domingo, 7 de maio de 2023

REFLEXÃO DO DIA 07.05.23

A simplicidade é uma virtude que atrai as pessoas. Observemos que todos os grandes sábios e gurus da humanidade foram pessoas simples, e de hábitos ainda mais simples. Lembremos três exemplos emblemáticos: 

"O Divino Mestre Jesus, em suas andanças nos seus três anos de Apostolado entre nós humanos, não tinha sequer onde pousar a cabeça; o fidalgo e rico Francisco de Assis, deixou tudo, para se tornar o "Pobrezinho de Assis", e Gandhi, um campeão da paz, só deixou as suas vestes como herança. 

Mas, todos esses personagens, além de tantos outros, melhoraram o mundo e atraíram as massas com seus exemplos, ganhando o reconhecimento da humanidade. Por que não tentarmos aprender um pouco com eles?

A prática da simplicidade, nos tornará mais queridos e admirados. As pessoas bem-intencionadas nos perceberão e se aproximarão de nós, naturalmente, se tornando nossos amigos, numa empatia recíproca.

Observemos que, salvo raras e boas exceções, a ostentação da riqueza e do luxo trazem consigo a avareza, a arrogância e a soberba, além de provocar em muitos a cobiça e a inveja, todos, sentimentos que degradam e aniquilam a vida das pessoas.

Portanto, mesmo sem um "voto de pobreza", sejamos humildes e simples, utilizando com parcimônia e sabedoria, a riqueza que Deus nos permite obter, falando e agindo com naturalidade e, sempre que possível, auxiliemos os mais necessitados.

Lembremos, neste domingo, das palavras do Mestre:  "Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Deus é tão simples que se esconde atrás das nossas mínimas obras. A Humildade e a Simplicidade são almas gêmeas. Pratiquemo-las, pois!

Um abraçaço!

Nenhum comentário:

REFLEXÃO DO DIA 26.03.24

É comum as pessoas dizerem umas às outras: "Que Deus o abençoe"! Este é um hábito bom, de forma especial dos  pais para os filhos,...

OS MELHORES PITACOS