quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 31.12.25

É costume dizermos que a vida é uma correria sem fim e que não nos sobra tempo pra nada, não é assim? Então, observemos se nós não estamos nos excedendo no ritmo de vida.

Nos nossos dias, é muito natural a pressa diária no atendimento de situações "inadiáveis" ou busca de soluções de problemas que "não podem" esperar o depois.

No entanto, sejamos precavidos, procurando evitar os excessos. Eles podem ser a sobrecarga que o nosso sistema nervoso não tem condições de suportar. Agindo sem a devida calma, nós sufocamos o cérebro e asfixiamos o coração. 

É bom nos lembrarmos de que, nós é que devemos controlar o ritmo de vida e não o contrário. Dominar a pressa e a ansiedade é diminuir as  pressões e, em consequência, dar a nós mesmos a qualidade de vida indispensável ao nosso bem estar emocional e físico.

Nesta quarta-feira, pensemos e valorizemos ainda mais a nossa saúde. Ela é a base para a solução de todos os nossos problemas, e relaxemos um pouco a nossa agenda. Nós merecemos!


Um abraçaço!

Jose Rodrigues Ir.'.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 30.12.25

A simplicidade é uma virtude que atrai as pessoas. Observemos que todos os grandes sábios e gurus da humanidade foram pessoas simples, e de hábitos simples.

Lembremos três exemplos emblemáticos: 

"O Divino Mestre Jesus, em suas andanças nos seus três anos de Apostolado entre nós humanos, não tinha sequer onde pousar a cabeça; o fidalgo e rico Francisco de Assis, deixou tudo, para se tornar o "Pobrezinho de Assis", e Gandhi, um campeão da paz, só deixou as suas vestes como herança. 

Mas, todos esses personagens, além de tantos outros, melhoraram o mundo e atraíram as massas com seus exemplos, ganhando o reconhecimento da humanidade. Por que não tentarmos aprender um pouco com eles?

A prática da simplicidade, nos tornará mais queridos e admirados. As pessoas bem intencionadas nos perceberão e se aproximarão de nós naturalmente, se tornando nossos amigos, numa empatia recíproca.

Observemos que, salvo raras e boas exceções, a ostentação da riqueza e do luxo trazem consigo a avareza, a arrogância e a soberba, além de provocar em muitos a cobiça e a inveja, todos, sentimentos que degradam e aniquilam a vida das pessoas.

Portanto, mesmo sem um "voto de pobreza", sejamos humildes e  simples, utilizando com parcimônia e sabedoria a riqueza que Deus nos permite obter, falando e agindo com naturalidade e, sempre que  possível, auxiliemos os mais necessitados.

Lembremos, nesta terça-feira, das palavras do Mestre:  "Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Deus é tão simples que se esconde atrás das nossas mínimas obras. A Humildade e a Simplicidade são almas gêmeas. Pratiquemo-las, pois!


Um abraçaço!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 29.12.25

Que tal iniciarmos esta manhã com um agradecimento especial ao Criador pela graça de mais um dia de vida que nos chega, oferendo-Lhe nossa disposição de sermos melhores hoje do que fomos ontem?!

"Senhor, quero ser forte neste dia, olhar de frente os meus problemas, os desenganos, as adversidades e todas as dificuldades que possam surgir à minha frente.

Desejo ser resistente como a rocha, forte como o tronco de uma grande árvore, esperançoso como a terra que aguarda a chuva, enérgico comigo mesmo e condescendente com os outros.

O que as pessoas são só interessa a elas, restando-me entendê-las, sem ser juiz ou carrasco, mas que eu saiba ser justo e perfeito com elas como ensina a minha crença, começando por mim mesmo.

Sei que os problemas, se os tratar com firmeza de espírito, serão um nada e desaparecerão; se os encarar com os nervos à flor da pele, de tornarão mais graves e me ferirão.

Transmite-me, Senhor, forças para levar adiante as minhas boas intenções e resoluções, jamais perdendo a paciência com as situações, e a paz com todos que me cercam.

Assim peço, com muita humildade. Muito obrigado e que nesta segunda-feira eu sinta a força da Sua presença e da Sua proteção. Amém!"


Um abraçaço! 

Jose Rodrigues Ir.'.

domingo, 28 de dezembro de 2025

As diferenças estão ai

Assim, uma lâmpada de 40 watts não espalha a mesma claridade de uma outra de 80 watts. 

Além disso, se uma é azul e a outra é vermelha, a luz que delas emana é bem diferente. 

Entretanto, em cada caso, a eletricidade que as penetra é idêntica. 

Da mesma forma, todos os homens são animados pela mesma energia cósmica, mas o modo como cada um manifesta sua intensidade e seus atributos varia, não em função de sua raça, sexo ou corpo físico, mas em função de sua evolução interior e do meio exterior em que se encontra. 

Assim, a diferença que podemos notar entre os seres humanos se situa essencialmente em sua personalidade terrena, e não em sua essência espiritual.

O Bem é Tudo

Faze o bem enquanto estás vivo e não te importes com o que se fale a este respeito.

O bem, nada mais é que, uma “Centelha Divina” que está dentro de nós.

Como a borboleta que não vê suas próprias cores, como o jasmim que não toma tento do perfume que esparge ao seu redor, assim é o homem, que não consegue olhar para dentro de si e descobrir o que de melhor lhe foi reservado.

 “A vaidade é muito poderosa no coração do homem; a intemperança o leva para onde quer; o desespero domina grande parte dele, e o medo proclama: “vê, não tenho rival neste coração!”

 

Mas a vaidade vai mais longe que todos eles.

REFLEXÃO DO DIA 28.12.25

Se tivemos uma noite mal dormida, se ontem tivemos uma desavença com alguém, um revés no trabalho ou nos negócios, ou mesmo um desentendimento caseiro, encaremos essas dificuldades como coisas naturais. 

Afastemos os sentimentos de revolta ou de pessimismo. Elevemos o nosso pensamento para o alto, e não aceitemos caminhar para o insucesso, a fim de não atraí-lo definitivamente.

Nos consideremos fortes, saudáveis, capazes de vencermos a dor e os obstáculos, e treinemos nossa capacidade de resistência utilizando o nosso pensamento positivo, nos reerguendo sempre. 

Tiremos proveito das contrariedades e afirmemos sempre, para nós mesmos, que estamos bem, que nada de mal pode nos atingir, pois, além de coragem, esperança e fé, temos Deus ao nosso lado. É na queda que a água ganha maior força.

Com este domingo radiante, preparemos o início de uma semana de otimismo e de confiança numa vida melhor e mais feliz. Nós merecemos!


Um abraçaço!

Jose Rodrigues Ir.'.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 26.12.25

Acreditemos estar em nós fazer com  que as coisas andem mais rápido, sem, contudo, nos afligirmos com o tempo de espera. Não caiamos no domínio dos nervos, pois, com paciência e serenidade as soluções virão.

Controlemos o ímpeto e acalmemos o nosso espírito. Essa atitude redundará em imediato benefício, impedindo os constantes revides que a vida nos reserva quando menos esperamos.

Não atropelemos os fatos com a impaciência e a precipitação, nos conscientizando de que as soluções são melhores quando chegam na hora certa. Para aproveitarmos melhor o tempo, digamos pra nós mesmos e com otimismo:

"Vou agir pensando no sucesso. Não perderei tempo com as coisas negativas, porque se assim fizer, só encontrarei nos outros e nos fatos, os defeitos que estão em mim, pois, são estes que fazem enxergar aqueles.

Então, usarei o tempo para acreditar mais em mim, no meu potencial, e me esforçarei para corrigir meus erros, agindo com determinação. Respeitarei o meu próximo e me aproximarei mais de Deus pela oração. Terei sempre a certeza de que tenho reservas de alegria, ânimo e paz a me garantir uma vida melhor".

Com esta sexta-feira, preparemos um final de semana, com a certeza de que o tempo é nosso aliado, e que, se bem aproveitado é sempre benefício conquistado. Além do mais, sabemos que não são boas as frutas que amadurecem antes da hora!

Um abraçaço!

Ir.'. José Rodrigues

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 25.12.25

Hoje é um dia especialíssimo para toda a humanidade. Nesta noite que passou, mais uma vez, "nasceu para nós uma Criança", sinal e fonte de eterna esperança. 

Natal! Festa de todo mundo, nos faz lembrar que Deus, mesmo sendo Infinito e Poderoso, se fez pequenino e pobre, para elevar até à Sua grandeza os pobres e pequenos, que somos todos nós.

Para quem adora e para quem não conhece; para quem crê e para quem não aceita essa verdade Cristã, "A Criança que nasceu é, e será sempre a nossa paz, pois, armou sua tenda entre nós." 

Glória a Deus e paz na terra! Paz para todas as criaturas, porque a todas Deus quer bem! Assim, mais que sol e chuva para todos, desçam copiosas bênçãos do nosso Criador, que conosco renasce a cada dia em nossos corações, num Natal cotidiano.

Nos lembremos de que, o amor faz todos semelhantes a Deus, que se fez igual a nós, também por amor. E que a paz que os anjos anunciaram nesta noite, ressoem em nossos corações, nos tornando eficientes e fiéis multiplicadores da "Boa Nova" de que nos fala o Livro Sagrado.

Um Feliz Natal, com uma quinta-feira cheia de amor e paz para todos nós, para nossos familiares e amigos, e para toda essa família universal que se chama Humanidade!


Um abraçaço!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 24.12.25

A paz que procuramos está dentro de cada um de nós. Na verdade, tudo está dentro de nós. A paz ou a intranquilidade, o amor ou o ódio, a riqueza ou a pobreza, a saúde ou doença, e tantas coisas mais. 

Tudo depende de como encaramos a vida. Se apenas  enxergarmos o lado bom das pessoas, das coisas e dos fatos, a paz estará ao nosso alcance. Mas, se pendermos para a visão negativa de tudo que nos cerca, criaremos um constante espinheiro em forma de vida e um dissabor permanente.

A melhor saída é confiarmos em Deus, e não nos impressionarmos em demasia com situações de desespero e aflição no dia a dia. Mantenhamos a paciência e a calma e em nada nos precipitemos. Quantas vezes, já foram marcadas datas para o "fim do mundo"? E Ele está aí.

Não nos abalemos com as más notícias. Pensemos primeiro, que a nossa vida e a de toda a humanidade estão nas mãos do nosso Criador. Que a Sua sabedoria e o Seu poder faz com que nada aconteça sem o Seu infalível consentimento, e sigamos em frente, confiantes na Sua proteção e na nossa capacidade. 

Busquemos, nesta quarta-feira, véspera de Natal, focarmos nossas atitudes no incrível poder mental com que Deus nos dotou, no otimismo, no nosso trabalho e, sobretudo, na nossa fé, e a vitória não nos escapará.


Um abraçaço!

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 23.12.25

O bem permanece para sempre. A bondade da Sabedoria Divina nos ensina que o bem sempre prevalecerá sobre o mal. Deus na aplicação da Sua  justiça jamais permitiria que o bem sucumbisse ao mal.

O mal é a ignorância da pessoa inculta e cega em sua pobreza de espírito. O mal desaparece naturalmente quando abrimos os olhos para o esclarecimento baseado na fé, no amor e na caridade.

O bem é eterno, pois, sua ação continuará nos beneficiando se sempre o praticarmos. Ele ilumina o nosso caminho, abrindo portas e horizontes em nossa vida, trazendo progresso, alegria e felicidade.

Valorizemos essa prática, seguindo sem receio a sábia religiosidade popular que nos orienta: "façamos o bem sem olhar a quem". Não deixemos passar as oportunidades de fazê-lo, e com isso gerarmos créditos em nosso favor na conta bancária celestial.

Sabemos que todo bem, feito a outrem, retorna a nós de forma multiplicada.

É o rendimento natural do amor, na prática da caridade desinteressada, pois, o interesse no retorno da ajuda, anula os méritos da boa ação pretendida. 

Utilizemos alguns minutos desta terça-feira, para nos lembrarmos de que, todo bem vem de Deus e em Seu nome deve ser exercido, e que o seu valor nos será creditado na exata medida da intensidade do amor com que o praticarmos.

Um abraçaço!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 22.12.25

A chuva, o sol, o frio e o calor fazem parte do dia-a-dia da natureza, assim como nós também fazemos parte dela. Estamos todos no mesmo barco. A vida em nosso planeta é completa.

Já paramos para pensar que as as plantas, os rios, os animais, qualquer ser vivente, a terra e até a atmosfera têm, por que não dizer "sentimentos", reagindo de forma adequada ao tratamento que recebem tal qual nós, seres humanos?

Por isso não nos revoltemos ou maldigamos,  quando algum fenômeno climático acontece, trazendo consigo destruição e sofrimento. Também em relação ao ambiente em que vivemos, prevalece a máxima irrefutável: "A semeadura é segundo a vontade, mas a colheita é segundo a lei".

A natureza é sábia em toda sua amplitude, nós homens é que não aprendemos com ela a sermos sapientes o suficiente para respeitá-la, assim como nós julgamos que devamos ser respeitados.

E outra verdade, nada acontece sem o consentimento do Alto. Por isso, não nos revoltemos contra as forças da natureza em suas respostas. Devemos sim, entender, que ela não é vingativa, porém, tem motivos de sobra para se rebelar contra a forma como é tratada por nós homens.

Meditemos, nesta segunda-feira, sobre esta indispensável relação, homem/natureza, nos lembrando de que ambos somos obras da Divina Providência, devendo viver em harmonia e abundância.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 21.12.25

Alimentar dúvidas a respeito de nós mesmos e da nossa capacidade é algo que nós jamais devemos fazer. Deus nos dotou de inteligência e habilidade suficientes para vencer qualquer obstáculo. 

Se nos encontramos nessa condição, experimentemos enfrentar os desafios de nossa trajetória, pensando somente na vitória final e jamais nas impossibilidades e no fracasso. O pensamento negativo é atraso de vida.

Todavia, se fracassarmos, por este ou aquele motivo, não nos decepcionemos, pois, vale mais a experiência vivida na tentativa do acerto, do que o medo de encarar a realidade, seja qual for, sem ter tentado.

Talvez, por inexperiência, nem saibamos ou até nem nos conheçamos o bastante, para descobrirmos que temos condições e que podemos vencer as dificuldades e atingir os nossos objetivos de vida. 

Utilizando de humildade e confiança, nos coloquemos nas mãos protetoras do nosso Criador, oremos com fé e esperança, e tudo ficará mais fácil. Deus é nosso Pai, e Ele não abandona quem n'Ele confia. 

Que tenhamos um domingo de paz e alegria, recheada com as bênçãos do Senhor dos mundos.


Um abraçaço! 

REFLEXÃO DO DIA 20.12.25

Não nos deixemos levar pela pressa, exercitando sempre a grande virtude da paciência. A oportunidade que temos de treiná-la é exatamente nos momentos de desconforto e até de despreparo. 


Se estivermos passando por um momento destes, de dificuldades e de grande preocupação, não percamos a oportunidade de exercitá-la. A impaciência e a precipitação, quase sempre, contribuem para que aumente o nosso sofrimento.


Tenhamos um pouco mais de tranquilidade, busquemos o reforço da paz interior, nos coloquemos em oração ao nosso Criador que é a maior força ao nosso dispor, e logo surgirá a ideia mais apropriada para a solução dos nossos problemas.


Apliquemos o antigo e sábio provérbio latino: "Pacientia est magistra vitae", a Paciência é a Mestra da vida. Ora, como Mestra é sempre uma excelente companheira frente a qualquer obstáculo. Portanto, sejamos pacientes conosco mesmos, pois, sim, nós merecemos todas as chances.


Que tal iniciarmos o final de semana, com este sábado, buscando sempre a calma necessária ao encontro de melhores soluções para os nossos problemas, e chegarmos à conclusão de que não eram tão preocupantes e graves assim?


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 19.12.25

A verdadeira amizade é uma pérola de inestimável valor.

Ela merece toda a nossa atenção e cultivo. A amizade que nos é dedicada precisa ser correspondida com todas as gentilezas possíveis. Não nos recolhamos e nem nos afastemos dela. Nós também temos muito a oferecer, pois, há muito amor trancado em nosso íntimo.


Procuremos ser o amigo certo na hora certa e, principalmente, na hora incerta. Não tenhamos vergonha de demonstrarmos a nossa amizade, contudo, não ajamos assim na expectativa de sermos correspondidos. 


Nem todos são como nós, e é importante que toleremos as faltas dos nossos amigos. Eles também precisam da nossa compreensão. 


Selecionemos bem os nossos amigos e ajamos com eles na pureza das atitudes, e na ajuda desinteressada. E não permitamos que o tempo as consuma principalmente por falhas nossas em atitudes impensadas e egoistas. 


Busquemos valorizar mais ainda nossos verdadeiros amigos nos lembrando de uma frase muito interessante, e que valoriza sobremaneira a boa amizade: "Um irmão nem sempre é um verdadeiro amigo, mas um verdadeiro amigo é sempre um irmão". A verdadeira amizade é e será sempre uma via de “mão dupla” desconhecendo tempo e sacrifício. 


Que esta sexta-feira seja carregada deste importante sentimento, e traga com ela um final de semana muito feliz com nossos amigos.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 18.12.25

Quantas vezes já dissemos: meu dia deveria ter mais de vinte e quatro horas, não me sobra tempo pra nada!?


Todavia, procuremos nos esforçar para dedicarmos alguns minutinhos durante o dia à meditação. Feita com sinceridade, a meditação é um proveitoso exercício da alma na direção dos fluídos positivos emanados de Deus, nossa força superior.


A meditação nos traz benefícios, fortalecendo nossa paz interior. Por ela, descobrimos os segredos que estão guardados no recesso da nossa consciência, nos encontrando a nós mesmos e até ajudando os outros também a se encontrarem.


Tentemos dar preferência à meditação logo pela manhã, ao levantarmos, ou à noite, antes de nos recolhermos ao nosso leito, aproveitando para agradecer ao Criador pelo dia que vamos viver ou pelo dia que vivemos.


Determinemos como importante, tirarmos os nossos minutinhos para a meditação, afinal, não existe hora certa pra falar com Deus. Ele nos ouve a qualquer hora e em qualquer lugar. E Ele quer nos ouvir.


É assim, esta quinta-feira estará carregada da presença e do amor de Deus a nos proteger.


Um abraçaço! 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 17.12.25

Estamos passando por um instante de angústia, de inconformismo e de desânimo? Não nos desesperemos por isso. Os desencontros, os dissabores e objetivos não alcançados, fazem parte da vida de todas as pessoas. 

Há uma hora em que, realmente, tudo parece se movimentar em nosso redor de forma desfavorável. As ações das pessoas e os acontecimentos parecem estar carregados de maldade contra nós num horizonte sempre negro.

No fundo do nosso coração estamos pedindo socorro. Queremos uma mão forte que nos dê força e nos sustente, uma palavra vigorosa e amiga que nos traga alívio. E nem sempre encontramos.

Nestes momentos de dor e aflição, paremos um pouco, nos concentremos firmemente na esperança e na força do pensamento positivo e acreditemos que tudo, ao final, nos sairá bem. Olhemos para dentro de nós e confiemos no Deus amoroso que ali está para nos socorrer.

Ele é a força, é a proteção, e é o nosso único porto realmente cem por cento seguro ao nosso alcance. E qual o bom filho que buscando e se comunicando com um Pai tão amoroso e bom, não alcançará o alívio protetor tão esperado?

Que esta quarta-feira, seja um dia de certeza de que estará carregado do amor de Deus, com muita alegria e de muita paz. Ele está conosco!


Um abraçaço!

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 16.12.25

O que mais nós precisamos é de amor. Ninguém existe que não necessite de muito amor, nem mesmo os animais e plantas ou qualquer ser vivente.

Amor é compreensão, doçura, elevação, alegria e discernimento e geração. O amor gera a paz e desperta a verdadeira felicidade. Dá sentido à vida.

Portanto, é de amor que nós precisamos. Mas busquemos mais amar que sermos amados. Amando os outros, o "sermos amados" será uma simples consequência. 

Ao amarmos, saciaremos a nossa sede de paz no coração e sentiremos sempre, e a cada dia, o despertar da alegria de viver. É a lei da reciprocidade na sua forma mais  pura e dignificante. Foi Deus que fez assim.

Pensemos nisso, nesta terça-feira, e estejamos em paz conosco mesmos e com o nosso próximo!


Um abraçaço!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 15.12.25

Não permitamos que a discórdia entre em nosso lar.

O ambiente doméstico, onde a família impera, é como um santuário e ele deve ser inteiramente preservado de qualquer vibração nociva, disputas internas ou lutas demolidoras entre os seus membros.

Não permitamos que o nosso lar seja invadido pela desarmonia e pelo desamor. Não nos esmoreçamos no trabalho diário de sustentação do nosso lar. Comecemos modelando a nossa voz, falando com amor, sem azedumes ou afetação.

Falemos de coisas alegres e sadias e, sobretudo, respeitemos os ouvidos dos outros, procurando ouvir mais do que falar. Escolhamos bem os assuntos e coloquemos sentimentos na voz, fazendo-a se elevar em prazer tão forte, que exale o verdadeiro amor familiar. 

Um lar harmonioso é árvore generosa a produzir frutos pelo tempo afora. E a voz é canal permanente de luz, e sublime dom que Deus nos deu para construirmos alegria e paz, num "cantar" permanente de esperança e felicidade.

Hoje, segunda-feira, ao nos dirigirmos a qualquer dos nossos familiares, utilizemos uma voz carregada de amor, serenidade e paz! Terminaremos bem o nosso dia, e mais felizes.


Um abraçaço!

domingo, 14 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 14.12.25

Ser otimista é trabalhar, conservando um estado de espírito em constante sintonia com Deus e sua criação.


É condição que cada um possui a seu modo e de acordo com sua capacidade. É uma esperança de vida  que é característica única e especial em cada pessoa. 


O estado de espírito do otimista é reflexo direto do seu relacionamento com Deus que lhe é próprio. Cada um se relaciona a seu modo, de forma e intensidade diferentes. E essa compreensão é individual e intransferível. Nenhuma outra pessoa poderá sentir Deus em nós como nós O sentimos.


Mas é muito importante que nos esforcemos para transmitirmos ou deixarmos Deus transparecer aos outros através de nós, nos nossos relacionamentos e nas nossas atitudes. O que nos vai na alma é refletido no nosso rosto, na nossa feição, através do sorriso ou da amargura.


Portanto, procuremos estar sempre conectados com as forças benfazejas da Providência Divina e tudo o que propusermos realizar será mais fácil, tranquilo e produtivo. Os nossos objetivos serão alcançados e o prazer da vitória, uma consequência natural.


Um feliz domingo de paz e alegria para todos nós.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 13.12.25

Ninguém é tão perfeito que não precise das outras pessoas para sobreviver e progredir nas mais comesinhas necessidades diárias. Da mesma forma, ninguém é tão imperfeito que não possa ajudar alguém.


Transformemos nossas atitudes diárias em possibilidades constantes de ajuda ao nosso próximo, em casa, no trabalho, na nossa comunidade e até na igreja onde congregamos. 


Quantos de nós, tantas vezes, pregamos uma coisa e na prática fazemos outra?! Não vacilemos em nossa lida cotidiana  e a transformemos em luta constante na busca da perfeição que muitas vezes exigimos dos outros.


Façamos do nosso dia, da nossa casa interna e do nosso coração um Pronto Socorro de amigos e pessoas aflitas que nos acorrem em busca do abrigo consolador da palavra amiga ou do simples "ouvir".

Quanto mais trabalharmos pelos outros, mais estaremos agindo para o nosso próprio bem.


Se ainda não temos o saudável e necessário hábito da fé e do amor incondicional, é sempre tempo da busca incessante. Sentindo em nós, aliados no auxílio ao próximo, carente e infortunado, Deus multiplicar-nos-á as bênçãos e nós, não apenas cresceremos, mas, e sobretudo, seremos felizes,  muito mais felizes.


Iniciemos, com este sábado, um final de semana em que nos esforçaremos mais, o quanto possível,  no auxílio e na proteção daqueles que, necessitados, nos cercam ou conosco caminham.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 12.12.25

Não nos julguemos superiores a ninguém, e da mesma forma, não nos julguemos inferiores, pois, o sentimento de inferioridade é extremamente nefasto para a nossa vida. Todos os seres humanos são iguais perante Deus.


Lembremos daquela "máxima" popular que diz: "quem não nasceu pra servir, não serve pra viver!". E o Divino Mestre Jesus foi categórico ao nos ensinar com o Seu exemplo: "Eu vim para servir e não para ser servido".


Assim deve ser a nossa vida, uma eterna troca de favores e gentilezas sãs e necessárias. Servimos hoje e poderemos ser servidos amanhã, seja no trabalho, no lazer, na rua e, principalmente, na 

Família.


O servir é mais valioso do que ser servido, melhor ainda o "servir desinteressadamente". E quando somos servidos, procuremos sorrir para quem nos serve e agradeçamos, pois, o sorriso se torna um estímulo e uma felicidade para quem trabalha.


Tenhamos em mente que ninguém é auto-suficiente e que dependemos de tantos profissionais quanto entendermos a busca de uma melhor qualidade de vida e sobrevivência. 


Já pensamos no trabalho diário e dignificante do Gari da Varrição, do Coletor do nosso lixo caseiro, do Caixa e dos atendentes do Supermercado, do funcionário público e tantos outros? Os sirvamos com o nosso cumprimento e o nosso sorriso. 


Nesta sexta-feira, iniciemos a preparação de um final de semana carregado de gratidão, nos lembrando de que, ninguém pode ver a face de Deus se não aprender a servir com amor. Sejamos, pois,  felizes, servindo!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 11.12.25

Onde quer que estejamos ou cheguemos, é natural que quem nos veja pense algo  sobre nós, tendo uma impressão positiva ou negativa a nosso respeito.


Portanto, vivamos de tal maneira que os outros só possam ter bons pensamentos a nos dirigir, nos lembrando que Deus também está nos vendo, e é fundamental que sejamos merecedores do Seu olhar.


Quem sentir a nossa presença reagirá de uma forma ou de outra. Por isso, sejamos sempre alegres, prestativos, cordiais, e espalhemos bom humor por onde passarmos e todas as pessoas gostarão de estar conosco, e jamais ficaremos ou nos sentiremos sozinhos.


E o mais importante, Deus gostará de continuar fazendo em nós a Sua morada, nos conduzindo pela vida com seu amor e proteção. 


Vibremos e nos conectemos com o nosso Criador de tal sorte, que todos que conosco convivam e se aconcheguem O sintam em nós e em nossas atitudes. 


Uma excelente quinta-feira para todos nós, carregada de bênçãos do Divino Morador que habita em nós.

 

Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 10.12.25

Queremos sentir Deus e Sua presença em nossa vida e em tudo que nos cerca? "Devemos senti-Lo", esta é a máxima!


Voltemos nosso olhar para o horizonte e façamos nossa vista penetrar ao longe. Sintamos como são lindas as nuvens, nos deliciemos com o crepúsculo, nos maravilhemos com as estrelas e a beleza sem par do alvorecer. 


Que esplendor, que magestade e que sabedoria Divinas! 


Voltemos agora nossa atenção para o chão. Há muita beleza ao nosso redor, nos campos, nos regatos nos grandes rios, na flora e na fauna, nas bucólicas cidades do interior e nas grandes metrópoles com seu dinamismo humano e tecnológico. Como é maravilhosa a natureza!


E tudo é Deus, em tudo! E agora, então, olhemos para nós mesmos. De que valeria, ou qual valor teria toda a grandiosidade do mundo e do universo, se o Supremo Senhor dos mundos não tivesse criado sua "Obra Prima", nós, seres humanos!?


E a maior beleza da Sua obra prima está no interior de nós mesmos, usufruindo dos dons e dos bens que o Criador nos proporciona, nos horizontes da vida, na Natureza que nos serve, nas cidades que habitamos e na convivência dessa grande Fraternidade Universal.


Nesta quarta-feira, nos lembremos de que, tudo aí fora é maravilhoso, mas é dentro de cada um de nós que Deus criou um "Universo" ainda mais fantástico e nele faz a Sua morada. É só senti-Lo, e agradecer sempre, sempre!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 09.12.25

"A vida de cada um não está na abundância dos bens materiais que possui", nos ensina o Divino Mestre.


Quantas pessoas existem que, mesmo com os cofres cheios de dinheiro, vida abastada, trazem a consciência encarcerada e tão marcada por profunda amargura e infelicidades?!


Nós próprios podemos analisar a nossa vida e nos perguntarmos: a nossa felicidade e realização está realmente no que possuímos, ou na forma com que conduzimos os nossos bons propósitos, pensamentos e atitudes na prática do bem?


Se nos voltarmos sempre para o amor, nossa vida tornar-se-á um oceano de paz e alegria. Mas, se contudo, partirmos para a valorização pura e simples das coisas materiais, fatalmente, e muito rápido, nos depararemos com o desencanto e o sofrimento.


Mentalizemos estas preocupações em nosso coração, e valorizemos mais os aspectos espirituais de nossa vida, e aí sim, construiremos uma existência mais digna e feliz.


Uma excelente terça-feira para todos nós, com muita paz e alegria por onde passarmos.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 08.12.25

A vida nos testa diariamente. Os fracos sofrem mais por faltar-lhes resistência e confiança em si mesmos. 


Se o que procuramos fazer está dando errado, não nos revoltemos, não culpemos a sorte e nem ninguém. Simplesmente oremos, pedindo ao Pai de amor e bondade para superarmos as fases ruins, aprendendo com isso a nos superar.


Obtenhamos vantagens com as dificuldades, tirando delas lições de enobrecimento, como a de sermos mais amigos, mais leais, calmos, mais tolerantes e persistentes. E a persistência deve ser encarada como

virtude e não como teimosia. 


Além da persistência, é bom utilizarmos a sensibilidade que temos para percebermos as coisas. E muitas delas, às vezes, nos vêm ao  pensamento em forma de boas ou más impressões.


São intuições que, recebemos e, quase sempre, pensamos ser fruto da imaginação. Por esse motivo afastemos os maus pensamentos, captando as sensações, ideias e intuições sempre 

benfazejas e positivas. 


Nós somos dotados de muitas faculdades, mas bem poucos, conseguem dar vazão àquela faculdade intuitiva que aponta caminhos e apresenta soluções.


A partir desta segunda-feira, estejamos mais atentos com os nossos pensamentos, regando-os com a seiva inabalável da fé e da crença em Deus, que protege sempre quem nele confia e age em favor do bem.


Um abraçaço!

domingo, 7 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 07.12.25

Não nos preocupemos com os defeitos alheios, pois eles não nos acrescentarão nada. Além do mais estaremos exercitando uma atitude negativa que só nos trará aborrecimentos.

Ora, os defeitos dos outros não nos dizem respeito, só interessando a eles mesmos e, por isso, eles é que devem corrigi-los. E lembremos que nós também temos nossos defeitos, cometemos erros e sofremos com isso, e temos que nos corrigir também. 

Entendamos que só Deus é perfeito, e que perante Ele, somos os únicos responsáveis pelas  falhas, erros e imperfeições. Mas não nos desesperemos por isso. Tudo tem conserto quando sentimos vontade e persistência.

Por isso, quando percebermos que alguém está em dificuldade ou no erro, procuremos ajudar, orientando com amor e sem qualquer crítica. Somos seres humanos e, como tal, somos falíveis.

Neste domingo, nos lembremos de que, é um ato de grande sabedoria, nos calarmos ante o erro do nosso próximo, enchendo o nosso coração e o dele de muito amor e gratidão. 


Um abraçaço!

sábado, 6 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 06.12.25

Não nos impressionemos e nem nos deixemos ser influenciados pelas opiniões alheias com as quais não concordamos e, principalmente, as decorrentes de críticas maldosas e destrutivas.


Haverá sempre alguém que descreia da nossa capacidade de luta e realização, que fará mal juízo da nossa honestidade, que desacreditará da nossa nobreza de espírito e outras coisas mais.


Ora, quase sempre, eles estão errados. Deus pensa diferente sobre nós. Tenhamos certeza disso, pois, sabemos que somos capazes, temos honradez, possuímos grandeza de alma, e o mais importante é o que nós pensamos a nosso próprio respeito.


Então, permaneçamos em paz, e jamais duvidemos de que somos filhos de Deus, e Ele, Pai Bondoso que é, sabe o que nos vai no íntimo, que somos bons filhos e não permitirá que sejamos influenciados por opiniões negativas ou destrutivas.


Ele nos municiará de força e energia no nosso trabalho, de perseverança e fé nos nossos objetivos, saúde física e mental na nossa luta diária. Agradeçamos ao Criador cada amanhecer, e repitamos o ditado tão certeiro quanto antigo: "Fé em Deus e pé na tábua"! 


Iniciemos, com este sábado, um final de semana de bons propósitos, carreando cada pedra do caminho para uma construção cada dia mais sólida do nosso sucesso e da nossa vitória. Deus está conosco!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 05.12.25

Tentemos reduzir as nossas necessidades, diminuindo as nossas exigências, evitando desperdícios, vigiando a nossa alimentação, e nos apresentando sem exageros. E assim, regularizamos e norteamos a nossa vida.

Precisamos também, aprimorar o nosso espírito. E para um bom desenvolvimento espiritual é fundamental equilibrarmos as necessidades materiais. Quanto menos precisarmos, mais fácil será a nossa libertação interior.

Tenhamos a simplicidade e a serenidade como rotina. É bom falarmos sempre com moderação, e corrigirmos os nossos defeitos. Nos comportemos como Irmãos uns dos outros, afinal, somos filhos de um mesmo Pai, Deus.

Os bens materiais deste mundo devem servir a todos os seres humanos e o egoísmo, a ganância e o exagero no acúmulo de bens terrenos podem trazer consequências danosas à nossa saúde espiritual.

Façamos um propósito especial: o de sempre nos educarmos para vivermos bem e felizes, com apenas aquilo de que realmente necessitamos, nos lembrando de que, ao buscarmos viver apenas com o essencial em bens materiais, estaremos, de forma natural,  multiplicando os bens espirituais.

Que tenhamos uma feliz sexta-feira trazendo o encerramento de uma semana de muita saúde, alegria e muita paz.


Um abraçaço!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 04.12.25

Estejamos prontos para o que der e vier, e não temamos sofrer críticas, objeções ou ofensas. 

Usemos o nosso potencial e não nos deixemos abater ante os empecilhos naturais da caminhada ou pelas dificuldades maldosamente plantadas pelos invejosos e incapazes que possam surgir ao nosso redor. 

Acreditemos no que fazemos, e continuemos a fazer o que gostamos, com justo orgulho e prazer, por acreditarmos em nossos projetos e nossos ideais. E, então, ninguém nos deterá.

O valor da vitória é mais saboroso, medido e comemorado,  proporcionalmente ao empenho e até ao sacrifico que foram empregados no alcance do objetivo.

Diante das provações da vida, o melhor caminho é nos armarmos com a proteção de Deus, reforçarmos nossa fé, acreditarmos em nossa capacidade e com muito trabalho e perseverança,  avançarmos sempre. E venceremos!

Que o Criador nos permita uma quinta-feira cheia de amor e paz, onde estivermos ou por onde passarmos!


Um abraçaço! 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

O Genocídio na Faixa de Gaza

Meus queridos e amados irmãos, hoje vou falar um pouco sobre a guerra.

Partindo da premissa que a guerra não é uma relação de homem para homem, mas uma relação de Estado para Estado, na qual os indivíduos somente são inimigos por acidente, nem como homens nem mesmo como cidadãos, mas como soldados; de forma alguma, como membros da pátria, mas como seus defensores. Finalmente, cada Estado somente pode ter como inimigos outros Estados, e não homens, uma vez que, entre coisas de naturezas diferentes, não se pode estabelecer nenhuma relação verdadeira.

Esse princípio é conforme mesmo as máximas estabelecidas em todos os tempos e a prática constante de todos os povos civilizados. As declarações de guerra constituem advertências menos às potências que a seus súditos. O estrangeiro que roubar matar ou detiver os súditos sem declarar guerra ao príncipe não é um inimigo, mas um bandido.

Assim sendo, o que vemos hoje na faixa de Gaza, nada mais é que um bandidismo e não uma Guerra.

Primeiro porque, Israel não reconhece formalmente o povo palestino como um Estado soberano e se opõe ao reconhecimento unilateral de um Estado palestino por outros países. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que "não haverá um Estado palestino".

A guerra é uma relação de Estado para Estado, se Israel não reconhece a Palestina como Estado soberano, estão simplesmente matando homens, mulheres e crianças inocentes. Um verdadeiro crime internacional de extermínio intencional de um grupo nacional, étnico, racial e religioso, ou seja, Genocídio.

Embora o apoio a Israel seja complexo e multifacetado, os Estados Unidos e a maioria dos países ocidentais são considerados os principais apoiadores, justificados por interesses estratégicos, laços históricos e questões religiosas.

Há um apoio significativo a Israel entre grupos evangélicos, especialmente nos EUA e no Brasil. A justificativa para esse apoio é frequentemente baseada em interpretações bíblicas que veem Israel como o povo da aliança divina e a nação que precisa ser defendida. 

Puro desconhecimento da verdade que existe por detrás dos interesses políticos, sendo como sempre, a Fé do povo sofrido usada como massa de manobra.

Finalizando, deixo aqui um ponto para reflexão: Por mais que busquemos uma resposta para tal brutalidade contra um povo, jamais a verdade virá à tona. Pois a ganância dos poderosos não tem limites, muito menos escrúpulos.

 


REFLEXÃO DO DIA 03.12.25

A vida é luta diária. Não esperemos que a melhoria, a prosperidade e o bem estar caiam do céu milagrosamente sem fazermos qualquer esforço. Tudo tem o preço da conquista, da busca, da participação e do trabalho.

Aproveitemos bem o nosso tempo, valorizando os minutos, as horas e os dias. Planejemos nossas ações e o nosso futuro, persistindo nos bons propósitos. A vida deixa para trás o inerte, o incapaz e o medroso.

Nós somos capazes! A nossa capacidade e as tantas habilidades que temos são dons divinos a nós confiados por Deus para serem utilizados. Mas, para que alcancemos bons resultados, temos que agir com determinação, com muita confiança e fé. 

Usemos, sem medida, a nossa força de vontade, acreditemos no alcance dos nossos objetivos, na nossa autorrealização, ajamos sem titubear e trabalhemos decididamente, indo em frente.

Não nos preocupemos com os invejosos e derrotistas que encontrarmos pelo caminho. Deus nos sorrirá sempre e cuidará de nós, pois que, trabalharemos com  afinco, utilizando todos os talentos que temos, e Ele nos premiará com o prazer imperdível da vitória e do sucesso. Não tenhamos dúvidas disso.

Façamos desta quarta-feira, um dia carregado de otimismo, na certeza de dias melhores e mais felizes para nós e para todos que conosco convivem. Nós merecemos!


Um abraçaço!

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 02.12.25

A vida é feita de desafios diários que nos aparecem sob várias formas, como o trabalhar muito e ganhar  pouco, cumprir rigorosos horários, obedecer o nosso chefe ou patrão, suportar os falsos amigos, vermos frustradas  boas expectativas, e tantas outras situações de desconforto.

Contudo, o mais importante é nos lembrarmos sempre de que todos  esses dissabores e contratempos não são imutáveis. Podemos mudar tudo, se usarmos de sabedoria para reconhecer nossas limitações, de coragem e determinação para trabalharmos as mudanças.

Aprenderemos mais sobre coisas novas, desempenharemos melhor as nossas tarefas, teremos mais conforto, conviveremos bem com nossos familiares e amigos, e nos apresentaremos melhor para nós mesmos e para a vida, enriquecendo o nosso mundo interior que é a base da nossa felicidade.

Em qualquer circunstância desfavorável, por pior que seja, não nos consideremos vencidos. Utilizemos de paciência e fé; estudemos todos os ângulos do problema; corrijamos falhas, deficiências e a nossa fragilidade desaparecerá dando lugar às oportunidades que logo virão como consequência natural.

Creiamos em nós mesmos e nos coloquemos com humildade sob as bênçãos e orientação do Divino Mestre, e Ele nos fortalecerá na fé e no trabalho, propiciando resultados positivos que se achavam ocultos. Somos capazes!

Uma excelente terça-feira para todos nós, e um merecido descanso ao final de um dia de muita paz e alegria.


Um abraçaço!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 01.12.25

Vivamos cada dia fazendo o melhor ao nosso alcance: "Se administramos uma empresa, sejamos justos na distribuição do trabalho; se criamos leis, sejamos fiéis ao bem de todos; se espalhamos os dons da fé em dedicada pregação, não nos descuidemos das almas que nos rodeiam.

Se ensinamos, sejamos claros na lição; se nos devotamos à arte, não corrompamos a inspiração divina; se curamos, não menosprezemos o doente; se construímos, atendamos à segurança; se aramos o solo, o façamos com alegria.

Se trabalhamos na limpeza pública, abracemos na higiene o nosso fiel sacerdocio; se edificamos um lar, sublimemo-lo para as bênçãos de amor e luz, ainda mesmo que isso nos custe aflição e sacrifício. 

E ainda, não nos inquietemos por mudanças inesperadas, nem nos impressionem a aparente vitória daqueles que cuidam de múltiplos interesses. Recordemos o olhar da Divina Providência que nos observa todos os passos.

Lembremos de que vivemos onde nos encontramos, por iniciativa benfazeja do Criador, que nos supervisiona o destino, e sejamos leais às obrigações que nos cercam. 

Nos lembremos, nesta segunda-feira, que, agindo de forma incessante na extensão do bem, na luta que a vida nos confia, podemos esperar  confiantes por novas decisões da Lei Maior a nosso respeito e benefício, pois, ela mesma nos elevará de plano, e recompensará o nosso labor no momento oportuno e no adequado merecimento.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 15.01.26

Muitos de nós, nos esquecemos do quanto é positivo e faz bem para a nossa saúde mantermos sempre um semblante feliz, mesmo nas dificuldades....

OS MELHORES PITACOS