terça-feira, 20 de abril de 2021

MOURÃO DIVERGE DE BOLSONARO QUANTO À AÇÃO AMBIENTAL E PROPOSTA À CÚPULA DE LÍDERES

Hoje, em entrevista coletiva na foto, o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia, general da reserva Hamilton Mourão, voltou a divergir de Bolsonaro quanto à questão ambiental. Ele disse que o Brasil tem assento garantido na mesa mundial de negociações sobre o clima, mas precisa apresentar resultados no combate ao desmatamento da Amazônia, em vez "mendigar" recursos externos para combatê-lo.

Ainda segundo Mourão, o Brasil tem de assumir suas responsabilidades climáticas, embora contribua com apenas 3% das emissões de poluentes no mundo. Ele destacou, contudo, que 40% dos 3% citados é devido ao desmatamento. Por isso, conforme concluiu, o País tem de fazer sua parte dentro do Acordo de Paris.

Bolsonaro tentou tirar o Brasil dele, logo no início do seu governo seguindo o mau exemplo dado pelo então aliado e presidente dos EUA, Donald Trump. A decisão desse foi revertida recentemente por Biden.

Bolsonaro, dificilmente a exemplo de Trump, será reeleito por causa de ações e omissões ilegais em, pelo menos, duas áreas importantes: Ambiental e Saúde, sendo que nessa devido ao desgoverno no combate à pandemia e que agora é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito. Ela será instalada nesta semana para desespero do presidente negacionista. Trump deu sorte de não ter enfrentado também uma já fora do cargo e que inviabilizaria ainda mais uma nova eventual candidatura presidencial.

Aliás, coincidentemente, a renomada ambientalista Greta Thunberg disse hoje que meio ambiente e saúde estão interligadas porque a destruição do flora tem reflexo na fauna e, consequentemente, no surgimento de doenças como a Covid 19. Ela doou 100 mil euros ao consórcio da OMS (Covax) para distribuição de vacinas ao países, especialmente aos desfavorecidos.

Autor: César Francisco Alves

Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 26.03.24

É comum as pessoas dizerem umas às outras: "Que Deus o abençoe"! Este é um hábito bom, de forma especial dos  pais para os filhos,...

OS MELHORES PITACOS