quinta-feira, 31 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 31.07.25

Em tudo guardemos equilíbrio, dizendo todos os dias: quero guardar, em primeiro lugar, o meu equilíbrio e o meu bom senso, pois, todo acontecimento é secundário, se assim o considerar. É o meu enfoque e valorização que darão intensidade ao que sinto ou que quero sentir.

Pela minha boa avaliação um problema grande poderá ser reduzido ao mínimo, assim  como um monte que visto do chão é alto demais, mas que olhado de um avião, nas alturas, se apequena e se torna insignificante. 

A gravidade dos fatos depende do ângulo em que são observados. Comecemos por vê-los sempre pelo ângulo positivo e as soluções chegarão mais rápido, pois, somos competentes, bastando agir com coragem e persistência. 

Nos olhemos com olhos agradáveis e sintamos a nossa força interior querendo ação em favor do progresso, da paz e da alegria. Caminhemos firmes sem nos contaminar pelo ambiente de forças negativas vindas de fora, que podem empanar o nosso entusiasmo.

Acreditemos e repitamos confiantes: serei sempre um vencedor; não me abaterei ante as  dificuldades e obstáculos; deixarei de lado ideias pessimistas e fecharei os olhos ao negativismo, e não haverá descrença em minhas qualidades e na minha força de vontade.

Creio sempre num amanhã favorável, pois, uma grande e invencível força foi colocada por Deus dentro de mim e, assim protegido, nada me vencerá. Minha confiança e meu destemor são a garantia da minha vitória. E ela virá!

Que tenhamos uma quinta-feira de muito otimismo e de muita fé em nós mesmos. Somos capazes!


Um abraçaço!

quarta-feira, 30 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 30.07.25


Na seara da vida há lavradores de toda espécie ou de toda classe.

Existem aqueles que compram o campo e exploram-no, através de rendeiros ou meeiros, sem nunca tocarem o solo com as próprias mãos. 

Encontramos em muitos lugares os que relegam a enxada à ferrugem, cruzando os braços e imputando à chuva ou ao sol o fracasso da sementeira que não vigiam; somos defrontados por muitos que fiscalizam a plantação dos vizinhos sem qualquer atenção para com o trabalho que lhes diz respeito.

Temos diversos que falam e consomem seu tempo com inutilidades mil, enquanto pragas  destruidoras aniquilam as flores frágeis da sua má plantação. Vemos numerosos acusando a terra de incapaz de qualquer produção, mas negando à gleba que lhes foi confiada a benção da gota d'água e o socorro do adubo.

A natureza, no entanto, retribui a todos eles com o desengano, a dificuldade, a negação e o desapontamento. Mas a agricultor que realmente trabalha, cedo recolhe a graça do celeiro farto, tal qual ocorre na lavoura do espírito.

Ninguém logrará o resultado excelente sem esforçar-se, conferindo à obra do bem o melhor de si mesmo. 

Paulo de Tarso, escrevendo numa época de senhores e escravos, não nos diz que o semeador distinguido pelo imperador ou o mais endinheirado, seria o legítimo detentor da colheita, mas asseverou, que o lavrador dedicado às próprias obrigações será o primeiro a beneficiar-se com as vantagens da boa e bem cuidada seara.

Assim, a partir desta quarta-feira, procuremos nos dedicar à boa semeadura e ao zelo do plantio, para o incessante acúmulo de frutos  a garantir a alimentação eterna do espírito.

Pensemos nisso!


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 29.07.25

Em todos os lugares e posições, todos nós podemos revelar qualidades divinas para a edificação de quantos conosco  convivem. Aprender e ensinar constituem tarefas de cada hora, para colaborarmos no engrandecimento do tesouro comum de sabedoria e de amor.

Quem administra, pode, de forma mais frequente, expressar a justiça e a magnanimidade; quem obedece, dispõe de recursos mais amplos para demonstrar o dever bem cumprido. O rico, mais que os outros, pode multiplicar o trabalho e dividir as bênçãos; o pobre com mais largueza, pode amealhar a fortuna da esperança e da dignidade.

O forte, mais facilmente, pode ser generoso a todo instante; o fraco, sem maiores embaraços, pode mostrar-se humilde em quaisquer ocasiões. O sábio, com dilatados cabedais, pode ajudar a todos, renovando o pensamento geral para o bem; o aprendiz, com oportunidades multiplicadas pode distribuir sempre a riqueza da boa vontade.

O que é sadio, pode projetar a caridade em todas as direções; o doente, com mais segurança, pode plasmar as lições da paciência no ânimo geral. E assim, se sucedem todas as possibilidades divinas colocadas a nosso serviço.

Os dons se diferem, pois, a inteligência se caracteriza por diversos graus, o merecimento apresenta valores múltiplos, a capacidade é fruto do esforço de cada um, mas o Espírito Divino que sustenta as criaturas é substancialmente o mesmo, e todos somos suscetíveis de realizar muito na esfera de trabalho que nos encontramos.

Portanto, a partir desta terça-feira, reparemos mais a posição em que nos situamos e atendamos ao imperativo do Infinito Bem. Coloquemos a Vontade Divina acima dos nossos desejos e ela nos aproveitará em sua trajetória de luz e perfeição!


Um abraçaço!

segunda-feira, 28 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 28.07.25

Não lutemos e nem queiramos nos impor sobre as outras pessoas. A ânsia desmedida pelo poder e pelo mando é, normalmente, um sentimento extremamente nocivo a nós mesmos. Não é por aí!

Se tivermos o poder da influência e esta prevalecer, que seja por causa dos nossos valores, do nosso caráter e da nossa retidão no trato das nossas obrigações e no zelo do convívio com aqueles que estão ao nosso redor.

Não nos esqueçamos de que "a palavra convence, mas os exemplos arrastam", tais como a bondade, o bom uso da inteligência, a presteza de ação, a correção nos negócios, a resistência ao mal, a luta pela paz, a prática incessante do bem servir e muito mais.

E podemos ter a certeza de que, tudo o que há de valor em nós, acaba se revelando naturalmente e sem qualquer propaganda. Somos eternos manequins na vitrine da vida, pois, estamos sempre sendo observados.

Portanto, não há necessidade de qualquer imposição, e ninguém gosta ou se sente bem tendo que se submeter às "ordens" ou vigilância de outrem contra a sua vontade. 

Que comecemos a semana nos esforçando mais para seguirmos o maior dos mandamentos, o mandamento do amor: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos"? Quem aprendeu a amar e a impor-se a si mesmo, jamais quererá se impor aos outros.

Que tenhamos uma excelente segunda-feira carreando uma semana profícua e feliz.


Um abraçaço!

domingo, 27 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 27.07.25

"Em tudo dai graças" diz Paulo de Tarso, considerado o décimo terceiro Apóstolo.

Aprendamos e saibamos agradecer as dádivas que o Senhor nos concede a cada dia: A largueza da vida; o ar abundante; a graça da locomoção; a faculdade do raciocínio; a fulguração da idéia; a alegria de ver; o prazer de ouvir.

Agradeçamos o tesouro da palavra; o privilégio do trabalho; o dom de aprender; a mesa que nos serve; o pão que nos alimenta; o pano que nos veste; as desconhecidas mãos que se entrelaçam para suprir-nos a refeição e o agasalho; os benfeitores anônimos que nos transmitem a riqueza do conhecimento.

Agradeçamos a conversação do amigo; o aconchego do lar; o doce dever da família; o contentamento de construir para o futuro; a renovação das próprias forças...

Ora, muita gente está esperando lances espetaculares da "boa sorte mundana" a fim de exprimir sua gratidão ao Céu. 

O Cristão, contudo, sabe que as bênçãos da Providência Divina nos enriquecem os ângulos mais simples de cada hora, no espaço de nossas experiências, pois, nada existe de insignificante na estrada que percorremos. E todas as concessões do Pai Celeste são preciosas no campo da nossa vida.

A partir deste domingo, utilizando o patrimônio da vida que o Senhor nos empresta a serviço incessante do bem, aprendamos, sim, a agradecer todos os dias. A gratidão é virtude dadivosa!


Um abraçaço!

sábado, 26 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 26.07.25

É bom sonharmos, e todos devemos sonhar! Mas, não é bom querermos  viver só de sonhos, pois, a realidade está aqui. É bom caminharmos na vida olhando para as estrelas, mas não é bom que ao caminharmos não olhemos para onde pousamos os pés.

É bom fixarmos uma meta à distância, para onde nos dirigirmos, mas não é bom que nos despreocupemos com aquilo que acontece ao nosso redor todos os dias e a toda hora.

É bom querermos melhorar a todos, mas é melhor a gente começar melhorando a nós mesmos. É bom querermos fazer obras de destaque, mas não é bom nos esquecermos de que as grandes obras começam nos primeiros passos e que a magnitude, a imponência e a beleza de toda obra estão nos detalhes.

É bom querermos ser importantes, admirados por todos, pelo nosso poder financeiro, social ou político, mas não é bom nos esquecermos de que, o poder, quase sempre, é parceiro certo para para a arrogância, a soberba e a vaidade que infelicitam a vida.

É bom proferirmos discursos inflamados diante de multidões, mas não é bom nos esquecermos de que, devemos gastar alguns minutos falando com nossos familiares, com o carteiro, com  o pedinte, com o engraxate que lustra nossos sapatos, e até com o coveiro que dignifica a vida operando no silêncio da sua obra o infalível destino de todos nós.

Enfim, é realmente muito bom e necessário, que sonhemos com uma vida tranquila, afortunada e feliz, mas não nos esqueçamos de que a verdadeira felicidade não está no TER, e sim, no SER, e que os segredos da beleza, da magnitude e da importância desta grande obra do Criador, que somos nós, estão nos detalhes.

Que neste sábado, na convivência com todos,  possamos caprichar mais na simplicidade, na solidariedade e no amor ao nosso próximo, detalhes fundamentais para a lapidação e realização do sonho da nossa grande obra: uma "vida feliz"!

Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 25.07.25

Não nos esqueçamos da "boa parte" que reside em todas as criaturas e em todas as coisas. 

O fogo destrói, mas transporta consigo o elemento purificador; a pedra é contundente, mas consolida a segurança; a ventania açoita impiedosa, todavia, ajuda a renovação; a enxurrada é imundície, entretanto, costuma carrear o adubo indispensável à sementeira vitoriosa.

Assim, também, há criaturas que, em se revelando negativas em determinadas situações da luta humana, são extremamente valiosas em outras. A apreciação unilateral é sempre ruinosa. A completa imperfeição, tanto quanto a perfeição integral, não existem no plano em que evoluímos.

O criminoso, acusado por toda gente, amanhã poderá ser o enfermeiro que nos estenderá o copo d'Água. O companheiro que nele agora descobrimos uma faixa de trevas, poderá ser depois, o irmão sublimado que nos convidará ao bom exemplo.

A tempestade da hora em que vivemos é, muitas vezes, a fonte do bem estar das horas que vamos viver. Busquemos, portanto, o lado melhor das situações, dos acontecimentos e das pessoas. Assim nos ensinou o Divino Mestre.

Hoje, sexta-feira, iniciemos um final de semana criando um campo fértil à busca constante da "parte  boa" do nosso próximo, e da nossa vida.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 24.07.25

Se é difícil a produção do fruto na lavoura comum para que não falte o pão do corpo aos celeiros do mundo, muito nos exige o serviço de aquisição dos valores espirituais que significam o alimento vivo e imperecível da alma.

Planta-se a semente da boa vontade, mas mil obstáculos lhe prejudicam a germinação e o crescimento. É o aluvião de futilidades da vida inferior, a lama da inveja e do despeito; as trovoadas da incompreensão; os granizos da maldade; os detritos da calúnia; o frio da indiferença; a secura do desentendimento; as nuvens de preocupações; a poeira do desencanto...

Todas as forças imponderáveis da experiência humana, como que se conjugam contra aquele que deseja avançar no roteiro do bem. A elevação, porém, é obra de suor, persistência e sacrifício. E enquanto não alcançarmos a herança divina a que somos destinados, qualquer descida é sempre grande risco.

Não recuemos diante da luta se podemos endereçar o coração aos climas superiores da vida. No obstante, confrontados por toda espécie de dificuldades, sigamos para frente, oferecendo ao serviço da perfeição tudo que possuímos de nobre, belo e útil.

Recordemos o conselho de Paulo, o Apóstolo, e não nos imobilizemos. Movimentemos as mãos para o trabalho e ergamos os joelhos, na certeza de que, para a obtenção da melhor parte da vida é preciso caminhar e servir incessantemente.

Hoje, quinta-feira, meditemos um tanto sobre esses pontos e tenhamos todos um excelente dia.


Um abraçaço!

REFLEXÃO DO DIA 23.07.25

A perfeição não é inata na pessoa, mas adquire-se. Ninguém pode afirmar que é perfeito; mas todos nós somos chamados a conseguir a perfeição. 

Não se pode exigir de ninguém que se alcance a perfeição de um dia para o outro; mas somos obrigados a trabalhar continuamente, a esforçarmos dia após dia no sentido de alcançá-la.

Ora, pois, está claro que ninguém chega a ser eminente matemático em um só dia; precisa de muitos esforços. Da mesma forma, ninguém se torna músico famoso em uma semana, pois são necessários muitos anos. Para ficarmos apenas nestes exemplos.

Nós, humanos que somos, devemos entender que ninguém poderá também corrigir seus defeitos com um único esforço; mas, se não fizer esse esforço, e não o fizer diariamente, jamais caminhará rumo à perfeição.

Meditemos sobre a importância da tolerância com o nosso próximo e com todos que nos rodeiam, partindo da análise das nossas fraquezas e das nossas possibilidades pessoais, nos perguntando: quantas vezes fomos tolerantes com os nossos próprios erros? Quantas vezes exigimos dos outros o que nós mesmos não fazemos? 

Antes de cobrarmos dos outros, diante da nossa consciência, cobremos de nós mesmos. Sabemos que é triste ter defeitos, mas é muito mais triste fazer as pazes com eles, resignando-nos a tê-los.

Que tenhamos uma excelente quarta-feira, e que ao final do dia mereçamos uma noite tranquila e de abençoado descanso.


Um abraçaço!

terça-feira, 22 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 22.07.25

Quando nós estamos enfrentando algum problema e surgem outros, não digamos: é demais pra mim, eu não aguento! 

Não é o número de problemas que pode complicar as soluções e perturbar a nossa mente. O que pode nos complicar é a nossa própria maneira de encará-los, ao permitirmos ser envolvidos por eles. 

Quando nós nos deixamos envolver, damos lugar à sensação de incapacidade, de impotência, pois, o problema toma vulto, impedindo o uso da razão e da nossa capacidade de reação. Mas, se levantarmos barreiras e confiarmos na nossa inteligência o problema diminui e sempre é debelado.

Não nos abatamos. Nenhum problema é maior que a nossa resistência, nem mesmo quando se juntam. É a carga aumentada que fortalece os músculos. A tempestade, as dores e decepções passam. 

As situações mudam de um momento para outro. Quando acreditamos em nós, a tristeza se torna alegria, o abatimento vira ânimo, a doença desaparece, a turbulência converte-se em paz e a vitória é o nosso prêmio.

Acreditemos em Deus, na força do tempo a nosso favor, na nossa coragem e persistência, convictos de que todas as transformações serão possíveis, e as tempestades serão vencidas pela nossa força e pela nossa fé.

Vivamos bem esta terça-feira, confiantes de que, das adversidades é que nasce o prazer das grandes vitórias e que, toda obra humana é passageira, inclusive a dor e os problemas. Vivamos, pois!


Um abraçaço!

segunda-feira, 21 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 21.07.25

Força! Todos nós temos problemas e, muitas vezes, podem até nos atrapalhar um pouco. Mas nos lembremos de que, os problemas aparecem para desafiar as nossas capacidades. E nós as temos.

Nós possuímos energias muito poderosas, desde que saibamos utilizá-las, confiando nelas e elevando nosso pensamento para cima e carregado de esperança. 

Ante um problema, de que adianta nos enervarmos, nos desesperarmos? Estes sentimentos não colaboram em nada, e ainda nos fazem agir precipitadamente e sem o uso da razão.

Diante de qualquer dificuldade, mantenhamos a cabeça fria, tenhamos pensamentos positivos, e certamente tudo se resolverá, pois, a solução começa dentro de nós mesmos.

Os problemas e dificuldades fazem parte da nossa existência. A questão é tratá-los com sabedoria e jamais esperarmos pelo pior. Não tenhamos vergonha de pedir ajuda, se necessário, pois, ninguém é cem por cento auto-suficiente. 

Iniciemos, com esta segunda-feira, uma semana carregada de otimismo e rica em bons pensamentos. Para quem crê na vitória, os problemas são apenas momentos passageiros.


Um abraçaço!

domingo, 20 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 20.07.25

Não carreguemos pela vida incertezas, mágoas e insatisfações.

Estes sentimentos são cargas pesadas e, muitas vezes, frutos de nossa imaginação que se vê contaminada e forçada por tantos problemas que enfrentamos diariamente.

Mas, se tudo o que de ruim nos acontecer, nós encararmos pelo lado construtivo, o lado tormentoso dos problemas se suavizarão e a serenidade tomará conta da nossa mente e a paz norteará nossas ações.

Ajuda muito termos firme na mente a ideia de que tudo o que acontece conosco é para o nosso benefício. Com isso as impressões negativas perdem força, ficando apenas as positivas.

Assim, não temamos os contratempos, nos coloquemos acima das más circunstâncias e elas não nos afetarão.

Tenhamos uma atitude positiva acreditando que, "Feliz é quem junta os dissabores e os joga na correnteza amorosa dos bons pensamentos".

Que tenhamos então um domingo de paz, muita saúde e alegrias.


Um abraçaço!

sábado, 19 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 19.07.25

Nós nos levantamos e o dia está à nossa frente. E agora, o que fazer?

Não somos nós que dependemos do dia. Ele sim, é que mais depende de nós. Se tivermos forças para vencer o que o dia nos apresentar, mesmo o pior deles tornar-se-á proveitoso. Mas se usarmos de reclamações e de mau humor, certamente, ao invés de rosas encontraremos espinhos.

Sejamos alegres. Vejamos neste dia, somente belezas, oportunidades de bons relacionamentos e de paz interior. Nos  disponhamos a ser felizes, pois, o dia é bom para quem traz o que é bom no coração.

Mais uma vez, na lição do otimismo, digamos sem vacilar: "Eu estou melhorando a cada dia!"

Assim, nós reconhecemos que as nossas capacidades aumentam, que a alegria floresce, a disposição para as boas ações evoluem, o ânimo se fortalece, a fé se sedimenta e a paz se torna cada vez mais presente.

Quando acreditamos que estamos num processo de melhoria, todo o nosso ser se apronta para o progresso e a felicidade. É a ordem que damos a nós mesmos para nos sentirmos bem.

Portanto, neste sábado, decidamos nos apresentar para a vitória  sempre, nos lembrando de que, "é o tiro de largada que faz o corredor dar tudo de si mesmo".


Um abraçaço!

sexta-feira, 18 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 18.07.25

Não pretendamos ser felizes somente quando ganharmos na loteria, quando tivermos a casa própria, um bom emprego ou melhorarmos nossa condição social. Nós podemos ser felizes logo.

A felicidade depende de resolução, de ardente desejo de busca, de querer encontrá-la. As situações de riqueza, pobreza, doença, desemprego influem, sim, mas não podem tomar o lugar do principal: a decisão própria. 

Nos extremos lances da vida, nos apoiemos em nossas qualidades, nos vejamos conduzidos pela mãos de Deus e sejamos agradecidos todos os dias. Nos esforcemos, pois, o esforço é para a felicidade, o que o adubo é para a planta. E, nos blindemos com o manto do otimismo.

Não tenhamos medo de proclamar: "Ando com a cabeça levantada, não por orgulho, mas por fé. Tenho os passos firmes e muita esperança no peito. Falo com justiça, respeito a todos, me vejo com plena saúde e espírito alegre. Acredito em mim e na minha capacidade.

Creio em Deus e estou na direção de um grande bem estar. Não fico recuado, amuado, como se fosse desprotegido e infeliz. Não me impressiono com as dificuldades e ponho minha inteligência para funcionar".

Nesta sexta-feira, consolidemos este otimismo manejando bem as nossas forças, e bendizendo os dias e as oportunidades. A vitória é a consequência, pois, Deus está sempre conosco.


Um abraçaço! 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Lula veta aumento no número de deputados federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17/07) no Diário Oficial da União.

O projeto havia sido aprovado pelo Congresso como forma de cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara a partir de dados do Censo Demográfico de 2022.

Segundo a Constituição, a representação por estado deve ser proporcional à população — com o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados.

O texto da Constituição define que o número de deputados "será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

Repercussão negativa

O Congresso, então, decidiu aumentar o número de assentos para não precisar reduzir a quantidade de deputados de nenhum estado. No entanto, a proposta gerou repercussão negativa entre a opinião pública. Sondagem da empresa de pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira indica que 85% dos brasileiros são contra a ampliação no número de deputados. Já em uma pesquisa do Datafolha, 76% se disseram contra o aumento.

O governo argumentou que vetou a proposta porque ela "não observou os princípios da eficiência e da responsabilidade fiscal" e que a ampliação geraria aumento de despesas com impacto no orçamento público. A expansão da Câmara teria um custo estimado de R$ 10 milhões.

O veto gera mais um atrito entre o governo e a Câmara dos Deputados e potencialmente prejudica a aprovação de pautas governistas pelos parlamentares.

Lula comentou com assessores que o veto da proposta é coerente com o desejo da maioria da população.

A taxa de aprovação de Lula subiu recentemente para 43%, segundo uma pesquisa da Quaest, depois da reação dele à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar as importações brasileiras em 50%. A popularidade de Lula estava em queda.

Derrubada do veto é improvável

O Congresso poderia derrubar o veto do presidente à criação de novas vagas de deputados, mas teria de arcar com o desgaste junto à população. Por causa disso, líderes partidários consideram uma eventual derrubada como algo improvável.

Com o veto, a responsabilidade pela redistribuição das cadeiras na Câmara fica com a Justiça Eleitoral, como é previsto pela decisão do STF. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá fazer a nova divisão levando em conta os limites constitucionais, sem alterar o número total de parlamentares.

O TSE deverá usar os dados do Censo de 2022 e, nesse caso, alguns estados ganhariam até quatro vagas, mas outros, como Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul, poderiam perder cadeiras no parlamento federal.


md/as/ra (OTS, EFE, Agência Brasil)

REFLEXÃO DO DIA 17.07.25

Todos temos em nosso interior uma luz a brilhar intensamente. Mesmo que o corpo padeça, a alma brilha. Mas, nós é quem regulamos a intensidade dessa luz e desse brilho.

Não nos vejamos apenas como um corpo físico, como se tivéssemos apenas a parte visível. Na verdade, o corpo é o invólucro, o escafandro, uma armadura bendita que possibilita nossas ações no reino material. E nós somos muito mais que isso.

O corpo envelhece, adoece e morre. Mas o nosso espírito é eterno, inteligente, belo e luminoso. É a nossa parte invisível a brilhar. Os sofrimentos corporais nada são ante os esplendores espirituais. As esperanças e atitudes no mundo físico precisam da chancela do nosso espírito.

Nos esforçando para sermos a cada dia mais iluminados, confiemos em nós mesmos e afirmemos com convicção: "Tenho luz dentro de mim a iluminar os meus caminhos; não tenho escuridão, incertezas ou sofrimentos, e não estou perdido.

Sei onde vou, pois, confio em mim, sou inteligente, tenho esperança e coragem. Mesmo que tudo me sugira recuar ou vacilar, sigo em frente e não me acovardo diante dos problemas, pois, vencê-los é sempre minha meta. 

Tenho a verdadeira alegria e sou forte, porque fortes são as virtudes dentro de mim. A luz que brilha no meu interior é Chama Divina emanada do Criador, e com ela vencerei todas as dificuldades. Creio em tudo isso, pois a fé é o meu alimento."

Nesta quinta-feira, nos lembremos de que, quem tem luz, não teme e nem caminha nas trevas. Que tenhamos um excelente dia!


Um abraçaço!

quarta-feira, 16 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 16.07.25


"Ninguém é uma ilha", já disse um célebre escritor. Todos os seres humanos dependem uns dos outros para sobreviverem dignamente, mesmo que nas mínimas condições. Não é preciso ir longe para constatar isso.

O individualismo ou o exclusivismo só existem, ou só podem existir, na personalidade de cada pessoa, pois, cada uma tem a sua. Mas, na vida, tudo funciona em sistema de parceria, de interdependência, porque ninguém sabe tudo, ninguém pode tudo, e ninguém faz tudo. 

Um exemplo claro e simples são as árvores: para se manterem precisam das raízes, as raízes precisam de um solo firme e fecundo, e um solo para ser fecundo precisa da chuva, do sol e dos benefícios da natureza. 

O engenheiro, por mais sábio que seja, precisa do construtor, que por sua vez precisa do pedreiro, do servente, do ferramenteiro, do encanador, do eletricista, do pintor e de tantos outros profissionais burocráticos para que a obra seja finalizada e entregue adequadamente.

É importante nos lembrarmos sempre de que, tudo o que adquirimos, é fruto do trabalho e da dedicação de alguém e, por isso mesmo, todos precisam ter seus valores reconhecidos, por mais simples que tenham sido suas tarefas. Esta interdependência é fundamental para o ciclo da vida. 

Portanto, não há como não reconhecermos que precisamos da companhia, da força de trabalho e da participação do nosso semelhante para vivermos bem e melhor. Esta dependência é cabalmente provada na verdade insofismável da nossa existência: para a materialização da nossa vida, foi imprescindível a cumplicidade de um homem e de uma mulher.

Lembremos dessas verdades nesta quarta-feira. Ninguém vive sozinho, e é necessário que tudo seja feito em conjunto, unindo as forças. Por que nos isolarmos se dependemos uns dos outros? Valorizemos o trabalho do nosso semelhante e sejamos felizes, juntos!


Um abraçaço!

terça-feira, 15 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 15.07.25

Nos coloquemos nas mãos de Deus, O tenhamos na mente, e ninguém terá poder negativo sobre nós.

Reconheçamos que só o que pensamos de bom, belo e esperançoso, tem  o poder de nos fazer felizes. Tudo o que vem do mal, as desonestidades, as maledicências e os desânimos, causam infelicidade. A vibração de Deus está dentro de nós, um poder infinito, cósmico e inexplicável.

Por isso, não andemos  temerosos, preocupados e infelizes. Tenhamos a cabeça no lugar, não nos considerando  vítimas, e atuemos com bondade, buscando nos melhorar em tudo, e não acreditando em fracasso.

Além do mais, busquemos a felicidade sempre, pois, estamos neste mundo para sermos felizes. Mantenhamos o otimismo, escancaremos o sorriso por onde passarmos e o prazer de viver nos acompanhará no dia a dia.

Para sermos felizes, joguemos para longe o que for tristeza, desamor, e a ânsia de levar vantagem em tudo, e coloquemos no lugar desses sentimentos o carinho, a generosidade e o amor a todos que nos rodeiam, e teremos a paz que acalenta a nossa consciência e nos traz a felicidade que queremos. 

Nesta terça-feira, pensemos nas tantas qualidades que temos, e busquemos sim, a felicidade, pois, só a busca quem realmente quer ser feliz verdadeiramente.


Um abraçaço!

segunda-feira, 14 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 14.07.25

Se nós queremos realmente conquistar a nós mesmos e vermos até onde nossos valores podem nos levar, ergamos o nosso pensamento, e mantenhamos os pés no chão.

Vejamos, com confiança, que podemos fazer tudo com mais perfeição; podemos ter mais paciência quando outros a perdem; continuar a caminhada quando outros desistem; exercer os nossos direitos como cidadãos do Universo quando outros se acomodam.

Podemos conquistar a nossa paz interior com os nossos próprios recursos; elaborar planos e executá-los muito bem; e, nos declarando amplamente satisfeitos com a vida, abrir o nosso coração a Deus em completa entrega, recebendo dEle auxílio e proteção.

Com o otimismo à frente, não nos encolhamos. "Bola pra frente", pois a vida nos convoca, e sabemos que somos capazes e que quem proclama de coração convicto a vontade de ir ao máximo que pode, recebe do Universo as energias de que precisa.


Que, com esta segunda-feira, possamos iniciar uma semana de muita realização e de muita paz.


Um abraçaço!

domingo, 13 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 13.07.25

Creiamos firmemente numa força grandiosa dentro de nós, atuante, disposta a romper barreiras, a produzir a paz e a prosperidade, nos impedindo de qualquer derrota.

No ápice dos problemas, ou no pique mais alto da dor ou da espera, usemos de imaginação, de talento, de resistência, e antevejamos um novo sol, uma nova saída, uma modificação sempre pra melhor numa nova oportunidade.

Jamais pensemos que os problemas estão além das nossas forças, isso só dificultará as soluções. Pelo contrário, nos julguemos fortes, sempre em condições de vitória, com o tempo a nosso favor. E assim, forçaremos o surgimento de soluções, porque os problemas se mostrarão diminuídos.

Não sucumbamos por pouca coisa. E todo problema será "pouca coisa" se dissermos pra nós mesmos: 

"Para mim não existem problemas. São apenas questões ou assuntos a serem tratados, e não enigmas complicados ou furacões devastadores. São pequenas nuvens que dissolvo com um simples sopro.

Assim entendo, porque tenho objetivos mais altos, trabalho em direção a um estado superior de paz e contentamento e, nesse sentido, luto e, se preciso, sofro, mas o sofrimento do esforço físico e mental da persistência e da determinação.

Acredito sempre num bom dia, num grande futuro. Considero-me feliz por conseguir desfazer os embaraços da minha vida, com firmeza e desenvoltura, porque coloco Deus à minha frente e, com a minha crença e a minha fé, Ele me capacita integralmente."

Neste domingo, acreditemos, com convicção, que Deus nos dotou de infinitas habilidades para vencermos todos os obstáculos, pois, Ele nos criou para sermos vitoriosos. E seremos, sempre!


Um abraçaço!

sábado, 12 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 12.07.25

Tenhamos sempre em mente que temos um destino maravilhoso pela frente, e que tudo o que nos acontece tem o propósito de nos orientar nesta caminhada, e que somos os únicos responsáveis pelas nossas decisões.

Então procuremos caminhar da melhor maneira possível. Não permitamos que mágoas, decepções e desenganos nos façam companhia somente porque apareceram problemas e dificuldades. 

Tiremos da mente o que for decadência, doenças, desânimos, tristezas e derrotismos. Pelo contrário, nos inclinemos para o lado bom e belo, e acreditemos estar a nossa vida na direção correta do aprimoramento e da felicidade.

Sintamos ser possível a renovação e a mudança de rumo quando necessário.  Tal qual nas árvores  onde surgem, através da poda, mais brotos, mais força e muito mais vida, assim também, vez ou outra, precisamos podar em nós, o pessimismo, as ações negativas e o desamor.

A beleza, o vigor e a alegria da natureza movem-se também dentro de nós, não se justificando permanentes lembranças tristes e visões negras para o nosso futuro. Além disso, e o mais importante, é que Deus está do nosso lado, nos amparando e nos protegendo sempre que O procuramos.

Neste sábado, reforcemos nosso otimismo, com razão e muita convicção, afirmando pra nós mesmos: "Ninguém tem um destino melhor que o meu, porque Deus está comigo e eu estou com Ele."


Um abraçaço! 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 11.07.25

Nos aconcheguemos ao nosso mundo interior como quem se acerca de um jardim de flores belíssimas e perfumadas.

Cada uma dessas flores representa uma virtude, uma capacidade, uma firmeza, uma alegria, muitas esperanças e habilidades. Todas essas flores são nascidas e mantidas pelo adubo da nossa boa vontade e da nossa fé.

Como bons jardineiros, não permitamos que as nossas flores murchem por falta de trato e de amor. 

Transportemos para o mundo exterior o perfume desse jardim, exalando-o pelo olhar, pela voz amena e amorosa, pelos gestos de bondade e pelas atitudes do bem servir.

Jamais aceitemos carregar por dentro um deserto de vida ou um vazio de esperança. Não permitamos em nosso interior um acúmulo de pensamentos e ideias estéreis, por isso, imprestáveis. 

Não nos esqueçamos de que somos obra prima do Criador e, como tal, tenhamos a confiança de que, tudo em nós é belo, e que o florido do nosso Jardim Íntimo é o resultado do nosso trabalho e da nossa gratidão pela vida.

Com esta sexta-feira, iniciemos um final de semana, no lucrativo exercício do zelo com a nossa Jardinagem Interna, garantindo o exalar do perfume de nossas virtudes a todos que nos cercam.


Um abraçaço!

quinta-feira, 10 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 10.07.25

Estamos sentindo que os últimos tempos estão concentrando muita amargura em nossa vida e que só estamos enxergando dificuldades, problemas e canseiras? 

Recorramos  à Oração. É através dela que Deus alivia o nosso coração, preenche a nossa mente com bons planos, faz retornar a vontade de viver, faz renascerem as esperanças, e assim, se tornam visíveis o lado bom das coisas.

Prezemos pela Oração, pois, com ela, Deus nos dá disposição para conversar, dialogar, explicar, buscar novos rumos e, mais facilmente surgirão as soluções. Ele está no comando de tudo e, de  forma especial, da nossa vida, mas temos sim, que OFICIÁ-LO neste comando. 

Atentemos, porém, que a Oração não é apenas para os momentos espinhosos. Façamo-la nas manhãs e noites, quando abrirmos e fecharmos a janela do nosso quarto, quando nos depararmos com as belezas do amanhecer e as maravilhas de um céu estrelado.

Oremos, mentalmente, quando estivermos andando, trabalhando, esperando algo ou alguma situação, olhando simplesmente os transeuntes ou mesmo o incrível movimentar da vida  ao nosso redor.

Nesta quinta-feira, nos lembremos de que, orar é conversar com Deus, e é muito fácil, por Ele está dentro de nós. Que tal, adicioná-Lo no WhatsApp da nossa vida?


Um abraçaço!

quarta-feira, 9 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 09.08.25

As sementes que plantarmos  produzirão não somente para a nossa fome, mas, também, para a necessidade de muitos. A luz que acendermos  clareará não apenas para os nossos pés, mas igualmente para os que conosco seguem na jornada terrena.

Assim como o fio d'àgua dessedenta a terra por onde passa, as nossas decisões inspiram também decisões alheias por onde passamos. Outros ouvidos nos ouvem a voz e muitos alheios corações recebem nossos estímulos, para o bem ou para o mal.

"Ninguém vive pra si... ", assevera-nos  a Divina mensagem. Queiramos ou não, é da Lei que nossa existência pertença também às existências que nos rodeiam, pois, vivemos para nossos familiares, nossos amigos, nossos ideais e para os que nos cercam.

Compreendendo esta realidade, observemos e sigamos o nosso próprio caminho. E tudo o que constituir a nossa obra, representará a influência da nossa alma, nos auxiliando na libertação para a glória da luz ou agravando-nos no cativeiro do sofrimento das sombras.

Vigiemos, cuidemos do nosso mundo íntimo e façamos o bem que pudermos já no tempo presente, porque aprendemos a Divina Lição de que a vida nos foi dada pelo Criador, também, em Divino Comodato, e deste legado devemos prestar contas ao seu final.

Que nesta quarta-feira, possamos utilizar um mínimo de tempo para meditarmos a profundidade desta recomendação que nos faz a Sabedoria Divina.


Um abraçaço!


terça-feira, 8 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 08.07.25

Ah! O olhar! 

Quanto segredo e quanto poder encerra um olhar! Tanto já ouvimos dizer: "Amor à primeira vista, no primeiro olhar!" quanto "O olhar gordo, que seca até pimenteira!", não é assim? É o triste antagonismo do olhar do amor e da bondade com o olhar da inveja e da maldade.

O olhar estimula, eleva, desperta, corrige, ama. Mas, também provoca, fustiga, desanima, repreende, destrói. Há toda uma literatura no desvendar da comunicação do olhar.

Disse o Divino Mestre que "os olhos são a janela da alma". Então, claro é que o olhar é a vitrine que pode expor todo o horizonte do nosso interior. Os nossos olhos são os mensageiros de tudo o de que está cheio o nosso coração. Bondade ou maldade. 

Sabedores disso, façamos do nosso olhar uma corrente de otimismo a jorrar somente esperança e alegrias por onde quer que passemos. Que ele possa estar sempre carregado de amor e compaixão, nos creditando sempre paz e felicidade.

E não nos esqueçamos também que, o nosso olhar é um catalizador das belezas da vida, nos outros e na natureza, pois que, a beleza não está nos outros ou nas coisas, mas nos olhos de quem vê, provinda do coração.

Nesta terça-feira, façamos o propósito de sermos distribuidores de olhares farturentos, em carinho e em felicidade, para com todos que se acercarem de nós. O olhar contagia e, quase sempre, retorna na mesma medida.


Um abraçaço!

segunda-feira, 7 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 07.07.25

Vistamos a camisa da solidariedade, do amor e da paz.

Não nos deixemos ser levados pelas correntezas da soberba, do orgulho e das vaidades humanas, pois elas fatalmente nos conduzirão a um precipício. Estes sentimentos são naturais inibidores da verdadeira felicidade. 

Jamais nos deixemos ser influenciados por sugestões ou conselhos contrários à prática do bem, e procuremos ser justos a todo momento e em tudo o que fizermos.

Não é por termos consciência de que todos nós temos defeitos, que vamos nos escorar nesta verdade para justificarmos nossas falhas, nossos abusos e vivermos como se não tivéssemos deveres a cumprir.

O progresso material é importante, sim, é necessário e ajuda muito, porém, ajudar o nosso próximo a também progredir, é uma determinação Divina. Ninguém vive sozinho, e por isso somos uma Fraternidade Universal.

Com esta segunda-feira, iniciemos a semana acreditando que, promover a Paz e a Fraternidade é glorificar o Amor,  que é a mais alta e a mais verdadeira expressão do progresso humano.

Sem AMOR, somos NADA!


Um abraçaço! 

domingo, 6 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 06.07.25

Pessimismo, descrença, insegurança, crítica, tiremos essas palavras do nosso dicionário.

O pessimismo é terrível, nos põe contra as pessoas, nos faz desacreditar em Deus e no mundo, e nos impede de ter esperança na vinda das coisas boas que precisamos e queremos.

O otimismo, ao contrário, só nos faz bem, pois, atrai o que é bom, abre as oportunidades, traz alegria e nos ajuda na solução dos problemas mais difíceis.

O otimismo é um sentimento de poderosa força que a vida nos oferece pra nos ajudar na capacidade que temos de fazer o que é mau virar bom, o que é ineficaz e imperfeito, se tornar eficaz e perfeito. 

Então, neste domingo, que será de paz e alegria, invistamos cada vez mais no otimismo, porque com ele na mente, as coisas acontecem mais depressa e melhor. Momentos e mais momentos de felicidade só dependem de nós. E porquê não criá-los?


Um abraçaço!

sábado, 5 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 05.07.25

Se andamos tensos e descontentes, não nos desesperemos. Dentro de nós estão forças mais que suficientes para liquidarmos o nervosismo e o descontentamento e a aflição.

Forças admiráveis, poderosas e eficientes, mas que só agem se forem arrancadas do nosso interior com forte convicção e desejo real de solucionar, compreender e amar.

No momento da indecisão, do problema ou da dor, não permitamos que estes sentimentos se façam  poderosos e nos reduzam a uma condição humilhante de não reação.

Sejamos decididos, nos declaremos fortes e reajamos imediatamente. Assim agindo, e nos colocando sob a Proteção Divina, as nossas forças interiores, amparadas pela nossa crença e pela nossa fé, atenderão de pronto ao nosso chamado.

Uma boa e eficiente estratégia de ação e de motivador otimismo,  é nos sentirmos como os rochedos nas encostas do mar, para os quais, por mais violentas que sejam as ondas, eles as encaram não mais que constantes carícias. Somos mais fortes do que imaginamos!

Que tenhamos um excelente sábado, na expectativa de um domingo ainda mais feliz. Os obstáculos existem para serem superados. E serão, sempre, com a graça de Deus.


Um abraçaço!

sexta-feira, 4 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 04.07.25

Todos conhecemos a célebre frase: "tenho que ver para crer". Uma alusão ao comportamento de Tomé, um dos Apóstolos bíblicos, descontente e reclamando provas, por não haver testemunhado a primeira visita "pós-mortem" do Divino Mestre.

 Tal atitude, criou um símbolo para todos os aprendizes despreocupados das suas obrigações, pois, ocorreu ao discípulo ausente o que acontece a qualquer trabalhador, distante do dever que lhe cabe.

A edificação espiritual, com suas bênçãos de luz, é igualmente, um curso educativo. O aluno matriculado na escola, sem assiduidade às lições, apenas abusa do estabelecimento de ensino que o acolheu, porquanto a simples ficha de entrada não soluciona e nem garante o seu aproveitamento.

Sem o domínio do alfabeto, não alcançará a silabação e sem a posse das palavras, jamais chegará à ciência da frase. E assim, prevalece idêntico processo no aprimoramento do espírito.

O discípulo Tomé, não estava com os amigos quando o Mestre apareceu, mas, logo em seguida, formulou reclamações, criando o tipo de aprendiz suspeitoso e exigente. E nos trabalhos espirituais de aperfeiçoamento, a questão é análoga.

Matrícula-se o companheiro, na escola da vida superior, entretanto, ao invés de consagrar-se ao serviço das lições de cada dia, revela-se apenas mero candidato a vantagens imediatas, pois, em geral, nunca se encontra ao lado dos demais e, logo após, reclama e se desespera.

A lógica, no entanto, jamais abandona o caminho reto. E assim, quem desejar a benção Divina, deve diuturnamente trabalhar para merecê-la. E é consequência, também lógica, o fato de o aprendiz ausente da aula, não poder reclamar benefícios decorrentes da lição. E se a lógica é justa, mais Justo o É, o Criador.

Não percamos tempo e, nesta sexta-feira, preparemos um excelente final de semana, nos exercitando sem cessar na lógica do aprendizado do bem.


Um abraçaço!

quinta-feira, 3 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 03.07.25

Para que nos sintamos bem, que tal nos postarmos de forma positiva pensando assim: estou satisfeito comigo mesmo e com a minha vida. Tenho um estado de paz interior que faz fluir meus bons propósitos, e esse sentimento se expande de acordo com as melhorias que planejo, e de acordo com as respostas que peço da minha vida.

Nunca me ponho triste, porque sou eu quem faço as coisas serem boas ou ruins, procuro defender o meu íntimo, vencer as dificuldades, e quero caminhar todos os dias com equilíbrio e com a certeza de que tudo está bem.

Só espero o que é bom, e não temo o que possa me acontecer porque tudo o que me sucede, mesmo que pareça mal, se converterá em bem pois, não há o mal no meu dicionário. E por pensar assim, com otimismo, olho e sinto o futuro com segurança.

E já decidi! Vou fazer um grande embrulho das tristezas, lamentações e desesperos, e jogá-lo pra longe de mim. E a importante decisão vai mais longe:

"Se sei que carregar lembranças amargas e desânimo é esforço inútil, vou fazer uma revolução em mim, vou criar ideias nobres, vou dilatar minha compreensão e real vontade de progredir e desfrutar de muita paz.

Vou fazer com que o dia de hoje, seja o início de minha faxina interior, com a remoção dos entulhos de negativismo e descrença que ainda possam existir em mim, e isto sou eu quem decido e, portanto, mãos à obra.

Sei do potencial da minha força positiva, e este é o momento de utilizá-la. Sou um valioso filho do Universo Divino, que é Deus, e Ele está comigo, e não devo me sobrecarregar com o que nada vale. E se aprendi a viver o presente, pensando mais adiante, tenho que agir positivamente desde agora".

Não é confortável uma casa limpa e perfumada? Por que não aproveitarmos esta quinta-feira e verificarmos a necessidade de uma boa faxina no nosso interior que é a nossa verdadeira casa?


Um abraçaço!

quarta-feira, 2 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 02.07.25

A saúde é o nosso maior e melhor patrimônio, e precisa ser cuidada vinte e quatro horas por dia. É isso aí, mesmo quando estamos dormindo, pois, sono de qualidade é alimento para o corpo.

Ninguém desconhece que sem a saúde, os maiores tesouros do mundo valem pouco, ou mesmo nada, porque não há como apreciá-los. Debilitar a nossa saúde, ou mesmo perdê-la, por causa de excessos, é algo que, se permitirmos, lamentaremos por toda a vida.

Cuidemos, sim, e muito, do nosso corpo, da aparência e, principalmente, do espírito, dando a nós mesmos a disciplina que nos permitirá uma vida regrada, mas proveitosa. A maioria esmagadora das pessoas não está preparada espiritualmente para encarar com alma limpa as provações das enfermidades do corpo físico.

Sabemos que, mesmo com todo o zelo, muitas moléstias, fogem do nosso controle e nos surpreendem quando menos esperamos, não é assim? Todavia, se elas encontrarem um corpo forte e preparado, a batalha pelo retorno à saúde nos será bastante favorável e a luta não será tão desigual.

Vivemos numa era em que todos querem "qualidade de vida", mas muita gente não percebe que o desregramento e a indisciplina na comida, na bebida, no lazer e até no sono indormido, são os nossos maiores inimigos para uma vida saudável e feliJá paramos para pensar que a nossa vida não pertence somente a nós, e que é também patrimônio das pessoas que amamos e que nos amam? 

Além disso, sabemos que somos morada especial do Criador e que é gratidão justa e atitude perfeita, a manutenção de um corpo sadio para agradar tão importante Inquilino, não é verdade? Pensemos nisso nesta quarta-feira!


Um abraçaço!

terça-feira, 1 de julho de 2025

REFLEXÃO DO DIA 01.07.25

Na hora da pressa, da correria do dia a dia, não podemos deixar de lembrar que Deus está do nosso lado, nos apoiando e nos guiando nos bons e, principalmente, nos momentos de sufoco.

Se estivermos correndo pra pegar o ônibus, o metrô ou mesmo se estivermos no nosso próprio veículo enfrentando as agruras de um trânsito conturbado; 

Se estivermos no intervalo do lanche no trabalho ou na escola, na fila do banco ou do supermercado, ou aguardando a consulta médica que sempre atrasa, nos lembremos de que Deus está conosco.

Se estamos socorrendo um necessitado, ou temos que dar rápida atenção a alguém insistente sobre algum problema ou, em última instância, nós mesmos estamos em um leito de hospital, saibamos que Deus é o nosso Parceiro infalível. 

Ainda que, com a rapidez do relâmpago, deixemos para Ele um espaço aberto em nossa mente. E para isso nem é necessário interromper o que estivermos fazendo. A Ação da Divina Providência não ocupa espaço e tempo.

Contudo, sejamos gratos a Ele, diariamente, a cada amanhecer, pelo maravilhoso dom da vida e, de forma especial, nos momentos de conforto e prazer junto aos familiares e amigos do cotidiano. A gratidão é virtude primorosa!

Com esta terça-feira, continuemos a semana e iniciemos um novo mês, fortalecendo a nossa crença no poder e na bondade do nosso Criador e Pai, que jamais abandona Seus filhos onde quer que seja chamado. Sua presença é sempre garantia de Supremo conforto na dor, e prodigalidade na alegria.


Um abraçaço! 

REFLEXÃO DO DIA 20.08.25

Todos trazemos, dentro de nós um altar, no qual temos entronizado o nosso EU, ao qual, tantas vezes,  rendemos culto com excessiva frequênci...

OS MELHORES PITACOS