segunda-feira, 29 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 29.09.25

Cuidado! Perder o estímulo e desistir, é admitir a derrota, e esta é uma atitude que não pode combinar com a nossa personalidade. Sejamos fortes, pois, pode ser que a nossa fortaleza de ânimo não esteja sendo explorada adequadamente.

Deixar o barco da vida descer aleatoriamente correnteza abaixo, entregando-o à própria sorte, como se não houvesse mais nada a fazer, é o mesmo que descrer das possibilidades imensas que Deus nos dá para vencermos os desafios.

Antes de pensar em desistir, tentemos outras vezes. Quem sabe seja esta a hora da virada?! A vida, é sim, uma luta constante. Desistir da batalha só porque ela se mostra difícil, é o mesmo que desistir de viver.

Continuemos, e jamais pensemos em parar. Aproveitemos esse momento, porque amanhã, não sabemos se teremos a mesmas oportunidades de agora. Então, não as joguemos fora.

Apliquemos, hoje, ao nosso tempo o melhor do que dispomos não deixando nada para depois, pois, poderá ser tarde demais. Agarremos com força e determinação a ocasião que temos de conseguir o que mais desejamos. 

Iniciemos, com esta segunda-feira, uma semana de conscientização de que, vacilar agora é colocar em risco a oportunidade que a vida nos dá a cada amanhecer, e agradeçamos ao Criador, sempre, por esta dádiva!

Um abraçaço!

domingo, 28 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 28.09.25

Se nós nos vemos como pessoas limitadas, com certeza levantaremos barreiras psicológicas que nos impedirão de avançar. Por isso, é importante que nos sintamos capacitados o bastante para fazermos o que aspiramos, o que queremos.

Apostemos em nós mesmos, nos dando sempre uma segunda chance. Ajamos com empenho e confiança, e tudo se ajeitará. Não nos sintamos diminuídos por não conseguirmos solucionar, de pronto, um problema. Ninguém é melhor do que nós.

Alarguemos o nosso horizonte e realizaremos muito mais do que imaginamos. Abençoemos a vida mesmo com as dificuldades e lutas que ela nos apresenta. As fases desfavoráveis também passam.

A manutenção de pensamentos negativos potencializam os problemas, dificultando ainda mais as soluções. Não tornemos a coisas mais difíceis do que já são. 

Neste domingo, reforcemos o nosso otimismo. Nas nossas dificuldades oremos e busquemos a proteção de Deus, que é infalível, e as soluções chegarão tranquilamente.


Um abraçaço!

sábado, 27 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 27.09.25

No nosso dia a dia e em qualquer circunstância, nos sintamos  protegidos pelas nossas qualidades, e nem vejamos razão para temer  as  adversidades, por piores que sejam.

Estabilizemos o nosso mundo interior com calma e muita paz. Fomos criados por Deus e somos possuidores de inteligência e capacidade para superar qualquer impedimento ou emergência, mesmo as mais graves e difíceis.

Para mantermos em alta a confiança em nós mesmos, para chegarmos ao sucesso e sermos felizes, usemos de todos os recursos à nossa disposição, de forma especial a meditação, tipo um "retiro espiritual" para uma avaliação das nossas atitudes diárias em favor da nossa vida.

Após uma honesta autocrítica, passaremos a valorizar e apreciar melhor a vida, revigoraremos as nossas forças com energias positivas. 

Nos sentiremos mais saudáveis, mais fortes e vibrantes, percebendo melhor tudo e todos que nos rodeiam, e as dificuldades simplesmente passarão a fazer parte do nosso "viver bem". 

Neste sábado, tentemos aprimorar o nosso caminhar rumo à felicidade. Façamos o nosso próprio caminho sempre, pois, somos os únicos responsáveis pelo nosso destino. E o nosso destino é a felicidade!


Um abraçaço!

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 26.09.25

Nós podemos, sim, manter sempre viva e atuante a nossa mocidade. Não a mocidade orgânica, que garante músculos rígidos e grandes disposições físicas. 

Estamos falando da preservação da mocidade da nossa mente e do nosso espírito, que só depende de nós, pois, é dela que vêm as emoções e os sentimentos.

Além disso, contamos com a sabedoria e a experiência dos anos que, se bem vividos, nos proporciona muita paz e tranquilidade. Façamos tudo o que pudermos para o surgimento de fatos e situações que sejam benéficas para a nossa vida e as valorizemos.

Vibremos com o que é bom, belo, justo, sábio e alegre. Nos  confortemos com o vigor da alma, com o nosso preparo espiritual, e deixemos de lado as lamentações pela perda, mesmo lenta, da nossa mocidade física. 

Sabemos que o definhamento corporal é inevitável, e que, de forma inexorável o nosso encontro com ele já acontece todos os dias. Mas, é inteligente e sempre oportuno nos lembrar de que, mesmo na mocidade física e no vigor orgânico, a força que nos move vem da mente e do espírito.

Tenhamos um excelente final de semana, pensando um pouquinho sobre esse assunto nesta sexta-feira, e decidamos cuidar bem e melhor da nossa mente e do nosso espírito, para vivermos mais e melhor a nossa vida. O tempo urge!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 25.09.25

Vivamos a vida com abundância. Não uma vida de prazeres e luxos supérfluos, de ostentação e de orgulho, mas uma vida verdadeira. 

A "boa vida" é a que nos vem por bênção, pois, é a única que nos traz alegria pura, beleza interior, compreensão amorosa, humildade que dignifica, que traz paz e progresso para a mente e para o espírito.

Levantemos a cabeça e o pensamento, e sintamos a beleza da vida que temos. Não desperdicemos as oportunidades de tratar bem os outros, de sermos  cordiais, atenciosos e caridosos. 

Sempre que possível cheguemos frente ao espelho, nos olhemos fixamente nos olhos e digamos pra nós mesmos: 

"Estes olhos revelam muito. Mostram o que sou, as minhas qualidades, os meus defeitos, a calma que posso usar, o meu poder de amar, a experiência que acumulei, o meu senso de retidão, os desejos de progresso, a minha saúde física, mental e espiritual".

Se assim fizermos, os pensamentos positivos agirão sempres dentro de nós e, levados a sério, produzirão resultados surpreendentes.

Nesta quinta-feira, nos lembremos de que, a boa imagem que fazemos  de nós mesmos é incentivo, é crescimento interior. E vivendo  a vida, com retidão, com amor e com Deus, receberemos como resposta o impacto da felicidade.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 24.09.25

Procuremos não valorizar os problemas que nos surgem  todos os dias, pequenos ou grandes, pois, quem não os tem?

Quem, à vista deles, deixa se levar pelo nervosismo, destrói o equilíbrio, a paz, a razão, fazendo da vida, isto sim, um eterno problema.

A impaciência e o nervosismo dificultam e escondem as soluções para os problemas, mesmo os mais simples, ao passo que a calma favorece o raciocínio e agiliza as soluções.

Mesmo quando tudo se mostre difícil e uma solução pareça impossível, serenemos o nosso espírito, levantemos o pensamento a Deus e Ele nos mostrará o que, por causa do nervosismo e da impaciência, não víamos.

A calma é sinônimo de tolerância, e a tolerância é um caminho seguro para a paz. Da paz, nasce o otimismo e do otimismo a prosperidade.

Com calma e tranquilidade, pensemos nisto nesta quarta-feira, e tenhamos um dia muito feliz.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 23.09.25

As mais terríveis tentações decorrem do fundo sombrio de nossa individualidade, assim como o lodo mais intenso, que enegrece o lago, vem do seu próprio seio. Portanto, renascemos na Terra, com as desequilibradas forças do nosso passado, para as tarefas de ajuste e aprimoramento do nosso Ser interior.

Nas raízes de nossas tendências, encontramos as mais vivas sugestões de inferioridade. Nas íntimas relações com nossos parentes, somos surpreendidos pelos mais fortes motivos de discórdia e conflitos.

Porém, nós mesmos podemos exercitar o bom ânimo, a paciência, a humildade e a fé. Em contato com os afetos mais próximos, temos copioso material de aprendizado para fixar em nossa vida os valores da boa vontade, do perdão, da pura fraternidade e do bem incessante.

Desse modo, não pensemos que atravessaremos o mundo sem tentações. Elas nascem conosco, tomam vulto em nós mesmos, e se alimentam de nós mesmos se não as combatemos com perseverança, como, cooperando com a terra, combate o lavrador as pragas que tentam consumir sua plantação.

Caminhar do berço ao túmulo, sob a insistência das tentações, é nossa sina natural. Afrontar obstáculos e sofrer provações, tolerar antipatias gratuitas e atravessar tormentas de lágrimas, são vicissitudes lógicas da experiência humana.

Entretanto, nos lembremos dos ensinamentos do Divino Mestre, que nos pede Vigilância e Oração, para não sucumbirmos às tentações, de vez que vale mais chorar sob o trabalho árduo da resistência, do que sorrir sob os entorpecentes que mascaram e escondem a realidade da queda e do fracasso.

A partir desta terça-feira, nos atentemos mais nas nossas escolhas, para não cairmos em tentação, comprando "gato por lebre" para a nossa vida.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 22.09.25

Não queiramos conquistar grandes coisas apenas pela ambição, que pode nos nos inquietar o espírito. Com humildade e dedicação comecemos nossas conquistas pelas coisas simples de cada dia.

Quantos de nós almejamos grandes realizações de um dia para o outro?! A coroa da santidade, o poder da cura, a glória do conhecimento superior, as grandes edificações...

No entanto, a aspiração, o desejo por si só, não basta à realização. Tudo na Natureza obedece ao espírito de sequência. A árvore frutífera, vitoriosa na colheita, passou pela condição de arbusto frágil. 

A catarata que move poderosas turbinas, é um conjunto de fios de água lá no seu nascedouro.

Imponente é o projeto de uma casa nobre, no entanto, é indispensável o serviço da picareta e da pá, do tijolo e da pedra.

Abracemos, pois, os deveres humildes com devoção e alcançaremos nosso ideal de progresso e triunfo. Por mais árdua ou mais simples que seja a nossa obrigação, atendamo-la com amor e perseverança.

O conselho bíblico repassado pelo Apóstolo dos gentios é justo e sábio: "...não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes...". Todavia, ele não disse para não conquistarmos grandes realizações.

Ele nos ensina que, escalando com firmeza as faixas inferiores do monte, com maior facilidade lhe conquistaremos o cimo e, aceitando de boa vontade as tarefas pequeninas, as grandes tarefas e grandes conquistas virão naturalmente ao nosso encontro.

Iniciemos, com esta segunda-feira, uma semana de muita paz, na valorização das nossas tarefas diárias. É nosso dever!


Um abraçaço!

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 21.09.25

Treinemos a confiança em nós mesmos em tempos de paz, a fim de dispormos de reserva para os tempos imprevistos e turbulentos.

Não pensemos ser desnecessário nos preparar sob o argumento de que tudo se ajeitará quando a hora chegar.

Os problemas são para maior ou para menor intensidade, a depender da nossa capacidade de resolvê-los. Bem diz o antigo ditado: "Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje". É questão de bom senso e de inteligência.

Confiemos em nós mesmos e ajamos no tempo certo. O dia é sempre claro para quem já se clareou por dentro. O exercício da confiança nas nossas habilidades internas é reforço imprescindível no aprimoramento da nossa capacidade.

Utilizemos com sabedoria todos os dons que Deus dispôs a cada um de nós e lembremos que, quem viaja pelo mundo, precisa levar roupa para todas as estações. 

Assim somos nós em nossa jornada terrena. Estejamos preparados para essa inevitável travessia, contando sempre com as bênçãos do Criador.

Que tenhamos um excelente domingo e, ao cair da noite, um merecido descanso. 


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 20.09.25

A terra é a grande escola das almas, em que se educam alunos de todas as idades. Se atingimos o nível das grandes experiências, não nos inquietemos com a extensão e o volume do trabalho.

Não enxerguemos inimigos nos nossos semelhantes que têm dificuldade de entendimento. Muitos deles ainda não saíram do jardim de infância espiritual.

Troquemos sempre o mal pelo bem; a mentira pela verdade e a indiferença pelo amor. A ignorância e a inexperiência dos corações que se iniciam na luta,  fazem, quase sempre, causam uma grande confusão em torno do espírito que está em busca de si mesmo. Por isso, padeceremos muitas vezes de aflição e desânimo. 

Mas, não nos perturbemos por isso. Se as ilusões e os brinquedos da maioria não mais nos satisfazem, é que a maturidade nos inclina a ver horizontes mais vastos. E não nos esqueçamos de que somente o Divino Mestre é bastante sábio e forte para nos acalmar. 

Ouçamos-lhe o apelo divino: "Vem a mim, vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei." E ninguém pode nos impedir o acesso à fonte dessa luz de bondade infinita. O Mestre é o Eterno Amigo que nos rompe as algemas, nos abrindo as comportas do consolo e da paz.

Saibamos, pois, querer. Sofremos? Estamos fatigados? Tropeçamos sob os fardos do mundo? VAMOS, hoje mesmo, porquanto, o Criador nos reserva braços abertos em aconchegante colo,  em incansável abnegação e misericórdia para conosco.

Neste sábado, nos lembremos de que, as circunstâncias se modificam com as horas, de que os dias não são iguais, mas o chamado "Vem!", do Divino Pai, ecoa sem limite de tempo. Atendamos, pois!


Um abraçaço!

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA

A Pesquisa Social Brasileira mostrou que Roberto DaMatta está certo em muitas de suas afirmações:  o Brasil é hierárquico, familista, patrimonialista e se encaixa em vários outros adjetivos que significam arcaísmo, atraso. Porém, há uma ressalva importante a fazer. O país não é um bloco monolítico, mas uma sociedade profundamente dividida.

O Brasil, na verdade, são dois países muito distintos em mentalidade. Dois países separados, num verdadeiro apartheid cultural. O que está em jogo são valores em conflito, e, por conseguinte, uma sociedade em conflito. Enquanto a classe baixa defende valores que tendem lentamente a morrer ou a se enfraquecer, a classe alta mantém-se alinhada a muitos dos princípios sociais dominantes nos países já desenvolvidos.

Não há um lado certo e outro errado. Há, sim, um lado dominante em lenta erosão – o das classes baixas -, e outro ainda pouco presente, mas que tende a se fortalecer à medida que a escolaridade média da população aumentar. Sim, porque entre os fatores que determinam esse abismo entre brasileiros, um dos mais importantes é a escolaridade. É a educação que comanda a mentalidade.

Quem passou pelos bancos escolares de uma universidade e obteve diploma tende a ser uma pessoa moderna: impessoal; contra o jeitinho brasileiro; contra punições ilegais, como linchamento e o estupro, na cadeia, de criminosos condenados pelo mesmo crime; refratária à crença de que o destino está completamente nas mãos de Deus; e a favor de confiar mais nos amigos.

No entanto, como a maior parte da população brasileira tem escolaridade baixa, pode-se afirmar que o Brasil é arcaico. Assim, a mentalidade de grande parte de sua população obedecerá às seguintes características:

Apoia o “jeitinho brasileiro”;

É hierárquico;

É patrimonialista;

É fatalista;

Não confia nos amigos;

Não tem espírito público;

Defende a “lei de Talião”;

É contra o liberalismo sexual;

É a favor de mais intervenção do Estado na economia;

É a favor da censura;

Óbvio, não?

Não. Não tão obvio assim. Trata-se de probabilidades que valem para um amplo leque de questões. De sexo à corrupção, passando por uma crença fatalista no destino, é bem provável que alguém com curso superior completo seja a favor de práticas sexuais variadas, ou de sexo entre pessoas do mesmo gênero, e se escandalize quando denúncias de corrupção de políticos, muitas delas comprovadas, são “esquecidas” pela população que acaba reelegendo os denunciados.

O contrário também é verdadeiro. Para a população de baixa escolaridade que apoia a quebra de regras patrocinadas pelo “jeitinho brasileiro”, há também uma tendência em mostrar-se tolerante com a corrupção. Para muitas dessas pessoas, não há “esquecimento” das denúncias; elas simplesmente não são importantes. Da mesma forma, também é grande a probabilidade de encontramos nesse grupo opiniões contrarias a quaisquer variações do ato sexual, limitando ao sexo genital entre um homem e uma mulher.

É essa a conclusão que se pode tirar; a enorme distância que separa – em termos de visão de mundo, mentalidade, cultura – os dois grupos sociais em que nós, brasileiros, nos dividimos. Somos diferentes em tudo. 

UMA ANTIGA CONTROVÉRSIA, O RACISMO

Há ou não racismo no Brasil? Esse é um tema antigo, que cada dia vem se tornando menos controverso. Ainda que haja vozes contrárias aos fatos, o Brasil vem lentamente tomando consciência de seu preconceito racial ou de cor.

Não é uma grande conclusão, dirão muitos, a de que há racismo no país.

Há no Brasil o famoso “mito da democracia racial”, cuja origem vamos encontrar na obra de Gilberto Freyre. Em uma comparação com os Estados Unidos, Freyre busca mostrar que o Brasil é resultado da mistura de três raças: o branco europeu, o preto africano e o ameríndio, já presente na América do Sul antes da chegada dos portugueses. Essa mistura é aceita pelos brasileiros como um valor positivo. Em sua monumental obra, Freyre mostra que, na formação do Brasil colonial e escravista, as relações sociais entre brancos e pretos eram diferentes daquelas que marcaram a formação norte-americana. Essa diferença se estabelece, entre outros fatores, pela prática de relações sexuais entre o senhor branco e a escrava preta, uma possibilidade sempre presente para reforçar a mistura que já existia na pele dos portugueses.

O “mito da democracia racial” acerta em uma coisa: diferentemente dos Estados Unidos, não existe no Brasil uma ideologia ativa e militante que sustente o racismo. Mas erra ao afirmar, muitas vezes completamente, como no livro Não somos racistas, do jornalista Ali Kamel, que o problema brasileiro não é discriminação racial, mas a discriminação baseada em classe social, uma espécie de classismo.

Todavia, é importante constatar, de maneira convincente, que há preconceito racial no Brasil.

REFLEXÃO DO DIA 19.09.25

Se a própria vida passa, porque tudo neste mundo não passaria? As coisas boas, os acontecimentos importantes, os momentos de alegria e de prazer, as tempestades, as dores e as decepções, sim, tudo passa ou passará um dia.

As situações mudam de um momento para outro. A tristeza se torna alegria, o abatimento vira ânimo, a doença desaparece, a turbulência se converte em paz e a derrota em vitória. Tudo passa,  e tudo pode ser mudado. Mas, esta mudança está dentro de nós, na nossa decisão.

Não nos deixemos ser vencidos pelos maus presságios, pelo desânimo ou pelo contágio dos "pessimistas de plantão" que são os principais sugadores das nossas energias de positividade e de vida, querendo incutir em nós a nociva semente do insucesso e da derrota. 

Acreditemos sempre em Deus e na incrível força do tempo a conspirar sempre a nosso favor, na firme convicção de que todas as transformações são possíveis e favoráveis ao alcance dos nossos objetivos. 

Enchamos o nosso peito de confiança nas nossas qualidades, e a bonança do arco-íris das bençãos do Criador fará passar todas as tempestades. 

A partir desta sexta-feira, nos esforcemos para viver melhor a vida, pois, toda obra humana é passageira e, felizmente, também, as dores e os problemas. Vivamos, pois!

Um abraçaço!

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 18.09.25

Por que temer e aguardar o pior, se sabemos que o pessimismo, a vacilação e o desespero não servem para nada?

Confiemos em Deus e em nós mesmos, e teremos a segurança necessária diante dos problemas, e assim, não temeremos dor alguma, um mau futuro ou qualquer derrota no alcance dos nossos objetivos.

Com uma confiança forte e madura, nós revolucionaremos tudo, concretizaremos as melhorias em nossa vida, e realizaremos um bom futuro para nós e para quem queremos bem.

A partir de agora, creiamos que estamos no auge na nossa força interior, e que isto é o que todos buscamos para aperfeiçoar o nosso espírito, fazendo-o renascer, purificado  por ideias novas e positivas, e disposto para a luta, seja ela qual for.

Tenhamos sempre em mente que não devemos esmorecer o ânimo. A certeza de termos força, valor  e muito vigor, nos torna uma fonte perene de progresso a nos garantir a vitória.

Que nossa quinta-feira seja farturenta em bons propósitos, bom ânimo, trabalho firme e resultados excepcionais.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 17.09.25

Em nossa essência, todos nós somos servidores pelo trabalho que realizamos na obra da Criação, e, simultaneamente, devemos ser fiéis administradores, porquanto cada criatura humana detém possibilidades enormes no projeto de vida em que trabalha.

Mordomo ou serviçal do mundo, não é somente aquele que embranquece os cabelos à frente dos interesses coletivos, nas empresas públicas ou particulares, combatendo todas as vicissitudes, a fim de cumprir a missão a que se dedica.

É certeza irrecorrível, que cada inteligência da Terra prestará conta dos recursos que lhe foram confiados. 

A fortuna e a autoridade não são valores únicos de que devemos dar conta hoje e amanhã; o corpo é um templo sagrado; a saúde física é um tesouro; a oportunidade de trabalhar é uma benção; a possibilidade de servir é um favor divino.

O incentivo do aprendizado é uma porta libertadora; o tempo é um patrimônio inestimável; o lar é uma dádiva do céu; o amigo é um benfeitor; a experiência benéfica é uma grande conquista; a ocasião para vivermos em harmonia com Deus, com nossos semelhantes e com a Natureza é glória comum a todos.

Também, a hora de ajudar os menos favorecidos de recursos ou entendimento, é valiosa; o chão para semear, a ignorância para ser instruída e a dor para ser consolada, são apelos que o céu envia, sem palavras, ao mundo inteiro, à disposição do obreiro previdente.

E aí, nos perguntamos: que fazemos dos talentos preciosos que repousam em nossa mente, em nosso coração, em nossas mãos e em nosso caminho? Inegável, portanto, que devemos velar pela prática do bem, e pela correta conclusão da missão que nos foi confiada pelo Criador.

Nesta quarta-feira, persistamos felizes no nosso labor diário, pois, chegará o momento, inevitável, em que o Poder Divino nos pedirá: "Dá conta de tua Administração". 

E aí?!


Um abraçaço! 

REFLEXÃO DO DIA 16.09.25

Na minúscula semente reside o germe benfeitor a amealhar-nos as benesses da prodigalidade da natureza. No bloco de pedra há obras primas de estatuária. No coração da terra, há a melodia da fonte que a dessedenta e regenera. 

Entretanto, o pomar reclama esforço ativo e firme; a corrente de água cristalina pede aquedutos para transportá-la pura até a plantação; a jóia de escultura pede o milagre persistente e cuidadoso do Maço e do Cinzel.

Também o nosso espírito traz consigo o gene da Divindade. Deus está em nós, na proporção do quanto estamos nEle. Mas, para que a luz divina se destaque da nossa treva humana, é necessário que os processos educativos da vida trabalhem em nós no empedrado caminho dos anos.

Somente o coração enobrecido no entendimento operoso do trabalho, pode chegar ao heroísmo santificante da conquista da verdadeira Luz. Apenas o cérebro cultivado pode produzir iluminadas formas de pensamentos, agindo na caridade e presteza voluntárias.

Assim, interpretemos a dor e o trabalho, como se fossem artistas celestes a trabalharem a Pedra Bruta que somos, em busca do nosso aperfeiçoamento e da final entrega da divina Obra de Arte que o Criador colocou em cada um nós. 

Nos eduquemos, e transformaremos a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade numa angelical Fraternidade Universal.

Meditemos alguns minutos, nesta terça-feira, sobre a grande responsabilidade que temos de vivermos como Irmãos, pois, que somos filhos do mesmo Pai e Criador.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 15.09.25

Mesmo que estejamos em dúvida, mentalizemos a paz, a saúde e a felicidade, uma de cada vez, e digamos pra nós mesmos: "a paz está em mim, a saúde está em mim e a felicidade está em mim".

Estes são fortes pensamentos que ficam cristalizados em nossa mente, prontos a se concretizar no plano real e a anular os pensamentos de intranquilidade, de descrença e de desamor para conosco e para com o nosso próximo.

Exercitemos o pensamento positivo, acreditando no poder que temos. Nos sintamos preenchidos de valores morais e éticos a nos direcionar para um bem estar que nunca se acabará.

Pensamentos positivos e mentalização bem feita é como uma embarcação que se apresenta em forma e impecável para uma viagem confortável e sem sobressaltos.

Portanto, iniciemos bem esta semana, com uma segunda-feira carregada de bons propósitos e de energias positivas para confirmarmos sempre, que estamos em paz, com muita saúde e felizes. Nós merecemos!

Um abraçaço!

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 14.09.25

Em nossos atos de fé e de esperança, não permitamos que a dúvida se interponha como sombra entre a nossa necessidade e o poder do Criador.

A poderosa força dos nossos pensamentos, nas realizações que empreendemos, procede de nós mesmos, das entranhas da nossa alma, e somente aquele que confia consegue perseverar na ascensão dos degraus que o levarão às alturas.

A dúvida, nas atitudes externas, pode nos auxiliar na experiência nesse ou naquele setor do progresso material, mas a hesitação no nosso mundo interior, é um consumidouro das nossas melhores energias. E quem duvida de si próprio perturba o auxílio divino em si mesmo e se desajuda.

Compreendendo o imperativo de confiança que deve nortear-nos para frente, insistamos na prática do bem em todas as oportunidades e possibilidades ao nosso alcance, de forma tranquila e serena, esquecendo o desânimo e a descrença.

Se a glória da conquista surgir hoje ou amanhã, não importa. O que vale é trabalhar, é fazer o melhor que pudermos aqui e agora, pois, a própria vida se incumbe de nos trazer aquilo que buscamos e merecemos.

Neste domingo, acreditemos que, a fórmula do caminhar com êxito, ao encontro da nossa vitória, é avançar sem vacilações, amando, aprendendo, e servindo incansávelmente a todos que nos rodeiam.


Um abraçaço!

sábado, 13 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 13.09.25

A vida é máquina divina da qual todos os seres são peças importantes, e a cooperação é um fator essencial à produção da harmonia e do bem coletivo. Nada existe sem um propósito e ninguém é inútil.

Cada um de nós,  recebemos muitos talentos da Providência Divina para "servir" neste mundo e dele receber, também, o salário da nossa obra, na exatidão do nosso merecimento.

Velho ou  moço, com saúde física ou sem ela, recordemos que é necessário exercermos os dons que recebemos do Criador, para avançarmos na direção da Eterna Luz, pois, ninguém é tão pobre que nada possa dar de si mesmo, em benefício de alguém ou de uma causa comum.

Não nos esqueçamos do trabalho que o céu nos conferiu, e fujamos da preocupação de interferir na tarefa do próximo a pretexto de ajudar. Quem cumpre o dever que lhe é próprio e de sua responsabilidade, age naturalmente em benefício do equilíbrio geral. 

Muitas vezes, acreditando fazer melhor o serviço dos outros, não somos senão agentes de desarmonia e perturbação. Portanto, onde estivermos, antes de tudo, nos preocupemos em atender com boa diligência a missão que a vida nos apresenta com suas três fases de caminho único: o ontem, o hoje e o amanhã.

Neste sábado, nos lembremos de que, todo dia é ocasião se semear e de colher, que as horas são as mesmas para todos e que o tempo é o nosso silencioso e inflexível julgador. O amanhã nos espera. Atentemos, pois!


Um abraçaço!

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 12.09.25

Quem ama o próximo sabe, acima de tudo, compreender. E quem compreende sabe livrar os olhos e os ouvidos dos destemperos e das maldades, a fim de ajudar, ao invés de acusar e desservir. É necessário trazer o coração sob a luz da verdadeira fraternidade, para reconhecer que somos irmãos, filhos de um mesmo Pai.

Enquanto nos demoramos na escura fase do apego exclusivo a nós mesmos, encarceramo-nos no egoísmo e exigimos que os outros nos amem. E, nesse passo infeliz, não sabemos querer senão a nós próprios, tomando os semelhantes por instrumentos da nossa satisfação. 

Mas, se realmente amamos nossos companheiros de jornada terrena, a paisagem de vida se modifica, de vez que a claridade do amor nos banhará a visão. Amemos, pois, assim como a lama jamais ofende a luz, a ofensa não mais nos alcançará,  e saberemos que a miséria é fruto da ignorância, e lá, encontrando o Irmão necessitado de apoio e entendimento, o auxiliaremos.

Aprenderemos a ouvir sem revolta, ainda mesmo que a maledicência nos procure os ouvidos, e cultivaremos a ajuda ao adversário impiedoso, pois, a tolerância é virtude divina, que amortece os golpes recebidos, assim como a fonte acolhe no próprio seio as pedras que lhe são atiradas.

Iniciemos com esta sexta-feira, um produtivo final de semana, amando e compreendendo, servindo mais e melhor os que nos rodeiam, quando então permaneceremos sob a glória da luz, inacessível às trevas do mundo a nos perturbar o espírito e a consciência.

Um abraçaço!

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 11.09.25

Não nos coloquemos contra o mundo e as pessoas com pensamentos do tipo: "Ninguém me ama, Deus não me atende, sou infeliz e azarado, não tenho futuro, sou um imprestável...".

Ora, o mundo e a felicidade só estarão ao alcance de quem, primeiramente, é amigo de si mesmo e se movimenta para conseguir o que quer e o que  for bom. E isso exige trabalho e persistência.

Não pensemos que Deus e as pessoas estão contra nós só porque no nosso dia a dia tentamos e não deu certo, queríamos e não recebemos, ou recebemos muitas ofensas. 

Essas circunstâncias são testes que reforçam a nossa força e coragem enriquecendo nossa personalidade e inteligência. No fundo, só nos beneficiam. Acreditemos nisso, sejamos otimistas e amemos o que há de bom no mundo.

Nos ajudemos, pensando assim: "Tenho, dentro de mim, um computador interno  bem programado e potente que pode resolver todas as questões, sejam quais forem. Tudo é solucionado, pois, nada para mim é problema difícil. Tudo o que me acontece conspira a meu favor. 

Elimino todos os problemas no seu início, pois, tenho confiança em meus recursos de inteligência e vontade, no meu trabalho e na minha perseverança. Sou feliz a cada dia por que sei que Deus está comigo e a Ele agradeço por me fazer como sou. Sou capaz e sei que a vitória me espera logo ali!

Nesta quinta-feira, reafirmo que espero o futuro, com alegria e paz, por que reconheço que a minha força interior é poderosa, e dela não abrirei mão!


Um abraçaço!

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 10.10.25

Todo pensamento, se repetido com convicção, passa a exercer um domínio sobre nossa mente.

Se pensamos repetidamente que não somos amados e que por isso não devemos amar; que não temos chances de progredir e que assim, o nosso futuro será medíocre; que somos doentes e infelizes, essas ideias errôneas se firmarão a ponto de trocar, de forma definitiva, o certo pelo errado.

Nestes casos, é fundamental que pensemos assim: "Só tenho ideias agradáveis e de benefícios afirmativos. Estou de bem com todas as pessoas, e assim, progredirei continuamente. Toda doença e todos os problemas insolúveis estão afastados de mim, por isso serei sempre alegre e feliz. Jamais fornecerei passaporte para a decadência em minha vida".

O mal que deixamos entrar em nós, dá trabalho pra sair porque incha na nossa mente e fica maior que a porta de saída. Confiemos sempre em dias melhores e tomemos as melhores decisões, e mentalizemos: 

"Mesmo que os meus problemas estejam a ponto de não ter saída; mesmo que eu esteja debaixo de pressões, humilhação e dor, sustentarei a confiança em dias melhores. Não pensarei ser essa confiança uma ideia falsa ou só de consolo. Ela tem força em mim e produzirá os resultados que espero.

Gerarei somente pensamentos positivos e ações  transformadoras. Juntarei todas as minhas forças e liquidarei com o medo e a insegurança, pois, o meu poder mental toca o céu e atrai melhorias, e, acima de tudo eu confio em Deus, meu protetor".

Tenhamos todos uma quarta-feira carregada de fé e de muito otimismo!


Um abraçaço!

terça-feira, 9 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 09.09.25

É impossível qualquer ação coletiva sem base na tolerância. O Ser Humano identifica no próprio corpo a lei da cooperação, sem a qual não permaneceria na terra. 

Se o estômago não suportasse as extravagâncias da boca, as mãos não obedecessem os impulsos da mente, se os pés não tolerassem o peso da nossa máquina orgânica, a harmonia física seria de todo impraticável à menor rejeição de uma de suas engrenagens, negando-lhe a perfeição.

É indispensável cultivarmos a renúncia aos pequenos desejos, a fim de conquistarmos a capacidade do sacrifício, que nos estrutura o aprimoramento interno, pois, para que o trabalho nos eleve, precisamos elevá-lo; para que a tarefa nos ajude, é indispensável que a ela sejamos dedicados. 

Recordemos que o Divino Mestre é o orientador das equipes que se dedicam ao regenerador trabalho Cristão. E dentro dessas equipes, a oportunidade que temos de fazer algo já é, por si só, um valioso prêmio.

A felicidade individual só existirá e fará sentido, se estiver inserida na felicidade coletiva de duas ou mais pessoas. No suporte dessa felicidade, esqueçamos, sim, de todo o mal, para construirmos todo bem ao nosso alcance. 

No dia de hoje, terça-feira, nos lembremos de que, para que possamos agir dentro das normas do espírito cristão, é imperioso nos suportarmos e nos amarmos como irmãos, filhos de um mesmo Pai, aprendendo com o Criador, que nos tem tolerado sempre, e muito além do nosso merecimento.

Um abraçaço!

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 08.09.25

Quando o filho pródigo decidiu voltar aos braços paternos, na verdade, resolveu levantar-se da cova escura da ociosidade para a ação regeneradora; erguer-se do chão frio da inércia para o calor da reconstrução; elevar-se do vale da indecisão, para a montanha do serviço edificante; fugir das trevas em busca da luz. 

Então, consciente, levantou-se e partiu rumo ao lar paterno. 

Quantos de nós, porém, filhos pródigos da vida, depois de estragarmos ou perdermos as mais valiosas oportunidades, clamamos pela Assistência Divina, de acordo com os nossos desejos menos dignos, para que sejamos satisfeitos?

Quantos de nós,  descemos voluntariamente ao abismo, e lá de dentro, atolados na sombria corrente das nossas paixões, exigimos que o Todo-Misericordioso Deus se faça presente ao nosso lado, através dos seus divinos Mensageiros, a fim de que os nossos caprichos sejam atendidos?

Se é verdade, no entanto, que estamos empenhados no nosso progresso pessoal e aprimoramento íntimo, nos coloquemos de pé, sem demora, deixando na retaguarda o nosso comodismo fútil e inoperante.

Todo aperfeiçoamento pede esforço, pois, a simples visão do alto, nos pede coragem e determinação para o seu alcance. A jornada ascendente é íngreme, mas a chegada vitoriosa é gratificante. Se aspiramos ao clima da Vida Superior, nos adiantemos, caminhando dentro dos padrões estabelecidos pelo Divino Mestre.

Com esta segunda-feira, iniciemos a semana, repetindo a decisão do Filho Pródigo, de que nos fala o Evangelho: "Levantar-me-ei, e irei ter à casa de meu Pai". Com certeza, seremos, também, recebidos com festa.


Um abraçaço!

domingo, 7 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 07.09.25

Entendamos que nenhuma pessoa, mesmo a mais rica materialmente, tem um futuro melhor que o nosso.

Deus, o tempo e o amor, teceram para nós uma felicidade que, se ainda não a sentimos, está a caminho e a ninguém será permitido tê-la ou sentí-la em nosso lugar.

Aceitemos essa consoladora verdade, e na certeza de que existe, sim, um grande tesouro à nossa espera, procuremos fazer tudo para merecê-lo.

Orientemos nossos pensamentos sempre para a positividade e para a autoconfiança. Amemos mais a nós mesmos e ao nosso próximo. Calemos as críticas que nada constroem em benefício de quem quer que seja, e que ainda nos perturbam a consciência.

As lamentações internas e as ofensas externas são barreiras poderosas a nos impedir a vida em abundância, espantando a nossa felicidade a cada ação e a cada minuto.

Sejamos referenciais de alegria, esbanjemos o nosso sorriso, espalhemos somente pensamentos de fé, de otimismo e de boas intenções, e jamais nos curvaremos ao desânimo e ao fracasso.

Lembremos, neste domingo que, não muito longe de nós, existem pessoas ricas que quanto mais riqueza têm mais infelizes são, e pessoas tão felizes por serem gratas ao pouco que têm, e são agradecidas por isso. 


Um abraçaço!

sábado, 6 de setembro de 2025

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

A Medida Provisória 1313/20 cria o programa Gás do Povo, para ampliar a oferta de gás de cozinha a famílias de baixa renda. A estimativa do governo federal é beneficiar 50 milhões de pessoas, aproximadamente 15,5 milhões de residências, o triplo do antigo programa, o Auxílio Gás.

O benefício contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218). Quem hoje recebe o Auxílio Gás continuará recebendo o valor do benefício enquanto a migração de um programa para o outro estiver em andamento.

Uma das novidades do Gás do Povo é a possibilidade de retirada gratuita do botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) diretamente nos revendedores credenciados. No modelo anterior, o benefício era pago em dinheiro.

O Gás do Povo também mantém a possibilidade de repasse em dinheiro, com valores correspondentes a, no mínimo, 50% sobre o preço médio do botijão, mas os beneficiados só poderão escolher uma das modalidades.

Número de botijões

Na modalidade de retirada direta, o número de botijões disponíveis variará conforme a quantidade de pessoas por família beneficiada:

  • famílias com dois integrantes receberão até três botijões por ano;
  • com três integrantes, quatro botijões por ano; e
  • famílias com quatro ou mais integrantes, até seis botijões por ano.

O acesso ao botijão não será cumulativo entre períodos sucessivos e terá validade máxima de seis meses.

A expectativa é que sejam distribuídos, no total, 65 milhões de botijões por ano.

Investimento

O investimento do governo federal para a implementação do Gás do Povo será de R$ 3,57 bilhões em 2025 (já previstos na Lei Orçamentária Anual – LOA); e de R$ 5,1 bilhões para 2026.

Tramitação

A MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para virar lei.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

REFLEXÃO DO DIA 06.09.25

Diante da necessidade, da dificuldade e do desespero do nosso próximo que pede ajuda, se sabemos que podemos socorrê-lo, meçamos as consequências da nossa negativa para ele e, principalmente, para nós. É fácil perceber e avaliar. 

Passemos para o outro lado, e nos coloquemos no lugar dele e, se houver um mínimo de bondade dentro de nós, tudo se modificará em favor da prática do bem e da caridade cristã.

Que bom seria se todos pensássemos assim: "Quero ver o outro com o mesmo amor que gostaria que me vissem, pois, quando me ponho no lugar do outro o problema muda de significado e de perspectiva.

Se antes era apenas minha verdade, agora aparece a dele; o que me parecia oportunismo passa a ser defesa; o que parecia maldade converte-se em mera ignorância e o que parecia agressão e violência transforma-se em autodefesa pela força do desespero causado pela necessidade. 

Nas questões difíceis é onde mais devo olhar o outro lado para não fazer mau juízo e, talvez, prejudicar de forma irreversível o meu próximo, e, ainda, para depois não sofrer as consequências inevitáveis do remorso".

Creiamos ser interessante adotarmos uma boa premissa de vida, e para o conforto da nossa consciência: "Antes de dizermos  não a alguém, nos coloquemos no lugar dele, pois, a justa bondade enxerga a verdade por inteiro, e dos dois lados". 

Enfim, a grande realidade: hoje ELE, amanhã EU!

Que tenhamos um excelente sábado e um fim de semana muito feliz!


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 05.09.25

Ninguém vive só. Nossa alma e nossas atitudes são sempre núcleo de influência para as demais pessoas que nos cercam.

Nossos atos possuem linguagem ativa e positiva. Nossas palavras atuam fora do alcance de nossa visão, pois, nos achamos magneticamente associados uns aos outros. 

As ações e reações que provocamos é que caracterizam a nossa marcha. É preciso saber, portanto, que espécie de forças projetamos naqueles com quem dividimos o nosso dia a dia.

Nossa conduta é um livro aberto, pois, somos observados até sem percebermos. Por isso, quantos de nossos gestos, que imaginamos insignificantes, alcançam o nosso próximo gerando inesperadas reações? 

Quantas frases, aparentemente inexpressivas, saem de nossa boca e provocam grandes acontecimentos? E a cada dia emitimos sugestões para o bem ou para o mal, arrastando com nosso exemplo aqueles que nos confiam o rumo a seguir. E qual o caminho que as nossas atitudes estão indicando?

É verdade que não dispomos de recursos para analisar com precisão a extensão da influência que exercemos sobre tudo e todos à nossa volta, mas podemos examinar a qualidade essencial  dessa influência. Nos acautelemos, pois, com esse alimento invisível que fornecemos às vidas que compartilham a nossa caminhada.

Sabemos que o destino se descortina à nossa frente em fluxos e refluxos e, por isso mesmo, não nos esqueçamos de que, as forças que hoje exteriorizamos em nossas atitudes, voltarão ao centro de nossas atividades mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente.

Com esta sexta-feira, iniciemos o nosso final de semana avaliando as nossas atitudes, por menores que sejam, e as direcionemos à prática do bem.

Um abraçaço!

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 04.09.25

O católico recebe o sacramento do batismo e ganha um selo para identificação pessoal na estatística da Igreja a que pertence; o reformista das letras evangélicas entra no mesmo cerimonial  e conquista um número no cadastro religioso a que se filia.

O espiritista incorpora-se a essa  ou àquela entidade consagrada à Doutrina Consoladora e participa verbalmente do trabalho renovador.

Todos esses Aprendizes da escola cristã se reconfortam e se rejubilam. Todos partilham a esperança no céu; a exaltação da Divina Bondade, outros ainda recebem mensagens luminosas e reveladoras de emissários celestiais.

É imperioso reconhecer, porém, que se a semente é auxiliada pela adubação, pela água e pelo sol, é obrigada a trabalhar dentro de si mesma, a fim de produzir. Assim, adubemos também a semente da revelação com que a fé nos beneficia e santifiquemos o nosso caminho, espalhando o bem. 

Nossa vida pode converter-se num manancial de bênçãos para os outros e para a nossa alma, se nos aplicarmos, em verdade, ao Mestre do amor e da caridade. 

Nesta quinta-feira, nos lembremos de que, não somos nós quem esperamos pela Divina Luz, é a Divina luz, força do céu ao nosso lado, que está sempre esperando por nós.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 03.09.25

Há roubos de variada natureza, jamais catalogados nos códigos da justiça terrena mas, com infalível acerto posterior no Tribunal Divino, tais como: 

Furtos de tempo aos que trabalham; assaltos à tranquilidade do próximo; depredações da confiança alheia; invasões aos interesses dos outros; apropriações indébitas, através do pensamento; espoliações da alegria e da esperança do nosso próximo e outros mais.

Com as chaves falsas da intriga e da calúnia, da crueldade e da má-fé, almas impiedosas existem, penetrando sutilmente nos corações desprevenidos, dilapidando-os em seus mais valiosos patrimônios espirituais.

Por esse motivo, a palavra de Paulo, o Apóstolo dos gentios, se reveste de sublime significação ao advertir compassivamente: "Aquele que furtava, não furte mais".

Se aceitamos os ensinamentos cristãos por norma de elevação da nossa vida, procuremos, acima de tudo, ocupar as nossas mãos em atividades edificantes, a fim de que possamos ser realmente úteis aos que necessitam, pois, a preguiça está na gerência do mal, e quem alguma coisa faz, tem sempre algo a repartir.

Portanto, mantenhamos, o nosso posto de trabalho a serviço do bem, cumprindo dignamente as nossas obrigações de cada dia e, atendendo aos deveres que o Supremo Criador nos confiou, atravessaremos o caminho terrestre sem furtar a ninguém.

Que tenhamos uma excelente quarta-feira com saúde e paz.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 02.09.25

É comum, principalmente nos momentos de dificuldades, dizermos que confiamos em Deus. Mas, se o dia nos aparece em cores contrárias à nossa expectativa, demonstramos uma deplorável indigência de fé.

Afirmamos cultivar o amor que o Divino Mestre nos legou, entretanto, se o companheiro exterioriza pontos de vista diferentes dos nossos, mostramos enorme pobreza de compreensão, nos entregando ao desagrado e à censura.

Declaramos aceitar os ensinamentos do Evangelho em sua pureza e simplicidade, contudo, se Deus nos pede um sacrifício perfeitamente compatível com as nossas possibilidades, exibimos incontestável carência de cooperação, lançando provocações e solicitando reparações.

Asseveramos procurar fazer a Vontade do Pai, no entanto, se os nossos caprichos não se encontram satisfeitos, mostramos lastimável miséria de paciência e esperança, jogando nossos melhores pensamentos no lamaçal do desencanto e da inércia.

Nos perguntemos sem receio: por acaso, acenderemos a luz, permanecendo nas trevas? Daremos testemunho de obediência, exaltando a revolta? Ensinaremos a serenidade, inclinando-nos ao desespero? 

Proclamaremos a glória do amor, cultivando o ódio?

Ora, a palavra do Cristo não nos convida a marchar na fraqueza ou na lamentação como se fôssemos tutelados pela ignorância. Antes, nos incentiva e ensina a caminhar iluminados pela Boa Nova que deve habitar a nossa alma, irradiando, ricamente, a luz da nossa fé e a tranquilidade redentora da nossa crença.

Nesta terça-feira, meditemos por alguns instantes sobre a incumbência da nossa Divina Missão terrena,  carregada de responsabilidades, mas com abundantes e reais possibilidades de fiel cumprimento oportunizadas pelo Supremo Criador.


Um abraçaço!


REFLEXÃO DO DIA 01.09.25

Quando o buril começou a ferir o bloco de mármore embrutecido, a pedra, em desespero, clamou contra o próprio destino, mas depois, ao se perceber admirada, encarnando uma das mais belas concepções artísticas do mundo, louvou o pincel que a dilacerara.

A lagarta arrastava-se com extrema dificuldade, e, vendo as flores tão belas e perfumosas, revoltava-se contra o seu corpo disforme; contudo, um dia, a massa viscosa em que se amargurava converteu-se nas asas de uma ágil e graciosa borboleta e, então, enalteceu o feio corpo com que a natureza lhe preparara o vôo feliz.

O ferro rubro colocado na bigorna, espantou-se e sofreu, inconformado; todavia, quando se viu desempenhando importantes funções nas máquinas do progresso, sorriu reconhecidamente para o fogo que o purificara e engrandecera.

A semente lançada à cova escura, chorou atormentada, e perguntou por que motivo era assim confiada ao extremo abandono; entretanto, em se vendo transformada em arbusto, avançou para o Sol e fez-se árvore respeitada e generosa, abençoando a terra que a isolara no seu seio. 

Meditemos sobre todos esses edificantes exemplos, e não nos cansemos de fazer o bem. Quem hoje não nos compreende a boa vontade, amanhã nos louvará o devotamento e o esforço. Jamais nos desesperemos, e auxiliemos sempre, pois, a perseverança é a base da vitória.

Não nos esqueçamos de que, ceifaremos mais tarde, em nossa lavoura de amor e luz, contudo, só alcançaremos a divina colheita se caminharmos para adiante, entre o suor e a confiança, e sem nunca nos desfalecermos.

Iniciemos, com esta segunda-feira, uma semana de otimismo e fé nas nossas infinitas possibilidades.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 19.10.25

Aprendamos a gostar de nós mesmos, aceitando-nos como realmente somos, percebendo sempre o nosso lado positivo, com todos os nossos defeitos...

OS MELHORES PITACOS