terça-feira, 25 de abril de 2023

PREFEITURA INICIA OBRAS DE ILUMINAÇÃO DA SUBIDA DO MORRO E SUBSTITUIÇÃO DA IMAGEM DE SANTO ANTÔNIO

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta terça-feira (25/4) as obras de iluminação da subida do Morro Santo Antônio, entre o pórtico de entrada até o local onde se encontra a imagem do santo padroeiro.

Perfazendo um total de mais de 2 km, serão instaladas pela concessionária Caraguá Luz pelo menos 70 luminárias de LED de 25 Watts e com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, serão instalados mais dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.

A instalação da iluminação, que será com rede subterrânea, teve parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O trecho entre o portal principal e a Avenida Siqueira Campos será feito posteriormente pela empresa EDP.

Substituição de imagem

E também a partir desta terça-feira (25/4), a Prefeitura de Caraguatatuba inicia o processo de substituição da atual imagem de Santo Antônio, que possui cerca de 15 metros de altura e foi inaugurada em 13 de junho de 2008.

A estátua serviu de devoção popular por 15 anos e, agora, a igreja católica ofertará a população, com recursos próprios, uma imagem atualizada.

A substituição se faz necessária, uma vez que a atual estrutura encontra-se com problemas e pode ocasionar riscos de segurança aos visitantes.

No ano passado, a Defesa Civil do município vistoriou o local e realizou imagens minuciosas por drones, identificando várias inconformidades: presença de inúmeras fissuras e trincas aparentes em toda a imagem; desprendimento de partes do revestimento; desprendimento de parte superior da imagem (alto da cabeça), com visíveis fissuras e um orifício; e a diferença de tonalidade em várias partes da imagem ao longo das trincas e fissuras, evidenciando a ação diferenciada da penetração de águas pluviais.

Após o memorando da Defesa Civil, a Secretaria de Obras oficiou a Mitra Diocesana, que solicitou apoio da Prefeitura para substituição da imagem.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, o processo de retirada da atual imagem deve durar quatro dias. Logo depois, será feita uma base para receber a nova estátua, que está fase de construção fora do município e foi adquirida pela igreja católica.

A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.

Por medida de segurança, a partir desta terça-feira (25/4), a Prefeitura de Caraguatatuba vai interromper o tráfego de veículos no trecho até a desmontagem da atual imagem. Apenas carros credenciados poderão acessar a subida. Já os pedestres poderão utilizar o local somente até a última curva antes de chegar a rampa principal do Morro Santo Antônio. Placas de sinalização serão instaladas no local para informar os munícipes e turistas.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a nova iluminação e a instalação da nova imagem de Santo Antônio serão concluídas até o dia 11 de junho.

Importante ressaltar que as fitinhas de devoção colocadas aos pés do Santo Padroeiro serão guardadas para posterior instalação junto com a nova imagem.

 Notícias Secretaria de Obras Públicas

Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 01.04.24

Quando nos defrontamos com os nossos erros, limitações e fracassos, nós tendemos a rebaixar os níveis de nossa autoestima, com graves prejuí...

OS MELHORES PITACOS