quinta-feira, 1 de abril de 2021

O Golpe de 1933

Em 1933 o presidente Conservador, Paul Hindenburg, pressionado pelos grandes empresários, que receava o crescimento da popularidade dos comunistas, nomeia Hitler como Chanceler.

Após um mês da chegada dos Nazistas ao poder, em aliança com os Conservadores, um incêndio destruiu o Parlamento, a autoria do atentado foi rapidamente atribuída aos partidos de esquerda. Em meio a comoção generalizada, Hitler discursa no Parlamento e consegue a aprovação da Lei de Plenos Poderes ou Lei Habilitante de 1933.

Essa Lei foi aprovada com o apoio dos Partidos Católicos e Partidos Liberais, e permitiu a Hitler governar sem ter que prestar contas ao Parlamento.

Em 1934 quando Hindenburg morreu, Hitler usou os poderes da Lei Habilitante e fundiu os cargos de Chanceler (Primeiro-Ministro) e Presidente da Republica, passando a ser o Comandante Supremo do Estado Alemão o Fuher.


Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 01.04.24

Quando nos defrontamos com os nossos erros, limitações e fracassos, nós tendemos a rebaixar os níveis de nossa autoestima, com graves prejuí...

OS MELHORES PITACOS