sexta-feira, 31 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 31.10.25

Acreditemos firmemente que somos e continuaremos felizes, e assim se dará. Esta  crença deve ser reforçada diariamente com pensamentos e ações positivas, como a dizer pra nós mesmos: 

"Creio mesmo que o amor é mais forte que ódio; a paz é mais forte que a guerra; o positivo mais forte que o negativo; e sinto no meu íntimo os efeitos dessa crença.

Não creio na supremacia do mal, da malquerença, do pessimismo. Me livro da influência deles e não dou força ao que não presta. Dou, sim, valor ao que é bom, alegre, positivo e de elevado sentido espiritual.

Estes sentimentos tomam conta de mim, me modificam sempre para o bem, fazendo-me chegar onde quero, pois, tenho força interior e capacidade pra lutar e vencer.

Peço a Deus sempre, muita força para olhar mais alto, e não me desgrudarei da minha fé. Trabalharei cada dia mais pelo meu ideal, com determinação e zelo, porque sei que Deus me reserva um dia melhor que o outro."

Nesta sexta-feira, início de final de semana, acreditemos que estes pensamentos são como uma oração ao Criador, e é. E Ele nos atenderá, pois, o tamanho da nossa felicidade será sempre o tamanho da nossa crença.


Um abraçaço!

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 30.10.25

Não esperemos benefícios sem havermos conquistado o mérito. Só a plantação do bem, rende o crédito de que necessitamos, agora e sempre. E para todo benefício é requerido uma contribuição.

E essa contrapartida é o trabalho incessante na prática do bem, em nosso favor e em favor do nosso próximo. 

E não aguardemos bênçãos futuras nos céus, sem ter nos esforçado na vida terrena. Se caímos na inércia e na estagnação, nos levantemos imediatamente.

Se erramos, não desanimemos, e recomecemos quantas vezes forem necessárias, e sigamos nossa jornada. Não nos prendamos ao passado, e procuremos dar o  melhor de nós a todos que caminham conosco. 

Não nos esqueçamos de que, a misericórdia divina nos renova a cada amanhecer, nos concedendo mais oportunidades para a conquista se novos méritos. É o que o Criador espera de cada um de nós. Trabalhemos, pois!

Que tenhamos uma proveitosa quinta-feira e um merecido descanso ao anoitecer. Deus está conosco!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 29.10.25

Viver a vida, vivê-la bem, e com dignidade não é tão simples e fácil. Requer de  nós, determinação, disciplina, muita fé em Deus, em nós mesmos e, humildade para compreendermos que o ser humano depende um do outro, pois, ninguém é auto-suficiente. É aprender sempre!

Mantenhamos a nossa mente focada no lado positivo da vida. Fortaleçamos nossa consciência de que o sofrimento existe e sempre existirá, mas não pode ser o centro das nossas preocupações. Saibamos administrá-lo.

E também, não esperemos o sofrimento para aprender a viver. Digamos para nós mesmos: " Não espero sofrer para aprender a viver. A aplicação correta da minha inteligência e do meu amor opera profundas transformações dentro de mim, e dispensa o chicote da dor.

Os meus pensamentos e ações de concórdia, respeito ao próximo, fé e esperança, me colocam sempre intimamente ligado a Deus, e no Seu poder superior, eliminando em mim as imposições da dor.

Progredirei sempre, conquistarei a paz, a felicidade e, mesmo que tenha dificuldades, nelas verei apenas ensinamentos edificantes. Me colocarei sempre nas mãos de Deus que é a garantia do meu crescimento e da minha evolução.

De hoje em diante, reforçarei a minha disposição de nunca me entregar à indolência, à revolta e à descrença em mim mesmo. Enfim, tenho fé de que, Deus é a minha guarda e a garantia da minha felicidade."

Pensemos um pouquinho, nesta quarta-feira, sobre a importância do sofrimento em nossa vida, ele sublima e aprimora o nosso espírito. E tenhamos a certeza de que, todo sofrimento que é compreendido doi muito menos.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 28.10.25

Não há tempo definido, específico, ou especial para a prática do amor. Ele deve ser constante a qualquer tempo, pois, deve ser um hábito. É fácil? Não, não é.

Amar também é treino. Por isso, devemos exercita-lo sempre, evitando sermos amorosos apenas episodicamente, ou somente para atingir nossos interesses, ou ainda, para alcançar objetivos meramente pessoais.

Não reprimamos o amor e nem impeçamos seus impulsos. Empreguemo-lo a todo instante e de acordo com os ditames do nosso coração. Amor e inteligência unidos têm muito mais força.

Mas façamos isso rotineiramente e de coração aberto. Não esperemos momentos especiais, pois, as oportunidades nem sempre se repetem.

Aproveitemos os instantes. Se criarmos o hábito do amor, mais facilmente ele habitará em nós de forma definitiva. E experimentaremos muito mais momentos de intensa e verdadeira felicidade.

Uma boa motivação ao exercício diário do "amar" é observarmos que o sol não espera somente os momentos propícios para, indistintamente, distribuir os seus indispensáveis benefícios a todos os seres viventes, merecedores ou não. Uma maravilha Divina!

Uma feliz terça-feira para todos nós, e que possamos dar e receber muito amor neste dia.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 27.10.25

Quase sempre, o nosso rosto e a nossa fisionomia funcionam como um raio-x para as pessoas que conosco convivem, ou que nos encontram casualmente.

Ideias e pensamentos tristes ou alegres transbordam na nossa face, pois, os sentimentos de ódio, inveja, tristeza, orgulho e desânimo, nos deixam acabrunhados, nos enfeiam, nos envelhecem e nos causam doenças.

Pensamentos de ajuda, de altruísmo, se dedicação, de trabalho e de entusiasmo, elevam o nosso astral, nos embelezam o espírito e nos dão uma fisionomia alegre, descansada e nos fazem aparentar mais novos, pois, tais sentimentos nos trazem saúde. 

Por isso sejamos otimistas, vendo e vivendo a vida com prazer e alegria. Sequer pensemos em doenças. O corpo se ressente muito do que vai na nossa mente e, muitas vezes, ele adoece porque reflete as nossas dores, ideias negativas e preocupações.

Assim, povoemos nossa mente com pensamentos e atitudes positivas. Fortaleçamos nossa disposição para a auto-realização através do amor próprio, do amor a Deus e ao nosso próximo. A alegria verdadeira está ao nosso alcance. Cultivemos ideias de progresso espiritual e material nos imaginando sempre com muita saúde. 

Com esta segunda-feira, iniciemos bem a semana, na certeza de que, aliviar a mente de imagens negativas é o melhor meio para alcançarmos a saúde perfeita, e cuidar do interior é a melhor forma de preservarmos o exterior.


Um abraçaço!

domingo, 26 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 26.10.25

É muito comum ouvirmos este jargão: "Deus nos deu a vida para que possamos vivê-la em abundância". E é isso mesmo. Somos criaturas divinas, filhos de Deus e tudo o que Ele colocou neste mundo foi para que, com sabedoria,   pudéssemos usufruir do que aí está.

Aproveitemos este dia para refletirmos e observarmos até onde temos progredido como pessoas, como seres humanos e como filhos de Deus.

Se ainda não conquistamos alguns valores pessoais, materiais e, principalmente, espirituais, este pode ser o melhor momento para iniciarmos uma mudança dentro de nós mesmos. 

Se aspiramos  realmente este progresso geral, com certeza esta mudança nos trará paz e progresso. Basta darmos o primeiro passo. Tenhamos certeza de que só agindo e pensando no bem, é que as coisas começarão a melhorar. 

Não há negatividade que resista por muito tempo quando se age com confiança, firmeza e otimismo. Decidir e agir é colocar em movimento a nossa força vibratória em favor do bem que buscamos.

E, por mais que tudo nos pareça ruim e com sabor amargo, se confiarmos em nós e na parceria Divina, o sabor se transformará. Assim deve ser com os nossos pensamentos, se desvirtuarem para o desânimo, para o negativismo e para o desespero, nós devemos alimentá-los com otimismo, com o equilíbrio e com muita fé.

Se estamos nesta condição de desajuste, tiremos um tempinho para uma rápida e sincera auto-análise, e ela nos mostrará por onde devemos começar a nossa mudança. 

Neste domingo, nos coloquemos sob a proteção e as bênçãos de Deus,  e iniciemos a nossa reforma interna sem demora, e tudo se ajeitará.


Um abraçaço!

sábado, 25 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 25.10.25

Condenar os atos e atitudes dos outros, simplesmente por condenar, não ajudará em nada na melhoria ou na correção daquilo que estivermos criticando. 

Todos nós, de alguma forma, já cometemos enganos e não estamos livres de cometermos novamente. Por isso, compreendamos e toleremos o que não for do nosso agrado, no trabalho e nas atitudes do nosso próximo.

Mas, se por alguma circunstância, tivermos que chamar a atenção ou corrigir alguém, o façamos com jeito, com educação e com muito carinho. E que esta corrigenda seja feita no particular, e é até possível que a pessoa nos agradeça pela ajuda. Este tipo de atitude, é também uma forma de se praticar a caridade.

Não desconsideremos e, muito menos, humilhemos quem erra, porque, muitas vezes, quem errou poderia estar tentando fazer o que era justo e correto. Quantas vezes já passamos por isso, não é verdade?

Não nos esqueçamos de que cada um tem uma forma de ver as coisas e age tal qual os motoristas, que para chegarem a um mesmo destino, traçam o seu próprio roteiro. Por isso mesmo, as tomadas de decisões e atitudes são individuais.

Portanto, sejamos pacientes e tolerantes com nosso semelhante, principalmente com as pessoas que convivem conosco no dia a dia, pois, dependemos uns dos outros. E um dos grandes males do relacionamento é querermos que as pessoas vivam segundo as nossas expectativas, e nem sempre isso é possível. 

Neste sábado, decidamos ser mais tolerantes e compreensivos com os outros, nos lembrando do ditame do Divino Mestre: "Não julgueis, para não serdes julgados". E sejamos felizes!


Um abraçaço!

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 24.10.25

É nos momentos de fortes tentações que damos prova da segurança em nossas atitudes, e da firmeza do nosso caráter. 

A pretexto de usarmos de educação ou, simplesmente por sermos muito educados, não permitamos que supostos espertos nos envolvam em situações que não aprovaríamos em momento algum.

Ser cordial e respeitoso não é ser conivente com as extravagâncias, caprichos e armadilhas alheias. Não nos esqueçamos de que as possibilidades de falcatruas e vantagens ilícitas batem à nossa porta todos os dias. 

Não cometamos hoje qualquer ato do qual possamos nos arrepender mais tarde. Sejamos firmes sem perder a polidez, a cortesia e o respeito que devemos ter com os outros e, de forma especial, conosco mesmos.

Jamais tratemos nossos princípios como moeda de troca. Sejamos firmes e implacáveis com os aliciadores de corações e mentes, nos lembrando de um tão antigo quanto certeiro ditado popular: "Quem se vende, recebe muito mais do que vale!"

Que nesta sexta-feira, estejamos em paz com a nossa consciência e cheios de amor no coração, começando um bom e feliz fim de semana. Nós merecemos!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 23.10.25

Na situação em que se nos apresentam os dias atuais, é quase impossível não termos preocupações. Todavia, cuidemos para que essas preocupações não sejam exageradas, pois, nos sentiremos muito oprimidos. 

O cuidado e a preocupação são importantes sim, mas é preciso que tenham limites. O excesso cansa a nossa mente; consome nossas energias; desgasta o nosso sistema nervoso; nos faz entrar num círculo vicioso, pois, nos tira o foco dos problemas e das ações, dificultando ainda mais as possíveis saídas.

A preocupação exagerada nos torna impacientes, irritadiços e, por isso mesmo, intratáveis, nos afastando das pessoas e até dos amigos, diminuindo as oportunidades de auxílio que poderiam aparecer. E isto, gera atrapalho onde quer que estejamos, principalmente no lar.

Para as questões mais difíceis, nos concentremos para a atitude mais importante a ser tomada neste momento: o exercício da calma e da paciência. Só em condições de raciocinar é que surgem as brechas e despontam as soluções.

Acreditemos na vida e, para tudo ficar mais fácil, busquemos inspiração divina na ação protetora de Deus, nosso Pai e Criador, pois, com Ele no comando de nossa mente toda preocupação tem solução e final feliz.

Utilizemos bem esta quinta-feira para reforçar a confiança em nós mesmos, e a nossa fé em Deus, o verdadeiro e infalível Porto Seguro. 


Um abraçaço! 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 22.10.25

Não nos deixemos arrastar pela correnteza do desânimo e do desespero só porque sofremos uma decepção, uma frustração.

Todo dia é tempo de recomeçar e não nos sintamos derrotados. As desilusões também fazem parte da nossa vida exatamente para nos fortalecer e nos incentivar na luta diária. Confiemos em nós e as dificuldades serão transpostas, sejam elas de que natureza for.

As decepções não devem ultrapassar os limites da naturalidade. Se assim não for, elas converterão nossos anseios em sementes de desesperança, germinando em nós o joio da infelicidade.

Independente do que esperamos da vida ou das pessoas, e mesmo que alguém possa ter nos causado transtornos, dissabores, ou até revolta, não percamos tempo com lástimas a infestar-nos o coração. Estas pessoas não precisam e nem merecem nossas lágrimas.

Somos muito mais fortes porque somos donos do nosso destino, e ditamos o nosso rumo. Recobremos sempre o nosso ânimo diante de qualquer ameaça de desestímulo. Nos coloquemos sob a proteção de Deus e "bola pra frente", tudo vai dar certo.

Que esta quarta-feira reforce em nós o prazer de viver a vida, na alegria e na paz. E assim será!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 21.10.25

Quase sempre, somos levados a enxergar através da visão interior. Com as cores que usamos por dentro, julgamos os aspectos de fora. Pelo que sentimos, examinamos os sentimentos alheios. 

Daí, o imperativo de grande vigilância para que a nossa consciência não seja contaminada pelo mal. Quando a sombra vagueia em nossa mente, não vislumbramos senão sombras em toda parte.

Junto das manifestações do amor mais puro, imaginamos alucinações carnais; se encontramos um companheiro trajado com louvável apuro, pensamos em vaidade; ante o amigo chamado à carreira pública, mentalizamos a tirania política ou o descaminho ético.

Se o vizinho sabe economizar com grande proveito, o imaginamos com desconfiança; quando ouvimos um amigo fazendo justa defesa e usando toda a sua energia, o colocamos como intratável.

Quando a treva se estende, na intimidade de nossa vida, deploráveis alterações nos atingem os pensamentos, e as virtudes, nessas circunstâncias não são percebidas. Mas, os males, contudo, sobram sempre e os mais largos gestos de bênçãos recebem lastimáveis interpretações.

Portanto, guardemos cuidado toda vez que formos visitados pela inveja, pelo ciúme, pela suspeita ou pela maledicência. Nestes casos, o silêncio é remédio bendito e eficaz, porque, sem dúvida, cada espírito observa o caminho ou o caminheiro, segundo a visão clara ou escura de que dispõe. 

Pensemos sobre isso nesta terça-feira, e somente as virtudes e qualidades do nosso próximo ressaltarão aos nossos olhos. Isto também é caridade cristã!

Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 20.10.25

Quase sempre, enquanto a criatura humana respira juventude, a atitude que lhe caracteriza o coração para com a vida é a de uma criança que desconhece o valor do tempo. 

Dias e noites são curtos para a curtição em alegrias, aventuras e fantasias. Engodos mil da ilusão efêmera lhe obscurecem o olhar e as horas passam num turbilhão de anseios, quase sempre, inúteis.

Raras pessoas escapam de semelhante perda. Geralmente, contudo, quando a maturidade chega e a alma já possui relativo grau de educação e evolução, o homem reajusta bastante apressado a ideia e o conceito que tinha do dia. E aí, a semana passa a ser pequena para o que lhe é preciso fazer.

E então, nós  compreendemos que os mesmos serviços de outrora se repetem ao longo dos dias atuais e de forma recapitulada. Mas agora, com tempo curto, nos agitamos, nos desdobramos no afã de enriquecer os minutos ou ampliá-los na, quase sempre, inútil busca de mais tempo.

E também, é comum que ao termo da nossa caminhada, a morte do corpo nos surpreenda a qualquer momento,  frustrando uma expectativa de vida sem que nos seja dado recuperar os anos perdidos.

Assim, cuidemos em não nos embrenharmos na selva humana, despreparados e despreocupados com a nossa tarefa de habilitação à luz espiritual rumo ao inarredável caminho eterno.

Com esta segunda-feira, iniciemos uma semana especialmente feliz, aproveitando o melhor possível do nosso tempo, não nos fazendo tardios na preparação do nosso espírito para o grande dia do encontro com o Criador.


Um abraçaço!

domingo, 19 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 19.10.25

Aprendamos a gostar de nós mesmos, aceitando-nos como realmente somos, percebendo sempre o nosso lado positivo, com todos os nossos defeitos e virtudes.

No nosso caminhar, nada de pensamentos derrotistas. Utilizemos e valorizemos ao máximo a nossa autoestima, pois, somos muito mais do que imaginamos ser. E Deus está dentro de nós.

Vivamos a vida com otimismo, fazendo das dificuldades degraus para o nosso sucesso e a nossa vitória. O otimismo nos puxa para cima, eleva nosso astral, nossa coragem e entusiasmo para vencer.

Então, procuremos ser mais alegres conosco mesmos e com os outros. Nos tornemos mais comunicativos e abertos às boas e belas coisas da vida.

Estejamos sempre conectados numa vibração mental positiva, na faixa da alegria, da esperança, e do amor.

 E de uma vez por todas mentalizemos e tenhamos absoluta certeza de que somos sim, pessoas muito especiais.

Neste domingo, sejamos muito felizes, nos amando de verdade. Nos amar é o primeiro passo para amarmos os que estão ao nosso redor.


Um abraçaço! 

REFLEXÃO DO DIA 18.10.25

Toda pessoa humana tem os mesmos direitos à verdade é à liberdade; mas não são objetos de liberdade e nem de direito o erro, o mal, a desordem e nem a anarquia. 

Consequentemente a pessoa humana poderá fazer uso de sua liberdade para o seu próprio bem; mas nunca, e sob qualquer hipótese, para prejudicar o seu próximo ou acarretar-lhe algum mal.

Nós não devemos pensar que a nossa liberdade estará limitada, quando alguma coisa nos for imposta, seja na ordem intelectual ou da vontade, dos costumes ou da vida, da crença ou do afeto.

Muito pelo contrário, nos submetendo a alguma imposição, voluntária e conscientemente, nossa vontade e personalidade se aperfeiçoarão, amadurecendo nossa conduta e consolidando a possibilidade de alcance dos nossos objetivos. É a experiência a nosso serviço.

A liberdade do intelecto consiste em ser escravo da verdade, e a liberdade da vontade consiste em ser escravo da virtude. E o ato de liberdade mais sublime é conseguir a perfeita sincronia entre a nossa liberdade de escolhas dos interesses pessoais com a vontade e os desígnios do nosso Criador.

Meditemos um pouquinho, neste sábado, sobre como vemos e estamos usando a nossa liberdade e, se ela está sendo utilizada visando somente o nosso bem ou também o bem de todos que conosco convivem.


Um abraçaço!

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 17.10.25

Já reparamos nas árvores que margeiam os caminhos? Nos dias quentes do verão, quando o sol aperta fortemente, todos procuram a sombra protetora das árvores e sob elas se protegem do calor. Elas  se expõem aos ventos, às chuvas, ao sol; em contrapartida, proporcionam sombra, frescor e proteção.

Nossa vida precisa ser como as árvores: nela deve ter direito de abrigar-se quantos que, de uma forma ou de outra, necessitem de nós, de nossa compreensão, de nossa companhia, do nosso alívio e de nossa ajuda.

Se necessário, devemos nos expor ao sofrimento, para que os demais não sofram; abraçarmos com entusiasmo o trabalho, para que os demais descansem; suarmos com nosso esforço para que o nosso próximo esteja ao amparo da nossa oferta de proteção caridosa. 

Numa só frase: sofreremos nós, para que os outros não sofram. E esta será a maior alegria que experimentaremos e o nosso maior e melhor motivo de justo orgulho: sermos úteis aos companheiros de jornada, nos ofertando por eles tão vivamente, a ponto de quase morrermos pra nós mesmos.

Nesta sexta-feira, início de final de semana, lembremos que ninguém vive sozinho. A parceria terrena é condição de vida. E é mão dupla: só recebe quem dá e, melhor ainda, quando sem a expectativa de recompensa!


Um abraçaço!

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 16.10.25

Quando encontramos com parentes e amigos, às vezes, fazemos perguntas necessárias e outras vezes as fazemos por mera curiosidade e até cometendo indelicadezas e indiscrições. Por isso, antes de formularmos nossas perguntas, adotemos o silêncio sempre que elas não tiverem justas finalidades.

É uma valiosa demonstração de carinho e afeto visitar nossos amigos ou recebê-los sem maiores questionamentos. E assim deve ser, para compartilharmos a vida, sem remexer-lhes o coração com interrogatórios desnecessários.

Tiremos da nossa boca qualquer palavra sem proveito, sobre os problemas particulares ou familiares do nosso próximo, muito menos da sua vida íntima.

Fazer comentários desagradáveis sobre alguém, não é apenas falta de gentileza, mas também de educação e de caráter. E se nutrimos mesmo grande amizade por uma pessoa sem qualquer expectativa de buscar nela uma convivência mais íntima, a aceitemos assim como é, sem pedir-lhe certidão de qualquer natureza.

Tenhamos por certo que, a indiscrição, a leviandade, a curiosidade vazia ou a malícia, afastam de quem as cultiva as melhores oportunidades de elevação espiritual e progresso material. E, claro está, que o amor verdadeiro auxilia o próximo sem qualquer cobrança.

Portanto, respeitemos as necessidades e provações daqueles com quem convivemos, para que eles também respeitem as nossas provações e necessidades.

Feliz quinta-feira para todos nós, e que ao final do dia tenhamos um merecido descanso.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 15.10.25

Por maiores que sejam as dificuldades que tivermos que enfrentar, não nos entreguemos. Às vezes, essas dificuldades tomam proporções gigantescas, dando -nos a impressão de que não adianta lutar.

A nossa primeira reação deve ser: tirar o pensamento negativo da nossa mente. Em seguida arregaçar as mangas, juntar nossas forças e com otimismo redobrado, partir para a luta, na certeza de que as soluções estão ao nosso alcance.

Creiamos com toda fé no nosso poder interior. Utilizando-o com toda a nossa autoconfiança constataremos o quanto somos capazes e, com certeza, muito mais do que imaginávamos ser. 

Portanto, não temamos os obstáculos. Eles existem para serem vencidos. Ainda que os problemas venham ampliados, multiplicados e concentrados, acreditemos que nada são, pois, nós estamos com Deus.

Uma excelente quarta-feira, para todos nós, nos lembrando que, as dificuldades nada são quando sabemos o poder que temos. 


Um abraçaço.

REFLEXÃO DO DIA 14.10.25

Em matéria de felicidade, convém não nos esquecermos de que, nas nossas ações nos espelhamos nas coisas e pessoas que amamos. Mas, se nos aceitarmos como somos, doando de nós o melhor que temos à vida, caminharemos mais facilmente rumo à felicidade que esperamos.

Contudo, a nossa felicidade será sempre na medida daquela que pudermos proporcionar ao nosso próximo, qualquer que seja ele, e que pode ter o seu início num simples sorriso que nos dispusermos a dar. 

A felicidade pode e deve ser demonstrada, até porque ela fala por si mesma, e estará estampada no nosso rosto, pois, a genuína felicidade tem endereço certo e residência fixa: a tranquilidade da nossa consciência.

Sejamos felizes começando por eliminar os complexos de culpa que muitas vezes carregamos sem necessidade, e deles nos libertemos. Porém, com humildade,  abracemos através do trabalho em favor dos nossos semelhantes a reparação desse ou daquele dano que, involuntariamente, tenhamos causado a alguém.

Estudemos a nós mesmos, observando que o autoconhecimento nos traz humildade e, sem humildade é impossível sermos felizes, pois, o amor é a força da vida, e o trabalho vinculado ao amor é fonte geradora de felicidade. 

Se não dermos lugar às queixas e lamentações, notaremos que a felicidade estará sempre nos chamando para uma vida nova a cada dia, e ela nasce para nosso proveito e para todos que conosco convivem.

Assim, quando o céu de nossa vida estiver cinza, a derramar abundante chuva, nos lembremos da colheita farta que que inundará o nosso campo espiritual, e da beleza das flores que embelezarão a nossa jornada terrena.

Hoje, terça-feira, reafirmemos para nós mesmos pensamentos positivos de amor e ações otimistas de trabalho e de vitórias. 


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 13.10.25

Em qualquer reunião, social, familiar ou mesmo de trabalho, devemos sempre nos revestir com o espírito da comunhão fraterna. 

Sempre que o espinho da maledicência tentar se misturar com as flores do entendimento amigo, procuremos isolá-lo no algodão da bondade, sem desrespeitar os ausentes e sem ferir os que falam.

As referências nobres sobre as pessoas, sobre os acontecimentos e circunstâncias em que os fatos se dão, são sempre indícios de lealdade e elegância moral.

Ignoremos, em todas as ocasiões qualquer manifestação de frases depreciativas que nos sejam dirigidas direta ou indiretamente. 

Evitemos piadinhas e anedotas que ultrapassem as fronteiras do respeito ao convívio fraterno e cristão. Jamais rir ou fazer rir em reuniões sérias.

Ante as pessoas que estejam discorrendo sobre assuntos edificantes ou de interesse coletivo, não fiquemos cochichando ou bocejando, pois, semelhantes atitudes expressam desinteresse e desrespeito com os temas em foco e, principalmente, com quem está falando.

Nunca saiamos, sem razão, de um recinto no qual esteja acontecendo algum tipo de apresentação, pois, as apresentações de ensinamento, arte ou oratória exigem acatamento e absoluto silêncio. 

Assim, devemos aproveitar os eventos sociais, religiosos ou mesmo políticos, para construir e auxiliar, doando aos outros o "melhor de nós", para que o "melhor dos outros" venha ao nosso encontro. 

Que com esta segunda-feira, iniciemos uma semana feliz, produtiva e muito fraterna.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 12.10.25

Não nos aflijamos por antecipação, porquanto é possível que, de repente, a própria vida nos apresente a solução, sem exagerados esforços de nossa parte. Não nos desesperemos, nos precipitando em atitudes impensadas. 

Não é o problema que aniquila as pessoas, e sim o excesso de preocupação com ele. Facilitemos as coisas, nos lembrando de quantas vezes conseguimos nos desvencilhar de situações que julgávamos intransponíveis.

Antes de qualquer empreitada, busquemos o auxílio de Deus e nos dediquemos ao trabalho. Uma pessoa sempre ocupada pelo trabalho e pelo bem servir, nunca disporá de tempo para buscar os infortúnios dos desocupados.

Trabalhemos, antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá a nossa paz. Se formos gratos ao nosso Criador, numa contagem de bênçãos que nos enriquecem a vida diante dos males que nos visitam o coração, o saldo será sempre positivo a nosso favor.

Em qualquer dificuldade ou mesmo fracasso, compreendamos que o resultado do nosso trabalho é sempre um valioso aprendizado a abastecer de novas possibilidades a nossa vida. Tenhamos Deus como parceiro e tudo se ajeitará.

Que o nosso domingo seja carregado de muita paz e felicidade.


Um abraçaço!

sábado, 11 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 11.10.25

Não temos dúvidas do quanto é importante ouvir e falar. Por isso mesmo, devemos utilizar estes sentidos de forma educada e discreta, tanto quanto as nossas palavras e maneiras de agir.

Em visita à casa de alguém, por mais simples e amiga que seja, reforcemos o nosso agradecimento pela acolhida e pelo carinho, sem nos determos em possíveis desarranjos ou simplicidade do ambiente.

Se ouvirmos  alguma palavra ou frase incorreta na nossa conversa com a pessoa amiga, apreciemos a atenção e o sentimento que nos são dedicados, sem considerarmos o desalinho gramatical. Vejamos e ouçamos com calma e compreensão.

Saibamos sentir as situações que nos cercam, sejam elas  quais forem, sem a sombra da malícia a povoar o nosso pensamento e nem façamos anedotas inconvenientes em torno de pessoas e acontecimentos. Os comentários desairosos que quisermos fazer, os acomodemos no arquivo do silêncio.

Não nos esqueçamos de que, toda impressão negativa ou maldosa que transmitirmos aos amigos, mesmo em confidência, é o mesmo que injetar-lhes veneno através dos ouvidos. 

Neste sábado, final de semana, atentemos que, em qualquer circunstância é preciso que vejamos e ouçamos com os olhos do amor e da caridade, para melhor compreender e auxiliar o nosso próximo. O reflexo positivo para nós mesmos é inevitável.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 10.10.25

Se nós já sabemos quão precioso é o valor do tempo, respeitemos o tempo dos outros para que as nossas horas também sejam respeitadas. Recordemos que, se temos compromissos e obrigações com base no tempo, com os outros acontece o mesmo.

Ninguém evolui, prospera, nem melhora e, muito menos, se educa enquanto não aprende  a empregar o tempo com sabedoria e proveito.

Quem dispõe de tempo para conversar sem necessidade, acaba por prejudicar a si mesmo sem perceber, pois, é nosso dever prestar conta ao Criador da missão terrena que nos foi confiada. E o tempo é patrimônio que nos é dado em comodato.

A melhor forma de aplicação do tempo é o trabalho. Ele dissolve com facilidade o peso de quaisquer preocupações, ao contrário da ociosidade que cria pesados fardos de tédio e desânimo, sempre difíceis de carregar.

Se aproveitarmos o tempo para nos melhorar, com certeza o tempo realizará maravilhas em nossas vidas. Nos lembremos e aprimoremos o jargão popular que afirma “tempo é dinheiro”. Sim, “tempo é dinheiro”, mas, mais que isso, “tempo é vida”.

Portanto, não percamos tempo, com pensamentos e atitudes negativas. A vida está aí para ser vivida em sua plenitude de abundância e oportunidades. 

Nesta sexta-feira, reforcemos em nossa mente a ideia de que, desilusão é perda de tempo, é pensamento de quem não valoriza o dom da vida e nem acredita no infinito poder de Deus.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 09.10.25

Nunca nos envergonhemos de trabalhar e de servir. Enriquecer o nosso trabalho profissional, adquirindo novos conhecimentos é um simples dever de ofício. 

Colaboremos com as nossas chefias através da nossa obrigação retamente cumprida, sem fazermos uso de expedientes de adulação e de falsos elogios. E em hipótese alguma diminuamos ou desvalorizemos o esforço dos nossos colegas.

Jamais finjamos enfermidades ou acidentes com o intuito de nos beneficiarmos das leis de proteção ou do amparo das instituições securitárias, porque a vida costuma cobrar caro semelhantes mentiras.

Nunca atribuamos unicamente a nós o sucesso dessa ou daquela tarefa, compreendendo que em todo trabalho há que se considerar o espírito de equipe.Sabotar o trabalho será sempre deteriorar o nosso próprio interesse. Aceitar a desordem ou estimulá-la, é patrocinar o próprio desequilíbrio.

Ora, nós possuímos inúmeros recursos para nos promover ou nos melhorar, sem recorrer ao desrespeito, à perturbação, ao azedume, à rebeldia ou à dissimulação. E em matéria de remuneração nos recordemos que, quem trabalha deve receber, mas, igualmente, quem recebe deve trabalhar, e bem.

Aproveitemos esta quinta-feira para avaliarmos como estamos desenvolvendo as nossas tarefas diárias, e nos corrijamos, sempre que necessário.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 08.10.25

A prática da bondade no lar é a caridade cristã começando em casa. Portanto, nunca falemos aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos.

Utilizemos os pertences caseiros sem barulho, poupando o nosso ambiente doméstico de desequilíbrio e perturbação, e aprendendo a nos servir, tanto quanto possível, de modo a não agravar as preocupações da família.

Colaboremos, sem reclamar, na boa solução dos problemas que surjam, sem alterar-nos em queixas, a sós ou em grupo, conversando com serenidade e, com isso, edificando a harmonia familiar.

É sempre possível encontrar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vistas pessoais, a princípio, inegociáveis.

Quantas vezes, um problema aparentemente insolúvel, pede tão somente uma palavra de calma e temperança para ser resolvido? Nestes casos, paciência e tolerância é o caminho.

No nosso ambiente familiar, os detalhes  são importantes. Os procuremos para louvar o trabalho e o carinho daqueles que conosco compartilham, ou compartilharam do esforço e do trabalho em benefício do bem coletivo.

Antes da crítica ácida e destrutiva, examinemos nossa consciência e nos perguntemos qual a contribuição que demos que, pelo menos em tese, possa respaldar a nossa cobrança, lembrando ainda que a família é o único porto seguro a nos permitir uma "sobrevida" terrena.

Que tenhamos uma excelente e feliz quarta-feira! 


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 07.10.25

Observemos como vai indo a nossa voz e dela cuidemos, porque ela é um dos instrumentos mais importantes que utilizamos no nosso dia  a dia. 

A nossa voz está sempre carregada pelo magnetismo dos nossos próprios sentimentos. Por isso, cuidemos para que a sua tonalidade não seja tão alta que incomode e até assuste, e nem tão baixa que dificulte aos outros a audição e entendimento.

É sempre aconselhável, quando necessário, repetir sempre, com paciência, o que já foi dito ao nosso interlocutor, sem alterar a voz, na percepção de que, nem todas as pessoas trazem audição perfeita.

A quem não disponha de facilidades para ouvir, procuremos nunca dizer frases como estas: "Você está surdo?", ou "Você quer que eu eu grite?", ou "Quantas vezes você quer que eu repita?" ou, ainda, "Já cansei de repetir isso!".

A voz descontrolada pela impaciência, pela irritação e pela cólera, no fundo, se torna uma agressão, cujas consequências podem ser desastrosas e sem conserto, além do que, a agressão não convence nada e nem ninguém.

O convencimento se consegue com voz calma, com serenidade e respeito, e para isso, é importante nos colocarmos no lugar da pessoa que ouve, quando, então, educaremos melhor nossas manifestações verbais, com mais segurança e proveito.

Nesta terça-feira, avaliemos como anda a nossa capacidade de diálogo, até num simples telefonema, pois, o nosso interlocutor poderá ser alguém que precisa da nossa calma para manter a própria tranquilidade.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 06.10.25

Não nos sentimos desconfortáveis quando cumprimentamos alguém, e a pessoa, além de não nos retribuir, sequer nos lança um olhar? Mas, também, não é reconfortante saber que cumprimos o nosso dever cristão de perfeita cortesia e carinho com o nosso próximo?

Além do mais, devemos saber que toda saudação deve se basear em sinceridade plena, em pensamentos de paz e alegria, pois, assim queremos entender, quando alguém nos dirige saudações  de afeto e simpatia. Então, devemos agir da mesma forma com o nosso próximo.

Mobilizemos e apliquemos todo o capital de sorriso de que dispomos a todos que nos rodeiam, e perceberemos que este investimento nos trará preciosos rendimentos de colaboração e felicidade, em merecido retorno.

Uma frase de bondade, otimismo e incentivo, gera compreensão e prodígios na construção de dias melhores, e de maiores chances de verdadeira felicidade para nós e para todos com os quais convivemos.

Sejamos fraternos e nos auxiliemos mutuamente, com palavras de entusiasmo, de entendimento  e de firme esperança na construção de uma vida vitoriosa e feliz, como assim quer Deus, nosso Pai e Criador.

Que nesta segunda-feira possamos iniciar a semana seguindo o exemplo do sol que, esquecendo a sombra da noite, renasce sempre com seu brilho em todo amanhecer. 


Um abraçaço!

domingo, 5 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 05.10.25

O verdadeiro amigo é uma benção que devemos cultivar num clima de gratidão diária, de amor e compreensão. Quem diz que ama suas boas amizades, mas não procura compreender, auxiliar, amparar e nem servir, não saiu de si mesmo ao encontro do amor e para o amor de alguém.

A amizade verdadeira não é cega, porém, se ela enxerga defeitos nas atitudes dos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim. 

Teremos vencido o egoísmo em nós, quando nos decidirmos a ajudar os entes que amamos a realizarem a sua própria felicidade, tal qual, entendem  eles, deva ser a felicidade que procuram, sem querermos a eles determinar a nossa felicidade. Cada um vê a sua a seu modo.

Em geral, é comum pensarmos que os nossos amigos pensam como nós pensamos, no entanto, precisamos reconhecer que os pensamentos deles são criações originais da própria maneira de ser e agir.

A ventura real da amizade é o bem dos entes queridos. E, assim como esperamos que os amigos nos aceitem como somos, devemos, de nossa parte, aceitá-los como são. Toda vez que tentarmos desacreditar esse ou aquele amigo, depois de havermos trocado convivência e intimidade, faltaremos conosco mesmos.

Em qualquer dificuldade com as relações afetivas, é bom lembrarmos de que, toda criatura humana é um ser em transformação e, por vezes, a mudança das pessoas que amamos não acontece de acordo com as nossas escolhas.

Neste domingo, lembremos, com carinho, que, se o Divino Mestre nos recomendou amar os inimigos, com que imenso amor devemos amar aqueles que nos oferecem o coração! 


Um abraçaço!

sábado, 4 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 04.10.25


A vida é um processo de crescimento da alma ao encontro da Grandeza Divina, propiciado pelas lutas e dificuldades que a vida nos oferece, como meio de remissão e santificação espiritual na convivência terrena. 

Neste mundo, aprendamos sempre, para ensinar mais; progridamos materialmente, para socorrer os necessitados; nos engrandeçamos de capacidades, para proteger os indefesos; nos eduquemos, para servir sem esperar recompensas. 

Não guardemos somente para nós as bênçãos recebidas. A sua partilha com nossos semelhantes nos faz participantes, também das alegrias que provocam, pois, o "bom" benfeitor se compraz com os benefícios da caridade, aquela santificada pelo desapego à vaidade da ajuda. 

Na distribuição de pensamentos sadios e elevados, nos convertemos em fonte viva de graça e contentamento para todos. No auxílio espontâneo da prática do bem, nos tornamos parte da prosperidade coletiva, pois, sabemos que o próximo é a nossa ponte de ligação com o Criador.

Procuremos dar de nós mesmos, de nossas forças e recursos, pois que, na criação de boas obras, no trabalho, na virtude e na arte, vivemos o progresso, a beleza e a santificação com que a nossa experiência individual e coletiva se alegra e aperfeiçoa.

O mundo é caminho vasto de evolução e aprimoramento, em que transitam ao nosso lado a ignorância e a fraqueza. Por isso, aproveitemos ao máximo o que o nosso vigor físico nos propicia, e ajudemos sem cessar a quem passa, sem cogitar de qualquer pagamento além do benefício maior, a paz do socorro ao nosso alcance. 

Que tenhamos um sábado de muito amor e de muita paz.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 03.10.25

Acreditar em nossos ideais é como regar uma semente sob o solo; não a vemos, mas sabemos que se continuarmos regando, um dia ela germinará. 

Reguemos em abundância tudo aquilo em que acreditamos, e não tenhamos dúvidas da boa colheita. Lutemos pelos nossos ideais, fazendo a parte que nos cabe e o tempo fará a dele. Na vida, tudo é possível para aquele que tem perseverança e fé.

É assim, que a vida tem sentido. Nos esforcemos para estarmos sempre alegres e otimistas no nosso dia a dia, passando para as pessoas que nos cercam fluidos positivos de amor e paz, seja no trabalho ou no lazer. 

Exteriorizemos do mais íntimo do nosso ser, todas as qualidades e virtudes que temos, e envolvamos a todos num clima de amor fraternal, transmitindo-lhes fé e boas energias. E não importa a idade que tenhamos, pois, o espírito não tem idade e, por esta razão, a jovialidade cabe bem em todos.

Ao iniciarmos o fim de semana, com esta sexta-feira, e lembremos que o alto astral é qualidade das pessoas que estão sempre de bem com a vida e, ampliando a nossa visão, veremos Deus sempre ao nosso lado.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 02.10.25

Se pensarmos em tristeza, em insucesso, em dor ou em qualquer tipo de sofrimento e dificuldade, já teremos meio caminho andado para que todos esses malefícios aconteçam em nossa vida.

Sabemos que a força do pensamento é poderosa, e pode atrair tanto o bem quanto o mal, porque somos aquilo que pensamos, e o objetivo do pensamento é materializar-se, é se transformar em ação real.

Portanto, procuremos nos imaginar sempre com saúde, com alegria e com muita paz, e elas aparecerão naturalmente como quem chega com boas notícias, nos proporcionando só felicidades.

Nas adversidades, resistamos esperançosos na luta, e sob as bênçãos de Deus elas passarão. Após a tempestade sempre vem a bonança, não raras vezes abrilhantada pela maravilha do arco-íris.

Pensando sempre em coisas boas e com otimismo, mantenhamos em nossa boca e na nossa mente, somente boas palavras, bons pensamentos e, no coração, bons sentimentos, e Deus, que é nosso Pai Bondoso, cuidará do resto.

Nesta quinta-feira, reforcemos ainda mais a nossa capacidade de reação ante os problemas. Quem não reage, se afunda; e quem reage, levanta e realiza. Simples, assim!


Um abraçaço!

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

REFLEXÃO DO DIA 01.10.25

Às vezes somos levados a pensar que a vida é má conosco, que o nosso futuro está comprometido, que o nosso trabalho não rende o necessário, não nos trazendo sucesso, e muito menos, dinheiro suficiente. 

Ora, o sucesso é incompatível com o desânimo, com o desespero e com a falta de autoconfiança em nós mesmos quando enfrentamos os inevitáveis momentos de dificuldades e incertezas. 

Quando eles acontecem, é necessário que façamos uma reflexão séria para encontrarmos uma saída, o mais rápido possível, evitando situações ainda mais dolorosas.

Tentemos, ao máximo, evitar que o desespero e a desesperança nos assaltem. É bom que tenhamos no coração e, principalmente, na mente, um forte estoque de esperança e de otimismo, de fidelidade aos nossos princípios cristãos e de vida, para empregarmos de forma sábia nestes momentos. 

Trabalhemos a imensa força interior que temos, invocando e nos colocando, com humildade, sob a Proteção Divina, e seremos melhores e mais eficientes a cada dia. 

Redesenhemos sempre na mente a força do nosso trabalho, foquemos nos resultados positivos, persistamos na luta, e aí, sim, a prosperidade e a felicidade chegarão antes do que esperávamos, pois, serão as naturais consequências do nosso otimismo e do nosso progresso.

Que tenhamos uma excelente quarta-feira, carregada de fé e de esperança nas nossas habilidades. Somos capazes!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 30.09.25

A mente é o canal pelo qual, recebemos e emitimos impressões e sinais, internos e externos. Por esta razão procuremos manter nosso pensamento focado sempre em  coisas agradáveis. 

Através da sintonia mental, do teor vibratório das nossas energias, é que atraímos situações positivas ou negativas.

Portanto, desenvolvamos em torno de nós mesmos, apenas imagens felizes e alegres, que nos deixarão em paz com a vida e com os outros.

Não podemos controlar tudo o que está à nossa volta, mas podemos educar a nossa maneira de ver e sentir as coisas, através do pensamento positivo.

Sabemos, porém, que esse hábito não é tarefa fácil, e nem tenhamos a pretensão de sermos perfeitos, mas é nos melhorando um pouquinho a cada dia que construiremos uma vida melhor e mais feliz. 

Que nesta terça-feira possamos entender melhor que vida é uma concessão divina, para o exercício diário da gratidão ao Criador e de amor ao nosso próximo, pois, somente o amor dá sentido à vida.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 16.11.25

Se alguém nos pede um favor e estamos em condições de atender, não neguemos. Nunca nos esqueçamos de que "ninguém vive sozinho". T...

OS MELHORES PITACOS