos que com Ele conviveram, não Lhe deram valor, e a multidão O trocou por dois malfeitores e O crucificou.

Tiremos um tempinho nesta sexta-feira, para reforçarmos a nossa fé em nosso Criador e enfrentarmos os desafios e as maledicências daqueles que querem nos ver infelizes. Com Deus em nosso coração, eles jamais conseguirão!


Um abraçaço!

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 06.08.25

Abracemos decididamente, e com gosto, a vontade de viver.

Façamos ecoar no nosso coração o som maravilhoso da alegria perante a vida. Deixemos fluir e vibrar o nosso ser interior, pondo à mostra positividade e otimismo.

Não nos deixemos abater pelos problemas por maiores que sejam, pois, ter problemas não é privilégio nosso, todos os têm. O segredo para vencê-los é ter sabedoria para enfrentá-los. Usemo-la!

Comecemos por afastar, com vigor, os pensamentos negativos, colocando no lugar de cada um deles ideias construtivas e de elevados objetivos. Fujamos daqueles que apenas "cutucam" a nossa vida, agravando as nossas dificuldades. Saibamos buscar ajuda, e a busquemos nas pessoais certas.

É importante entendermos que Deus colocou em nós todas as virtudes que entendeu merecermos. Então, usemos o fabuloso potencial que temos dentro de nós e acreditemos que as portas de uma nova vida se nos abrem plenas de possibilidades de conquistas e de felicidade.

O Supremo Criador nos deu o livre arbítrio, o "dom maior" da livre escolha, para que possamos construir o nosso progresso e a nossa felicidade. Ajamos então, e tenhamos uma excelente quarta-feira!


Um abraçaço!

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 06.08.25

Abracemos decididamente, e com gosto, a vontade de viver.

Façamos ecoar no nosso coração o som maravilhoso da alegria perante a vida. Deixemos fluir e vibrar o nosso ser interior, pondo à mostra positividade e otimismo.

Não nos deixemos abater pelos problemas por maiores que sejam, pois, ter problemas não é privilégio nosso, todos os têm. O segredo para vencê-los é ter sabedoria para enfrentá-los. Usemo-la!

Comecemos por afastar, com vigor, os pensamentos negativos, colocando no lugar de cada um deles ideias construtivas e de elevados objetivos. Fujamos daqueles que apenas "cutucam" a nossa vida, agravando as nossas dificuldades. Saibamos buscar ajuda, e a busquemos nas pessoais certas.

É importante entendermos que Deus colocou em nós todas as virtudes que entendeu merecermos. Então, usemos o fabuloso potencial que temos dentro de nós e acreditemos que as portas de uma nova vida se nos abrem plenas de possibilidades de conquistas e de felicidade.

O Supremo Criador nos deu o livre arbítrio, o "dom maior" da livre escolha, para que possamos construir o nosso progresso e a nossa felicidade. Ajamos então, e tenhamos uma excelente quarta-feira!


Um abraçaço!

terça-feira, 5 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 05.08.25

Jamais nos sintamos impotentes diante dos desafios que surgirem em nosso caminho.

A sensação de impotência, quando prolongada, traz repercussões negativas para o nosso biorritmo e descompensa nossa função imunológica que é o mecanismo de defesa do organismo contra várias doenças. 

É evidente que o nosso abatimento mental e espiritual repercute em cada célula do nosso corpo. Comparemos nosso organismo a um exército, sendo a mente o general e as células os soldados. Se o comandante se enfraquece, todas tropa também se abate.

Não, não desanimemos! Acreditemos em nós e nas nossas qualidades. Há uma força grandiosa dentro de nós, capaz de nos impulsionar para a superação de quaisquer obstáculos e desafios. Não deixemos essa força estagnada, usemos toda essa energia a nosso favor.

Ao nos ampararmos nos pensamentos positivos e, sobretudo, nos colocando sob a proteção de Deus, nunca nos daremos por vencidos, e entenderemos que pra tudo existe uma saída, e ela será sempre a melhor solução.

Uma feliz terça-feira para todos nós, e que ao final do dia, nos recolhamos satisfeitos e agradecidos por termos cumprido, com louvor, mais uma etapa do projeto da Criação do qual somos a parte mais importante.


Um abraçaço!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 04.08.25


A maioria dos nossos problemas tem como causa a falta da manifestação do amor, seja na família, no trabalho, com os amigos e, principalmente, conosco mesmos. 

Amemos a nós mesmos, pois, carregados de amor poderemos distribuí-lo ao próximo, como determina o grande mandamento: "Amar ao próximo como a nós mesmos".

Os nossos gestos concretos de amor podem mudar as pessoas muito mais do que as cobranças que geralmente fazemos as elas. Ao nosso próximo não basta saber que o amamos, ele precisa sentir que o amamos.

Quando amamos, o nosso coração irradia beleza, harmonia e paz. Tais sentimentos são profundamente curativos para o corpo e para a alma, curando quem é amado e, especialmente, quem ama.

Não podemos nos esquecer de que, todos nós temos uma necessidade imperiosa de sermos aceitos e amados, porém nem sempre as pessoas estão preparadas para isso. No fundo, cada um está esperando receber amor e, enquanto não recebe, não se sente estimulado a amar.

Ninguém vive dignamente se não se sentir amado, pois, a carência afetiva está na raiz da maioria das nossas doenças e dos nossos problemas diários.

Com esta segunda-feira, comecemos a semana reforçando nossa disposição para nos tornarmos mais felizes, distribuindo mais amor ao nosso próximo. O benefício do retorno é garantido.


Um abraçaço!

domingo, 3 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 03.08.25

Façamos um pacto com a alegria e tomemos a decisão de nunca ficarmos de "cara feia", pois isso nos faz mal e espanta os outros.

Quando surgir a contrariedade ou o problema, nos recolhamos, examinemos a situação sem nos envolvermos com o lado triste e infeliz dos fatos.

Coloquemos nosso pensamento na força que vem do alto e a alegria tomará conta do nosso coração, mesmo que no silêncio.

Nos coloquemos nas mãos de Deus e toda negatividade se afastará de nós. Espalhemos alegria ao nosso redor e todos os fluídos positivos conspirarão em nosso favor.

Só a alegria deve estar dentro de nós. Se preferirmos ser alegres, estaremos erguendo uma forte barreira contra a tristeza e o infortúnio. Afirmemos sempre que a infelicidade não faz parte da nossa vida. E assim será!

Com este domingo, nos preparemos para uma semana muito positiva, que está chegando, elegendo a alegria como meta para o nosso bem estar e daqueles que nos cercam.


Um abraçaço!

sábado, 2 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 02.08.25

Confiemos em Deus e sigamos em frente.

A confiança em nosso Criador é o conduto por onde passam as emoções e os fios mentais positivos. É o ponto central pelo qual tudo deve passar.

Sem confiança em Deus, as nossas decisões perdem força e consistência. Os projetos, por mais bem elaborados que sejam, não se concretizam de forma plena por falta dessa confiança divina.

Acreditemos em Deus, e a crença em nós, na nossa capacidade e inteligência, se redobrará. 

Esforcemos, nos planejemos, e ajamos com destemor na certeza de que, com Deus, nossos pés estarão sempre no melhor caminho, pois Ele é nosso parceiro de jornada.

Neste sábado, reforcemos nossa convicção de que Deus tudo pode, e aceitemos que Ele é o nosso ponto inicial e de chegada à nossa felicidade.


Um abraçaço! 

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

REFLEXÃO DO DIA 01.08.25

Quando o Divino Mestre nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e à vestimenta. 

Não basta alimentar bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É indispensável o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação.

Muitos pais garantem o conforto material para os filhos, mas lhes relegam a alma a lamentável abandono. A vadiagem na rua, fábrica de delinquentes e o relaxamento espiritual no reduto doméstico pode gerar demônios sociais de perversidade.

Assim, em muitas situações, muitos filhos, amparados somente pelo dinheiro ou por postos de evidências espalham miséria e sofrimento, sombra e ruína, com uma deplorável impunidade frente a justiça terrena. Não desprezemos, pois, as nossas crianças, entregando-as aos impulsos da natureza animalizada.

Recordemos que todos estamos em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre. O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer que "nem só de pão vive o homem", nos ensinou Ele.

Lembremo-nos da nutrição espiritual das crianças, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que, desamparar moralmente a criança nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços do amanhã.

Com esta sexta-feira, iniciemos o final de semana meditando sobre as crianças e sobre este grande ensinamento, afinal, todos somos filhos, e quase todos temos filhos ou netos.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 14.09.25

Em nossos atos de fé e de esperança, não permitamos que a dúvida se interponha como sombra entre a nossa necessidade e o poder do Criador. A...

OS MELHORES PITACOS