sábado, 8 de abril de 2023

REFLEXÃO DO DIA 08.04.23

Se refletirmos bem, será que concordaremos com a tão comum afirmativa de que “somos eternos aprendizes na escola da vida”? Esta condição não estaria ligada à nossa disposição e obrigação de fazermos o “dever de casa” diariamente”? 

Sabemos que a tarefa diária da “escola da vida” não é nada fácil. Mas, que tal nos esforçarmos mais a cada dia para o aprendizado, acrescentando algumas dicas às que certamente já teríamos? Por exemplo:

“Ceder um pouco em nossas opiniões mais inflexíveis; guardarmos silêncio em circunstâncias prejudicais ao nosso próximo; escutar difíceis confidências sem nos escandalizarmos; aceitar as pessoas como elas são sem constrangê-las a mudar”.

“Admitir que, muitas vezes, nos equivocamos no juízo que fazemos sobre alguém; que devemos compreender sem esperar a compreensão alheia; estarmos sempre a serviço do bem ao nosso semelhante; reconhecer nossas imperfeições e a obrigação de nos renovarmos a cada instante”.

“Entendermos que na “jornada evolutiva” todos os companheiros são iguais; que toda conquista pessoal se alicerça no esforço e na dedicação individual... e tantas outras dicas”.

Ante a uma honesta avaliação, nos perguntemos: sabemos o que é essencial ao conhecimento de nós mesmos para agir melhor, ou permanecemos ainda nos rudimentos da verdadeira sabedoria?

Não seria interessante meditarmos um pouquinho sobre este tema neste sábado? Alguma sugestão a mais nos aparecerá, com certeza.

Um abraçaço!

Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 01.04.24

Quando nos defrontamos com os nossos erros, limitações e fracassos, nós tendemos a rebaixar os níveis de nossa autoestima, com graves prejuí...

OS MELHORES PITACOS